Oração de agradecimento: o que é e como fazer

orar em agradecimento

Entender as razões pelas quais você deve ser grato, com certeza te fará alguém mais feliz. Com essa percepção é possível entender o seu crescimento como ser humano e quais metas alcançou na vida. Em vista disso, hoje nós entenderemos o que é uma oração de agradecimento e como fazê-la.

O que é uma oração de agradecimento?

A oração de agradecimento é um reconhecimento das ações de uma pessoa que te beneficiaram. Em outras palavras, é admitir com respeito que algumas coisas boas da sua vida aconteceram por causa de terceiros. Já que o mundo é uma grande comunidade, devemos honrar quem nos apoiou no passado.

Portanto, orar em agradecimento é um ato respeitoso, demonstrando a importância dos nossos benfeitores. Por meio da oração nós afirmamos para o universo como existem pessoas que espalham a felicidade. Em outras palavras, quando somos gratos nós desejamos que essas pessoas também sejam recompensadas.

A oração como ponte

Segundo alguns mestres budistas, orar deve ser uma parte importante do nosso cotidiano. Portanto, quando nós fazemos a oração do agradecimento fica mais fácil nos conectarmos à vida. Não só com o nosso próprio espírito, mas também com outras pessoas e a representação do divino.

Orar em agradecimento é uma maneira de você se dispor a criar uma corrente do bem. Talvez haja outra pessoa que precise de algum apoio e você consiga transformar o dia dela. Vale frisar que uma oração não é feita apenas com palavras, mas também com sentimentos genuínos e atitudes nobres.

A oração é uma meditação

Muitas pessoas interpretam a oração de agradecimento como sendo uma meditação. Enquanto nós oramos ou meditamos nos tornamos indivíduos melhores por reconhecermos o valor dos outros. Além de reconhecer a ação de quem te fez bem, você também aprende como melhorar as suas atitudes.

Todos nós estamos em um processo permanente de mudança e crescimento pessoal. Para tanto as pessoas precisam olhar para dentro e descobrir suas fraquezas, necessidades e qualidades e nós, certamente, devemos uma parte importante desse crescimento a quem sempre nos apoia.

Desse modo, a oração do agradecimento tem o intuito de mostrar que estamos evoluindo. Ou seja, assim que demonstramos agradecimento por meio da meditação entramos em contato com a nossa essência. Portanto, com a ajuda desse pensamento nós nos relacionamentos melhor com as pessoas e o mundo ao redor.

O valor da verdade

Assim que começam uma oração de agradecimento muitas pessoas ficam apegadas aos detalhes. Por exemplo, seguem uma duração à risca, usam palavras longas e difíceis ou fórmulas prontas. Contudo, para fazer uma oração verdadeira você precisa ser honesto com as suas palavras e intenções.

Outro equívoco bastante comum acontece quando o indivíduo ora com o intuito de ganhar admiração alheia. Se o orar em agradecimento é somente para chamar atenção, a atitude perde o seu valor, porque o indivíduo está priorizando a si mesmo em vez de valorizar a ação de quem o ajudou.

Além de abertos, nós devemos ser sinceros com nossos sentimentos e pensamentos enquanto oramos. Por meio da verdade e naturalidade da nossa oração nós podemos alcançar nossos verdadeiros sentimentos. Portanto, essa é a maneira mais adequada que uma pessoa tem de honrar quem a ajudou.

Qual o seu objetivo?

Ainda que a oração de agradecimento seja feita para outra pessoa, ela deve impactar o orador positivamente. Esse é um momento de reflexão, silêncio e vulnerabilidade onde nós encaramos a nossa existência. Muitas pessoas talvez se sintam desconfortáveis em ter essa experiência de autorreflexão.

Leia também:  Karuna Reiki: o que é, significado e benefícios

Todavia, é importante você ter um propósito definido enquanto faz a sua oração. Além de agradecer quem lhe fez algum bem, experimente também:

Entender seus sentimentos

Para que possamos ser mais felizes é necessário sentir a si e ao mundo sem medo. Entender os seus sentimentos envolve descobrir o que te deixa triste, com raiva e alegria. Busque ter mais empatia e ser solidário com os seus sentimentos e com das outras pessoas.

Reconhecer as suas falhas

Por meio do autoconhecimento todos nós aprendemos a ser pessoas melhores. Essa importante ferramenta de crescimento é necessária para transformamos as nossas falhas em atitudes produtivas. Não tenha medo de rever os seus erros com medo de se julgar.

Benefícios da oração

Mesmo que seja dedicada para outra pessoa, a oração de agradecimento pode beneficiar o seu corpo e mente. Os maiores benefícios de orar são:

Conexão com a espiritualidade

Quando uma pessoa ora em agradecimento com regularidade ela se torna mais inspirada. Além de receber mais insights, esse indivíduo percebe melhor a sua realidade espiritual.

Melhora da mentalidade

Orar com gratidão ajuda uma pessoa a pensar melhor nas suas ideias e sentir motivação. Meditar ou orar torna a mente de uma pessoa mais saudável.

Aumento da concentração

Quando uma pessoa ora ela precisa de atenção e foco em relação aos seus pensamentos e emoções. Sendo esse um hábito constante na vida do orador, a pessoa desenvolve uma concentração e capacidade de foco.

Recuperação do corpo

Orar ou meditar com frequência ajuda um indivíduo a se recuperar com rapidez. Segundo pesquisadores da saúde, orar fortalece as defesas do corpo e ajuda na cura de algumas doenças.

Como fazer a oração de agradecimento?

Você jamais deve acreditar que há segredo sobre como fazer oração de agradecimento. Orar é algo pessoal e você guia a sua oração a partir das suas próprias intenções.

Para começar, é preciso que você esteja em um lugar calmo e sem perturbação. Pense no bem que te fizeram, como essa ação melhorou a sua vida e te permitiu ser feliz. De coração aberto, imagine quem te ajudou sendo retribuído de alguma forma na vida. Tente visualizar essa pessoa em sua mente e agradeça pela existência dela na sua vida.

As palavras que você dirá devem ser espontâneas, sinceras e diretas ao que você sente. Caso queira, você pode ler algum texto que te inspire e traduza parte do seu agradecimento. Comunique-se com o seu coração e ele responderá com as palavras que você procura.

Considerações finais sobre oração de agradecimento

A oração de agradecimento é uma declaração de amor e respeito para quem nos ajudou. Nem sempre é fácil pedir ajuda, mas, com certeza, é maravilhoso perceber que alguém nos apoia. Retribuir parte desse carinho com uma oração é uma maneira de evoluir como um ser humano.

O poder da gratidão nos torna indivíduos mais amorosos, humildes e leais com a bondade no mundo. Caso você tenha sido ajudado em algum momento difícil, tente retribuir ajudando outras pessoas. Sem dúvida que manter essa corrente do bem girando transformará o mundo de algumas pessoas.

Para que você transforme o seu mundo adquira o nosso curso online de Reiki. Além de desenvolver o seu autoconhecimento, as aulas te ajudarão a desbloquear o seu potencial interno e revelar oportunidades de crescimento. Fazer uma oração de agradecimento usando os conhecimentos do Reiki pode transformar a sua vida.

Leia também:  Cursos de Reiki Certificados: qual escolher?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *