O que significa Holístico: significado e tipos de terapias

significado de holístico

É comum para algumas pessoas ligar um processo terapêutico apenas a tratamentos comuns. Porém, a cura do corpo humano não segue somente uma linha de pensamento científica ou não. Para explicar melhor, hoje nós vamos entender o que significa holístico e quais os seus tipos de terapia.

Significado de holístico

Holístico significa “tendência do universo em juntar partes separadas para formar um todo”. Ou seja, é uma ação para que um ser vivo se reintegre a fim de se tornar uma unidade completa. No que diz respeito a uma terapia, é curar tanto o corpo, quanto a mente e alma do paciente.

Nos dicionários da língua portuguesa o termo formal para holístico é “holismo”. A sua ideia é antiga, visto que está ligada as percepções filosóficas da evolução do pensamento humano. Holismo vem do grego holos, que significa “todo” ou “inteiro”.

A metodologia disso faz parte da filosofia e ciência dos orientais há váris anos. Tanto que a medicina local deu origem a diversas terapias com base nessa ideia. Embora seja recente entre os ocidentais, as práticas holísticas vêm ganhado cada vez mais espaço por aqui.

Um meio de compreender o mundo

Mesmo que faça parte da filosofia e ciência, os especialistas não consideram holístico nem uma linha de pensamento, nem outra. Assim como também não é uma religião ou disciplina mística que alguns tentam afirmar. Em suma, ele é uma percepção de mundo com o intuito de fazer as pessoas alcançarem a sua unidade.

Para tanto é preciso que as pessoas transformem a sua compreensão a respeito da realidade. No holismo nós podemos transitar entre arte, ciência, filosofia e espiritismo. Por meio disso, nós lidamos melhor com os desafios da vida.

Com a ajuda do holismo as pessoas podem entender e viver no mundo com a sua verdade e aceitando também que há outros sistemas de pensamento, como a religião e o misticismo. Contudo, a holística não mescla esses sistemas, apenas constrói pontes entre diversos campos de pensamento.

Características

Segundo muitos mestres do holismo, ver as características do holístico não é algo difícil. As pessoas com esse pensamento possuem uma ideia muito particular a respeito da vida. Tanto que as maiores características dessa linha de pensamento são:

Unidade

Em todos nós há a representação do todo, sendo esse algo maior do que a ideia de soma das partes.

Não é melhor do que ninguém

Pessoas com essa visão entendem que sua ideia não é única ou superior as outras ideologias ou escolas de pensamento. Se essa percepção fosse verdade, o holismo teria a mesma ilusão de grandeza da política ou religião.

Pensamento ecológico

De acordo com o holismo, o ser humano e a natureza não são coisas separadas. Logo, quando uma pessoa agride o meio ambiente ou a natureza ela está agredindo ela mesma.

Resistência aos padrões ilegais da humanidade

A visão holística possui afinidades com o feminismo e lutas pela liberdade das etnias. Essa visão não aceita qualquer padrão ligado ao poder, controle, sexismo ou racismo.

Tipos de terapeutas holísticos

Um terapeuta holístico pode exercer diversas atividades com um atendimento personalizado para amenizar as queixas do público. Por meio dele, uma pessoa consegue auxílio para aprender novas práticas a fim de tratar os males da saúde. A terapia holística nos ensina a olhar para o interior a fim de trabalhar com a energia universal.

Leia também:  Chakra da garganta: sintomas e como desbloquear

Por isso que há diversas terapias alternativas, como por exemplo:

  • Reiki, a canalização de energia através das mãos.
  • Fitoterapia, sendo ela a cura com ajuda das plantas
  • Aromaterapia, que combate males da saúde por meio dos óleos essenciais.
  • Meditação, ajudando a melhora o foco e relaxar.
  • Yoga, um exercício para mudar a respiração, postura e fluxo de energia no corpo.
  • Homeopatia, usando extratos vegetais e animais para melhorar a saúde.
  • Cromoterapia, terapia das cores para equilíbrio da energia.
  • Barras de access, terapia corporal para mudar pensamentos, comportamentos e crenças negativas.
  • Massoterapia, massagem para estimular a circulação e outras funções do corpo.

Versatilidade

O conhecimento holístico é bastante versátil, portanto se aplica a diversas áreas. Quando um indivíduo muda a sua visão a respeito do mundo, ele começa a encontrar oportunidades de crescimento.

Com a ajuda do holismo nós podemos entender os conceitos de saúde e doença de novas maneiras. Além disso, é possível para que as pessoas entendam melhor como funciona o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, por exemplo, uma escola pode ajudar os alunos a tirar o bloqueio do seu potencial de modo criativo e personalizado.

O despertar da consciência

Com a ajuda do conhecimento holístico nós podemos ultrapassar os nossos limites ao despertarmos nossa consciência. Para tanto, é preciso descobrir e superar as próprias limitações. Além disso, ao ampliar a consciência, nós percebemos o quanto podemos ser pessoas importantes na vida.

Na prática, esse entendimento é visto na inovação dos negócios ou, por exemplo, nas possibilidades de crescimento. De acordo com mestres holísticos, pessoas com consciência ampliada são criativas, mesmo que tenha problemas. Ademais, os relacionamentos dessas pessoas são saudáveis, tem prazer e respeito.

Por fim, a consciência holística permite que uma pessoa respeite a vida por meio da arte. Ou seja, essa pessoa vai se tornar mais sensível ao que é belo e único na vida.

Curso de terapia holística

Você pode aprofundar o seu saber por meio de um curso de terapia holística. Com certeza você vai encontrar uma área de atuação que corresponda aos seus desejos de crescimento pessoal.

Vale frisar que existe uma solicitação no MEC com o intuito de reconhecer o curso técnico em terapia holística. Porém, até o momento da publicação deste artigo o pedido ainda não foi aprovado.

Mas não significa que essa área não possa ser certificada, visto que os terapeutas holísticos recebem registros legais. O órgão responsável por essa concessão é o Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística, o CRT. Além disso, os profissionais formados podem se credenciar de modo formal na ABRATH.

Considerações finais sobre holístico

Com o conhecimento holístico nós aumentamos as possibilidades de crescimento em nossas vidas. Além de celebrar a própria vida, nós compreendemos o valor de nossas ações e potenciais para o futuro. Logo, não só podemos mudar as nossas vidas, como também a vida de outras pessoas.

O mercado da terapia holística continua em crescimento e é uma excelente aposta para investir. A humanidade precisa de pessoas capazes de guiar e ajudar a superar desafios. Sendo um terapeuta holístico, você estará mais do que capacitado para essa tarefa.

Sendo assim, nós convidamos você para se inscrever em nosso curso online de Reiki, o melhor do mercado. O nosso curso vai te ajudar na melhoria de vida para que desenvolva o seu autoconhecimento e potencial interno. Se torne um terapeuta holístico e comece a transformar a sua vida.

Leia também:  Era de Aquário: o que é, datas, ensinamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *