Quem inventou o Reiki? Quem criou o Reiki?
A terapia Reiki é muito mais antiga do que qualquer um de nós poderia imaginar. Conforme o tempo passou, a prática evoluiu e se tornou ainda mais eficaz no tratamento dos pacientes. Para entender toda a trajetória desse método terapêutico, entenda melhor quem inventou o Reiki, o que é e como evoluiu até o presente.
O que é a energia do Reiki?
A terapia Reiki segue a crença de uma energia vital capaz de curar as doenças que afetam a nossa saúde. Por meio da energia universal, um terapeuta se torna apto para realinhar os pontos de energia do ser humano. Esse processo acontece com a manipulação e canalização dessa força para pontos estratégicos no corpo do paciente.
O terapeuta direciona a energia com as suas mãos um pouco acima do corpo a ser curado. Assim que consegue fazer a conexão com o universo ele vai impor suas mãos para a energia universal ressoar no paciente. Essa terapia não só é feita com a canalização manual, mas também através dos símbolos que canalizam energia.
Por causa da maneira como ela funciona, os especialistas afirmam que a energia Reiki é senciente e inteligente. Em outras palavras, o universo é uma força com consciência e que busca por equilíbrio. Quando nós usamos esse princípio podemos alcançar harmonia física, mental e espiritual com essa terapia.
A origem do Reiki
De acordo com historiadores, quem criou o Reiki foi o mestre japonês Mikao Usui, em 1922. Os estudiosos afirmam que o termo Reiki possui muitos significados, ainda que estejam todos interligados. Em suma, a palavra significa “força vital”, “energia vital” ou “energia espiritual” dependendo de quem traduz.
Traduzindo separadamente, REI significa algo como “Sabedoria divina”, “algo milagroso”, “espírito”. Por outro lado, KI significa “Consciência”, “sopro da vida” ou “energia vital”. Portanto, o Reiki é uma prática de cura com um princípio vital capaz de influenciar as mudanças orgânicas de um ser vivo.
Essa canalização energética acontece por meio da fluidez de energia atuando sobre os chakras humanos. A seguir nós explicaremos melhor a respeito da descoberta de Mikao na terapia reikiana.
Kiko
Para facilitar uma curta explicação, Kiko é um método de cura que utiliza a força vital do paciente para curá-lo. Ou seja, o método Kiko usa a própria energia da pessoa como ferramenta para curar a saúde dela. O jovem Mikao Usui conheceu essa terapia e logo passou a estudá-la a fim de compreender os seus efeitos.
Entretanto, Mikao percebeu rapidamente que o método Kiko deixava o seu paciente totalmente esgotado. Em vista disso, ele se viu insatisfeito e decidiu estudar outras maneiras de curar as pessoas sem exauri-las. Quem inventou o Reiki entendeu quais as ferramentas certas para tratar alguém sem cansá-lo.
Sendo um pesquisador destemido, Mikao estudou diversas técnicas no meio holístico que trouxessem resultados positivos. Em suas viagens pela Europa Ocidental, China e Japão conseguiu dados valiosos para a construção de algo novo. No ano de 1914 enquanto meditava no Monte Kurama, Mikao teve os primeiros insights que deram origem ao Reiki.
Revelações e versões sobre quem inventou o reiki
Foi Mikao Usui quem inventou o Reiki enquanto praticava Isyu Guo, um treino budista de purificação. Durante 21 dias o mestre reikiano fez meditação, recitou cânticos e orou sob um jejum especial. Se analisarmos essa situação, nós podemos entender melhor o fascínio que tal entrega causa nas pessoas atualmente.
Tanto que algumas versões sobre quem inventou o Reiki e como criou surgem a partir de:
- Revelação mística
Dado o nível de espiritualidade que atribuem a Usui, é dito que o mestre tenha recebido uma revelação mística. Por causa da consciência mais elevada o universo se encarregou de enviar o conhecimento a respeito dessa cura para ele. A respeito dessa versão, nós devemos lembrar que a cultura e percepção japonesas são muito distintas da nossa perspectiva.
- Pesquisas
Sendo a versão mais aceita, o saber dessa cura pelas mãos foi adquirido por meio de estudos e vivências espirituais. Ao longo dos anos, quando compreendeu o mecanismo primário do universo, Mikao foi capaz de mapear como essa energia nos influencia. Certamente não apenas como a influência atua, mas também como usá-la de modo consciente para nos curar.
Discípulos
Sendo quem criou o Reiki, Mikao Usui adquiriu notoriedade e respeito das pessoas com filosofia de vida semelhante. Tanto que, segundo inscrições no seu túmulo, ele ensinou a 2.000 alunos ao longo da sua vida. Todavia, apenas 17 pessoas se tornaram mestres de fato com o terceiro nível de Reiki completo.
Um dos discípulos mais famosos de Mikao foi Churijo Hayashi, um conhecido oficial da Marinha japonesa. Ele, por sua vez, iniciou Hawoyo Takata, mulher responsável por difundir o método no ocidente. Desse modo, o legado do mestre foi mantido e perpetuado por aqueles tocados por seus ensinamentos.
Usui Reiki Ryoho Gakkai
Quem inventou o Reiki não poderia perder a chance de aprimorar a sua técnica e difundir a terapia. Por isso que Mikao Usui fundou o centro Usui Reiki Ryōhō Gakkai após se mudar para o Japão. Também conhecido como Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui, o lugar tem o objetivo de:
- ensinar as pessoas que quisessem aprender e viver o Reiki na prática;
- curar indivíduos por meio do Reiki, tratando dos problemas de saúde que eles apresentassem;
- mostrar a eficácia da terapia, de modo que os participantes e estudantes sirvam como prova dos resultados.
Ainda que Mikao Usui tenha falecido em 1926, a sua sociedade em Tóquio permanece em funcionamento até hoje.
Ramificações
Graças ao criador do Reiki, Mikao Usui, outros tipos de terapia surgiram, como o Reiki Xamânico e Tibetano. Ainda que essas modalidades estivessem em alta, o Reiki essencial do mestre sempre foi importante para ensinar a tradição de modo acessível.
Atualmente o Reiki é utilizado por profissionais em hospitais e clínicas do mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, a técnica é usada frequentemente no Hospital Sírio-Libanês, localizado em São Paulo. Somente em 2017 que o Reiki foi incorporado ao serviço do SUS para tratar os pacientes em hospitais.
Considerações finais sobre quem inventou o Reiki
Mikao Usui foi quem inventou o Reiki, porém não poderia imaginar as mudanças que esse ato faria no mundo. Até hoje a terapia é uma técnica importante utilizada com eficácia em diversos tratamentos. Os próprios pacientes se sentem melhores por terem uma abordagem nada invasiva para cuidarem da saúde.
O conhecimento construído por Mikao não se limita apenas a saúde humana, mas também a qualquer parte de nossas vidas. O Reiki pode ser utilizado também para equilibrar a energia de um lugar, animais e até plantas. Assim, você tem em mãos uma ferramenta capaz de harmonizar a energia da sua vida por completo.
Além de conhecer quem inventou o Reiki, se inscreva em nosso curso online de Reiki para aprender a usar a terapia. Por meio do curso de Reiki você descobrirá como tornar a sua saúde mais fortalecida e como melhorar o ambiente onde vive. Entre em contato conosco para desenvolver o seu autoconhecimento e alcançar mudanças significativas na sua vida.
Deixe um comentário