Catolico pode fazer Reiki? Entenda as semelhanças

reiki e catolicismo

Uma das práticas que mais está se espalhando no ocidente é o Reiki. Esta corrente pertence às chamadas “disciplinas da Nova Era” e penetrou com grande força na sociedade atual. Portanto, hoje vamos saber melhor o que é a prática de Reiki e o que tem em comum com o catolicismo. E por assim dizer, se o catolico pode fazer Reiki

O que é Reiki

Antes de saber se o catolico pode fazer Reiki, vamos entender o que significa a palavra Reiki. O trecho “rei”, significa energia universal, enquanto “ki”, significa a energia que flui de todo ser vivo. Já a palavra Reiki vem de rake (ancinho ou rastelo) em inglês, Rakey é o solo arado.

Origens do Reiki

Reiki é uma técnica de cura, inventada no Japão no final de 1800 por Mikao Usui, que estudava textos budistas. De acordo com o ensino de Reiki, a doença acontece por algum tipo de interrupção ou desequilíbrio na “energia vital” de uma pessoa.

Portanto, um praticante de Reiki efetua a cura colocando as mãos em certas posições no corpo do paciente. Podemos dizer que o Reiki é uma prática esotérica. E quando falamos esotérico, quero dizer que é uma prática baseada em saberes sobrenaturais. Ou aquilo que está oculto para poucos iniciados.

Reiki como meio natural de cura

Embora os proponentes do Reiki concordam que o Reiki não representa uma religião própria, ele tem vários aspectos de uma religião. Além disso, é uma técnica que pode ser utilizada por pessoas de muitas tradições religiosas,

O Reiki é descrito como um tipo de cura “espiritual”, em oposição aos processos médicos comuns de cura por meios físicos. Sendo assim, a energia da força vital é descrita como sendo dirigida por Deus, o “Superior Inteligência ”ou a“ consciência divina ”.

Da mesma forma, as várias “sintonizações” que o praticante de Reiki recebe de um Mestre de Reiki são praticadas por meio de “cerimônias sagradas”. Que envolvem a manifestação e a contemplação de certos “símbolos sagrados” (mantidos em segredo pelos Mestres de Reiki).

Entenda porque o Católico não pode praticar Reiki

Como a Igreja Católica acredita num Deus soberano e autônomo, o panteísmo – que é a filosofia base do Reiki – seria condenado por ela. Pois o panteísmo diz que tudo é deus e que deus está fluindo em todos os seres vivos em forma de energia. Portanto, isso seria o contrário do que prega a fé Católica, na qual diz ter uma separação entre Deus e as criaturas.

Semelhanças entre Reiki e o catolicismo

Mesmo que se digam distintos um do outro, na verdade, há um ponto de encontro entre o reiki e o catolicismo, os dois no que diz respeito buscam a cura pela graça. Conhecida como energia universal da vida e na qual também existe na prática de Reiki.

Porém no Reiki, a cura pela graça é administrada de forma individual e o mesmo se diz não ser uma fonte de cura, mas um meio para tal.

O conceito cristão é uma cura conquistada por meio da oração ou por imposição sacramental, a qual podemos remeter ao ministério de Jesus Cristo. Ao conferir muitas curas físicas com a imposição das mãos e a unção com óleo, se pede a cura pelo Espírito Santo.

Reiki Católico

Em março de 2009, o Comitê para a Doutrina Episcopal Católica dos Estados Unidos, emitiu um decreto (Orientações para Avaliação do Reiki enquanto Terapia Alternativa). Ele proibia a prática do Reiki por católicos, pois o Reiki se usava até então, em alguns centros de retiro e hospitais católicos.

Leia também:  Sei He Ki: significado em reiki

A conclusão do decreto, afirma que a terapia do Reiki não tem como base os ensinamentos católicos, assim como não tem evidências científicas. Então, seria inapropriado as instituições católicas usarem essas técnicas, bem como em unidades de saúde ou por representantes da igreja.

Está gostando do nosso post? Então, comente abaixo o que você está achando. E continue lendo para saber mais sobre esse assunto.

Tem uma base lógica e científica para o Reiki?

Nenhuma base científica confiável pode ser identificada nesta terapia. Alguns pesquisadores sugerem que pode haver um efeito através das glândulas endócrinas, estimulado pelos chakras (centros de energia).

No entanto, outros sugerem que as endorfinas podem estar envolvidas. Isso pode, entretanto, ser apenas especulativo: nenhuma evidência foi produzida para essas teorias.

Por causa da natureza espiritual do Reiki, tem havido pouca investigação científica. Os manuais de Reiki enfatizam o relaxamento e a redução do estresse, em vez da cura física. Por isso, torna a avaliação científica difícil.

É seguro a prática de Reiki?

A natureza desta terapia não sugere a probabilidade de quaisquer perigos médicos específicos. Os pesquisadores médicos não encontraram nenhuma preocupação significativa com a segurança.

No entanto, se um elemento hipnótico estiver envolvido, isso pode trazer perigos associados. Como consciência alterada e problemas posteriores de personalidade.

Como o Reiki pode me ajudar

O Reiki pode ajudá-lo, em primeiro lugar, a se sentir mais calmo e, em seguida, a resolver o problema básico que cria o nervosismo. Talvez seja uma lembrança antiga de que você não era integrante de grupos sociais na escola. Ou que você sempre estava na sala do diretor para responder algumas questões.

O Reiki pode ajudá-lo a se libertar de traumas passados ou de quaisquer crenças limitantes que estejam em seu caminho de uma maneira eficaz, porém gentil.

Na verdade, podemos até definir um “cronômetro avançado” para o Reiki para entrar. Assim como faria com uma máquina automatizada de tempo (como um difusor de aromaterapia ou alimentador automático para animais de estimação). De modo que o Reiki possa liberar alguma energia boa para você e para a sala durante a entrevista.

Considerações finais sobre se o catolico pode fazer reiki

Para os cristãos, o acesso à cura divina é por meio da oração a Cristo como Senhor e Salvador. Embora a essência do Reiki não seja uma oração, mas uma técnica passada do ‘mestre de Reiki’ para o aluno, podemos afirmar que é uma técnica. Que, uma vez dominada, produzirá com segurança os resultados esperados.

Espero que tenhamos tirado sua dúvida sobre se o catolico pode fazer Reiki. Venha fazer parte do nosso curso online de Reiki. Domine suas energias e vibrações e tenha uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *