Como aplicar Reiki: método explicado

Como aplicar Reiki

No artigo de hoje, você vai aprender a como aplicar Reiki e aproveitar os múltiplos benefícios que essa prática oferece. Apesar de ser um método que teve início na década de 1920 no Japão, sua pratica continua mais viva do que nunca.

Em busca de melhorar, aumentar e facilitar o bem-estar físico, emocional e espiritual, cada vez mais pessoas recorrem a esta prática. Em linhas gerais, o reiki é uma terapia holística que pode intervir em qualquer campo da saúde e da psique humana.

Para saber como funciona a aplicação do Reiki e quais são os seus benefícios, continue a leitura!

O que é Reiki

O Reiki tem suas raízes no budismo tibetano, e é considerado um método antigo e simples de cura que envolve o toque das mãos. A palavra que define esta terapia vem do japonês. Rei significa “universal” e ki é o prefixo que representa uma energia vital.

No entanto, existem múltiplos significados em torno da origem desta técnica, uma vez que foi explicada por diferentes teorias e culturas ao longo da história. De modo geral, no Reiki o praticante trabalha com o fluxo de energia do corpo de uma pessoa para melhorar sua saúde física, mental e emocional.

Assim, está disciplina também permite combater o estresse, ajuda a alcançar o bem-estar geral e reduzir a tensão acumulada nos músculos. Além disso, o Reiki tem alguns princípios fundamentais que foram determinados por Mikao Usui, seu criador.

Fundamentos

Segundo os praticantes, os cinco fundamentos do Reiki são essenciais para que o indivíduo consiga alcançar o bem-estar e o equilíbrio. São eles:

  • Não sinta raiva;
  • Não fique preocupado;
  • Seja gentil e respeite a todos;
  • Trabalhe honestamente e dê o seu melhor;
  • Seja grato. (A gratidão é um dos princípios mais importantes desta antiga técnica japonesa.)

Como aplicar Reiki

Para quem deseja aprender a como aplicar o Reiki, não é necessária nenhuma ferramenta ou predisposição particular. Isso porque o Reiki utiliza a capacidade natural de auto cura de cada ser vivo. No entanto, é fundamental que o indivíduo percorra um caminho de estudo que se divide em três níveis.

De início, a aplicação do Reiki é ensinada de acordo com a tradição japonesa. Ou seja, o professor passa o conhecimento para o aluno através da uma sintonização, permitindo que o praticante seja um canal de energia.

Durante a sintonização, que ocorre numa cerimônia de iniciação, o mestre ajuda o aluno a abrir os canais de energia para facilitar o fluxo de energia de cura. Dessa forma, uma vez abertos, esses canais permanecem acessíveis ao praticante pelo resto de sua vida.

Os níveis de Reiki

Vale ressaltar que, para quem deseja se tornar um mestre, é preciso que o aluno estude todos os níveis de Reiki. Pois, são os vários estágios pelos quais um praticante deve progredir para compreender plenamente a teoria e a prática do método. A disciplina tradicional japonesa inclui os níveis 1, 2 e 3, além de mestrado, sendo eles:

  • I: Os praticantes de primeiro nível podem praticar em si mesmos ou em outros através do toque leve.
  • II: Os praticantes de segundo grau podem praticar a cura à distância;
  • III: Os praticantes de terceiro grau ou de nível mestre podem ensinar e iniciar outras pessoas no Reiki.

Em suma, uma vez que essa prática não tem contraindicações, qualquer um pode aprender a como aplicar o Reiki e participar de uma sessão. Vale lembrar que para o Reiki, cada paciente é um mundo no qual possui necessidades e características individuais.

Leia também:  Chakra Laríngeo: o que é, onde fica, como equilibrar

Dessa forma, a depender do estado de cada um, as sessões de aplicação do Reiki evoluem e se desenvolvem conforme a orientação de um profissional.

Benefícios do Reiki

Não podemos deixar de mencionar as vantagens do Reiki para quem o pratica. Embora o Reiki seja considerado uma alternativa à medicina moderna, os benefícios para sua saúde geral em conjunto com os tratamentos atuais podem mudar sua vida.

Sua prática traz sentimentos de paz, relaxamento, segurança e bem-estar que podem fortalecer a imunidade a várias doenças. Além disso, estudos sobre o Reiki mostraram que a prática pode ter efeitos curativos para câncer, dor crônica, infertilidade e condições psicologicamente angustiantes, como ansiedade.

Desse modo, muitos profissionais médicos também recomendam o Reiki para preparar os pacientes no momento de cirurgia ou ajudá-los no processo de cura posterior. A terapia já até faz parte das práticas integrativas do SUS. Dito isto, vejamos a seguir como funciona uma sessão de Reiki.

Como funciona uma sessão de Reiki?

A princípio, uma sessão de Reiki dura por volta de 1 hora e funciona através da imposição das mãos sobre o corpo do indivíduo. No total, sua pratica conta com 12 posições das mãos, que geralmente são colocadas primeiro na cabeça. Depois percorrem todo o corpo e acabam repousando nas solas dos pés.

A energia que flui ao longo de uma sessão de Reiki é canalizada por todo o corpo do indivíduo. Logo, o principal objetivo do profissional é redirecionar a energia existente entre os chacras para obter o equilíbrio adequado para o corpo.

Durante a aplicação de Reiki, algumas pessoas podem sentir um relaxamento profundo, chegando até a adormecer. Por outro lado, existem relatos de pessoas que experimentam sensações de formigamento e mudanças de temperatura. Contudo, uma vez que as energias estão sendo canalizadas durante a aplicação do Reiki, esses tipos de efeitos são normais.

Aplicação de Reiki à distância

À medida que o mundo navega por uma existência mais virtual, o Reiki à distância tornou-se especialmente popular. Embora possa ser benéfico participar fisicamente de sessões pessoalmente para experimentar a prática em um ambiente relaxante, é possível receber e enviar Reiki à distância.

Pois, a ideia por trás do Reiki à distância é a de que a energia não está confinada ao tempo ou espaço, por isso, pode ser enviada de qualquer lugar. Sendo assim, uma pessoa não precisa estar na mesma sala que outra para dar ou receber a energia do Reiki.

As sessões de Reiki à distância podem ser realizadas por telefone ou através de vídeo chamadas. Dessa forma, aprender como aplicar Reiki online pode ser mais barato que os atendimentos presenciais, visto que há uma economia no deslocamento tanto do praticante de Reiki quanto do cliente.

Considerações finais sobre como aplicar o Reiki

Agora que você já sabe como aplicar Reiki, temos um convite especial para você que deseja se tornar um mestre ou aprofundar-se nessa pratica. Se inscreva agora em nosso curso de Reiki 100% online que inclui todos os níveis e obtenha formação completa em Reiki.

Através de aulas remotas, além de ajudá-lo a compreender a história e a origem dessa pratica, você aprenderá a praticar e enviar Reiki de qualquer lugar. Em suma, o nosso curso tem duração de 3 meses, envolvendo aulas teóricas, supervisão e vídeo aulas detalhadas.

Para quem escolher formação completa em todos os níveis, será  possível atuar no mercado de trabalho e realizar atendimentos como um Reikiano. Ademais, durante as aulas online, o curso prepara os alunos para diversas opções de carreira. Além disso, é possível acessar todo o material 24 horas por dia e aprender no seu próprio ritmo. Matricule-se já!

Leia também:  Reiki apométrico: significado e benefícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *