Surya Namaskar: o que é esta saudação ao Sol?

namaskar

Antes de mais nada, o reiki é uma terapia oriental com origem no Japão. Através do poder da imposição das mãos. E a utilização da energia do ser humano liberada por elas tem poder de cura física, mental e espiritual. Para isso são utilizados alguns sinais do Reiki. Sendo assim, um de seus principais símbolos é o Surya Namaskar, o qual se caracteriza por uma sequência de doze posturas relacionadas ao sol.

Essa saudação ao sol representa o elemento que é a fonte da vida, o cerne do calor da alma. Tanto no Reiki como no Yoga, há interpretações complementares. Leia esse post até o fim e surpreenda-se!

O símbolo Surya Namaskar

A prática da Surya Namaskar deixará as pernas tonificadas e leves, devido a ativação ou notável melhora da circulação sanguínea. Como consequência tem-se a concentração e a capacidade mental individual melhoradas.

Numa tradução popular, ele significa saudação ao Sol. Mas ela compreende muito mais que uma oração, trata-se de uma manifestação corpórea feita para superar o físico, indo ao despertar do nosso Sol interno, nossa luz interior.

Por fim, a posição que o caracteriza é parecida a uma ponte, tendo as palmas das mãos espalmadas ao chão, com costas eretas, pernas esticadas e os dedos dos pés servindo de apoio sobre o chão.

O significado do Surya Namaskar

A palavra Surya é utilizada para dar nome a muitas pessoas, sobretudo, ligadas à religião Hindu. Seu significado está associado ao Sol, e ao Deus do Sol. Desta forma está ligado ao supremo, à luz suprema.

Noutro ponto, a palavra Namaskar está lastreada à palavra Namastê, cuja origem está na língua antiga, do sul da Ásia, com seu significado literal tido como o ato de curvar-se diante do divino, diante do supremo.

Em suma, acredita-se que o ato de curvar-se diante do sol é o mesmo que reconhecer a supremacia da luz que origina a vida, em toda a sua plenitude material e espiritual. Ou seja, é reconhecer a luz da alma e o infinito divino.

O símbolo sagrado no Reiki

Como dito anteriormente, esse símbolo tem um poder de cura muito forte, ele é capaz de operar transformações profundas. Auxilia no crescimento espiritual e no fortalecimento da vida.

Dentro da prática Reiki, o Surya Namaskar compreende a prática de doze movimentos posturais durante a oração matinal japonesa de Satya Reiki, ao passo que se respira profundamente a energia do sol.

No entanto, a prática dessas doze poses é complexa e bastante delicada para enfermos, idosos e pessoas fracas. Sendo assim, para estes, a prática contemplativa ao sol já é o suficiente para se obter resultados positivos.

O símbolo sagrado no Yoga

Esta é uma das sequências mais famosas no yoga. Tem o objetivo de saudar o iluminado, o supremo da energia universal que move tudo; não somente a luz astral externa, mas a luz em nosso interior.

É um antídoto muito poderoso para o estresse, ansiedade, angústias e demais sentimentos correlatos. Ele auxilia na manutenção do equilíbrio da mente e purificação no processo de energização de todo o corpo e mente.

Neste viés, passa por um processo de aquecimento, exercício de respiração, meditação, alongamento e, por fim, as posturas relacionadas ao Surya Namaskar.

Para quem ele é indicado?

Como já fora dito anteriormente, há algumas limitações para a prática da saudação ao sol, porém, de acordo com cada situação, há sempre alternativas. O fato é: não deixe para lá esse exercício transformador!

Leia também:  Quartzo Amarelo: significado e energia

Para os idosos, pessoas muito fracas ou portadoras de deficiências limitantes, há a possibilidade contemplativa do sol, valendo-se de todos os benefícios medicinais e cientificamente comprovados.

Enfim, para os demais, há uma série de posturas que os levará a condução plena da energia solar ao chakra coronário através das palmas das mãos e a possibilidade de sentir sua cabeça sendo carregada por ela.

Realizando a técnica passo-a-passo

Voltado para o Sol

A princípio, olhe para o sol por alguns segundos, apenas quando ele estiver nascendo. Combine à oração da manhã e respiração consciente da energia solar e sua fluência através dos chakras, sem muitos movimentos físicos.

Postura

Além disso, coloque-se em um espaço aberto, amplo, com os pés nus, em contato com o chão, de maneira que fiquem um pouco separados. Posicione as mãos unidas, à altura do coração, e esteja de frente para o Sol.

Ação de Graças

Em seguida, faça movimentos de agradecimento ao Sol. Opte por inclinar-se duas vezes, de maneira equilibrada, consciente, leve e sincera, expondo a Deus e à existência a gratidão inequívoca por sua existência.

Purificação

Nesse sentido, remova a negatividade em seu entorno energético, chocando as palmas de suas mãos, uma contra a outra, de maneira firme e em paz, permitindo apenas a notoriedade para sua mente se concentrar em profundidade.

Canto de orações

Agora, com a pronúncia de mantras em forma de canto, utilize-se desta técnica de forma abundante. Isso te permitirá limpar a mente, criar uma atmosfera muito positiva e concentrar-se de maneira profunda.

Posicionamento

Dobre os joelhos, posicione as mãos espalmadas com as suas faces direcionadas ao Sol, mantendo-as voltadas a ele por algum tempo. Abra-se e permita-se. Perceba todas as sensações e retornos deste ato.

Focalização

Mantenha a posição, olhe por, no máximo, oito segundos ao Sol nascente e feche os olhos. Você terá uma réplica de brilho intenso e piscante em frente ao seu terceiro olho. Desfrute essa sensação por um tempo.

Inspire profundamente

Permita que suas mãos se dobrem, de maneira espontânea, com as palmas viradas, em direção a sua cabeça. Contudo, sem que haja contato, perpetuando a sensação energética gerada.

Então evidencie a energia do Sol através de seu Chakra Coronário. Continue inspirando e expirando lenta e profundamente, movendo as mãos espalmadas para baixo, atraindo energia para os Chakras da Garganta, Coração e Plexo Solar.

Faça uma pausa em cada posição e sinta energia fluir em cada uma delas. Note as cores do arco-íris antes de desaparecer cada bola luminosa. Para concluir, repita o mantra “Kamnagara-Tamachi-Haemase” e curve-se ao Sol, em agradecimento.

Considerações Finais

Além de unir seu corpo, mente e alma, o símbolo sagrado também cuidará de sua saúde física e mental. Para isso é só seguir os métodos citados anteriormente e ser feliz!

O Surya Namaskar é o símbolo sagrado que nos aproxima de Deus. Que, através do Sol, nos direciona para o sagrado, o supremo, a luz de nossa alma e ao equilíbrio que re-energiza os nossos chakras e nos direciona à cura.

Portanto, torne-se um profissional de destaque e ajude as pessoas a prosperar através da prática do Reiki e do Surya Namaskar. Isso irá te levar a uma realização sem precedentes. Por isso, inscreva-se em nosso curso de Reiki 100% online e torne-se um mestre, um profissional certificado. Você vai transformar a sua vida através do poder do reiki!

Leia também:  Pedras de Reiki: o que são, como aplicar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *