Biografia de Mikao Usui: onde nasceu, viveu e morreu?

história de Mikao Usui

Conheça abaixo a biografia de Mikao Usui, um homem que subiu uma montanha para fazer um retiro de meditação. Seu objetivo era encontrar uma resposta: como praticar a cura do corpo sem corroer a própria energia? Então, quer saber mais? Confira o nosso post e, ao final, temos um convite para você

A Vida de Usui Mikao

Antes de mais nada, Usui Mikao nasceu em 15 de agosto de 1865 na vila de Taniai (agora chamada Miyama cho). A vila fica no condado de Yamagata da Prefeitura de Gifu no Japão.

O Japão estava começando a se abrir em 1865, após um exílio auto imposto que o deixou culturalmente próspero. Embora muito atrás do mundo ocidental tecnológica e militarmente. Kyoto era a capital do Japão. Além disso, permaneceu assim até 1868, quando o advento da Restauração Meiji mudou para Tóquio.

Irmãos de Usui Mikao

Hoje em Miyamo cho, o nome de Usui Mikao está esculpido em um grande portão torii no santuário Amataka perto de onde ficava sua casa.

No entanto, os três irmãos Usui doaram o torii de pedra em abril de 1923. Os irmãos de Usui Mikao, Sanya e Kuniji, cresceram e se tornaram médicos e policiais, respectivamente. Além disso, ele também tinha uma irmã mais velha chamada Tsuru.

Nascimento

Usui Mikao nasceu em uma sociedade baseada em um sistema de classes. Havia a classe privilegiada à qual ele pertencia e havia as pessoas comuns.

Porém, as pessoas comuns não tinham permissão nem para o luxo dos sobrenomes até 1870. Desse modo, a família de Usui Mikao era um samurai hatamoto – um nível alto dentro das fileiras dos samurais.

Além disso, o hatamoto era o guarda pessoal do shogun. Devido às grandes mudanças que estavam acontecendo no Japão a partir da década de 1860, a aula de samurai não era mais necessária.

Ancestralidade

As pedras memoriais afirmam que o famoso samurai, Tsunetane Chiba (1118 a 1201), foi o ancestral de Usui Mikao. Recentemente, Hiroshi Doi notou que isso estava incorreto. E que na verdade era Toshitane Chiba, um famoso senhor da guerra samurai dos anos 1500.

Em 1551 ele conquistou a cidade de Usui e a partir daí todos os membros da família adquiriram esse nome. Se o ancestral era Tsunetane ou Toshitane ou ambos é irrelevante, ambos eram do clã Chiba, assim como Usui Mikao.

Portanto, o clã Chiba já foi uma família de samurai influente no Japão, de acordo com os registros da família Chiba. Além disso, o brasão da família Usui, também conhecido como brasão Chiba, é desenhado como um círculo com um ponto no topo.

O que significa um círculo no topo?

O círculo representa o universo e o ponto (uma representação japonesa de uma estrela) representa a Estrela do Norte. A Estrela do Norte nunca se move enquanto o universo deve se mover ao seu redor. Desse modo, você pode ver esta crista aqui acima à direita de uma foto tirada no túmulo de Usui em Tóquio.

Usui Mikao nasceu budista Tendai e, quando criança, estudou em um mosteiro Tendai, de acordo com pesquisadores recentes.

No Ocidente, acreditava-se que ele havia nascido cristão. Hawayo Takata provavelmente acrescentou esta informação como uma reação ao sentimento anti-japonês na América durante e após a Segunda Guerra Mundial. Por fim, o cristianismo foi realmente proibido no Japão na época em que Usui Mikao nasceu.

Leia também:  Chakra Coronário: o que é, onde fica, como equilibrar?

Artes marciais

De acordo com os ensinamentos de Suzuki san, Usui Mikao começou com a prática de uma arte marcial chamada aiki jutsu aos 12 anos. Ele também estudou uma forma precoce de Daito ryu e ganhou Menkyo Kaiden (a maior licença de proficiência) em armamento e lutando em 1889.

Desde sua juventude, ele superou seus companheiros em trabalho árduo e empenho. Quando ele cresceu, ele visitou a Europa e a América, e estudou na China.

Ele era versátil por natureza e gostava de ler livros. Usui se dedicou a livros de história, livros de medicina, escrituras budistas e escrituras cristãs. Além disso, ele era bem versado em psicologia, taoísmo e até mesmo na arte da adivinhação, encantamento e fisionomia.

Família

Usui Mikao casou-se com Suzuki Sadako e eles tiveram dois filhos, um menino e uma menina chamados Fuji e Toshiko. Fuji (1908 – 1946) passou a lecionar na Universidade de Tóquio e Toshiko viveu uma vida curta, morrendo aos 22 anos em 1935. Portanto, as cinzas da família inteira estão enterradas no túmulo no Templo Saihoji em Tóquio.

Ensinamentos

É impossível oferecer uma data de início dos ensinamentos de Usui Mikao. Ele tinha 35 anos na virada do século. E, como afirmam os alunos de Suzuki san (que afirmam ter visto seu certificado Menkyo Kaiden), era proficiente em artes marciais desde os 20 anos.

Suzuki san tinha estado ciente de Usui Mikao toda a sua vida, pois ela era prima de sua esposa. O seu treinamento formal com ele começou em 1915, quando ela tinha 20 anos, e seu relacionamento com ele continuou, em uma base menos formal, até sua morte em 1926.

Entende-se que Suzuki san e os outros 11 alunos vivos preservaram uma coleção de papéis, incluindo os preceitos, waka, meditações e ensinamentos. Em um artigo traduzido de 1928, um aluno de Chujiro Hayashi afirma que o sistema nasceu ‘décadas atrás’.

Por essas razões, acredita-se que os ensinamentos de Usui Mikao começaram muito antes de 1922. Quando o Usui Reiki Ryoho Gakkai afirma ter sido criado.

Mantras, Meditações e Símbolos

Os alunos de Suzuki san dizem que Usui Mikao inicialmente deu mantras aos alunos como um dispositivo para acessar elementos específicos de energia.

Desta maneira, como cada indivíduo aprende de sua maneira única, apenas um dispositivo era impraticável para servir a toda a humanidade. Além disso, as meditações integraram os ensinamentos.

Meditação

Uma vez que o Usui Reiki Ryoho Gakkai foi formado, os ensinamentos tornaram-se mais formalizados. Por consequência, a posição das mãos foi ensinada para aqueles que achavam difícil trabalhar intuitivamente.

A introdução de símbolos foi útil para aqueles cujas experiências com o trabalho espiritual tinham limites ou para aqueles que tinham dificuldade em sentir a energia. Desse modo, seus mantras, meditações e símbolos juntos são praticados, pois todos focam em trabalhar com a mesma energia.

Considerações finais sobre a biografia de Mikao Usui

Usui Mikao morreu de derrame com 62 anos em 1926. De maneira certa, este grande homem nos deixou riquíssimos ensinamentos para cultivo e disciplina do uso cotidiano.

Por fim, esperamos que você tenha gostado de ler um pouco sobre a biografia de Mikao Usui. Venha conhecer o nosso curso online de Reiki e transforme a sua vida com valiosos conteúdos de qualidade que separamos especialmente para você. Então, não perca tempo!

Leia também:  Princípios do Reiki: os 5 fundamentos do Reiki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *