Reiki no tratamento da dor: como pode ajudar?
Cada vez mais, as pessoas estão sendo acometidas por fortes dores em seus corpos. Contudo, o Reiki no tratamento da dor tem ajudado muitas delas a se recuperarem e alcançar uma qualidade de vida melhor. Vamos entender como o Reiki pode ajudar uma pessoa que sente dor e quais mudanças ele proporciona.
Complemento que faz diferença
A terapia Reiki no tratamento da dor tem se mostrado eficaz para tratar pacientes com dores físicas. Essa terapia integrativa, quando usada simultaneamente com tratamentos médicos, é capaz de melhorar os resultados obtidos inicialmente nas consultas. Assim, o paciente consegue sentir alívio e uma grande melhora na sua qualidade de vida.
Segundo a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), o Reiki pode ser utilizado como tratamento auxiliar em pacientes com dores crônicas. Tanto que há recomendação oficial para que a terapia esteja acessível as pessoas nos sistemas de saúde mundiais. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza a terapia reikiana tanto no atendimento dos pacientes, quanto da própria equipe médica.
Benefícios
O Reiki no tratamento da dor tem se mostrado cada vez mais eficaz para auxiliar pacientes com problemas de saúde. Por isso que uma pesquisa intitulada como “Benefits of Reiki in Older Individuals With Chronic Pain”, constatou os benefícios de cinco sessões de Reiki, observando:
- diminuição das queixas dos pacientes em relação à dor;
- relaxamento muscular, do corpo e da mente;
- equilíbrio das funções motoras, emocionais e psicológicas;
- melhora da ansiedade envolvendo dores crônicas.
Avaliação
Quando tratar a dor com Reiki, a pessoa deve ter em mente que a terapia não faz promessas ou mesmo milagres. Tanto o paciente, quanto o terapeuta são responsáveis pelos resultados, de modo que não basta o profissional apenas colocar as mãos sobre o outro. A princípio, deve haver uma avaliação integral do paciente por parte do profissional, sendo ela física e energética.
O terapeuta observará o status do Byosen do cliente para entender em quais pontos há variação de temperatura. Por exemplo, inflamações costumam deixar a área afetada no corpo do paciente mais quente. Quem possui dores crônicas sente mais frio, pois a energia do corpo acaba estagnada sem qualquer fluidez.
Após o paciente ser avaliado fisicamente, mentalmente e emocionalmente, o Reiki para tratar a dor é iniciado. Embora, cada pessoa reaja de modo diferente nas sessões, os benefícios do tratamento são observados individualmente. Por causa disso, que cada indivíduo precisa de um tratamento e tempo de recuperação próprios ao se adequar com os efeitos terapêuticos.
Quantas sessões são necessárias para se sentir melhor?
Pacientes com dores crônicas recebem uma indicação de 4 a 10 sessões de Reiki para tratar a dor. Certamente haverá uma melhora em relação a sensibilidade do indivíduo logo que o tratamento começar. Paralelo a esse ganho, pessoas depressivas ou com pensamentos incapacitantes também sentirão uma melhora em relação à saúde mental.
Contudo, os envolvidos não devem se limitar a um número prévio de sessões no tratamento da dor. É preciso considerar que cada paciente é único e, portanto, os cuidados devem ser também. Ou seja, o indivíduo pode melhorar em apenas 3 sessões enquanto outro pode precisar de 7.
Contanto que a aplicação seja constante, os resultados são garantidos.
O fluxo da dor
De acordo com especialistas, a dor pode ser entendida como um acúmulo que interrompe o fluxo de energia no paciente. O Reiki no tratamento da dor é usado com o intuito de harmonizar a mente com o homem retomando esse fluxo. Em outras palavras, a terapia retira os bloqueios no corpo do indivíduo para que a sua energia circule normalmente.
Por meio da verificação do fluxo energético nas articulações, o acúmulo energético pode ser desfeito. Assim que a energia fluir para cima e para baixo, como deve ser a dor no indivíduo, deixa de ser represada. Logo, a dor que ele sente, além de outros desconfortos, serão amenizados.
O Reiki e a fibromialgia
Segundo os médicos, a fibromialgia é uma doença incapacitante e crônica que causa dores musculares, sono perturbado e fadiga. Por causa da dor e do cansaço excessivo os pacientes não podem fazer atividades muito vigorosas. O tratamento convencional consiste em analgésicos e relaxantes musculares para amenizar os sintomas, mas nem sempre funcionam como esperado.
Em vista disso, os pacientes com fibromialgia têm recorrido cada vez mais a tratamentos alternativos para aplacar a dor. Logo, o Reiki no tratamento da dor, além de acupuntura e meditação é o principal complemento ao tratamento tradicional.
Especialmente o Reiki, já que além de tratar a dor física do paciente, proporciona equilíbrio energético e cuidados emocionais.
Como nós dissemos anteriormente, o terapeuta identificará quais são as zonas do corpo onde há déficit de energia. Feito isso, o trabalho vai harmonizar os pontos energéticos que estão em desequilíbrio no paciente. A dor como principal sintoma da fibromialgia será amenizada com o Reiki, dando mais qualidade de vida para o paciente.
O Reiki é um tratamento à parte
Por mais eficaz que seja, o Reiki não tem o intuito de competir com tratamentos convencionais, como algumas pessoas acreditam. Um dos maiores princípios da terapia é a ideia de somar práticas que melhorem a saúde dos pacientes. Mesmo assim, para que o Reiki no tratamento da dor seja bem utilizado, nós devemos ressaltar que:
É uma terapia integrativa
Dito de outro modo, o Reiki se trata de uma terapia complementar, não substituindo o atendimento médico convencional. Ou seja, se um paciente sofre com dores crônicas o tratamento feito por um médico deve ser continuado. Porém, a terapia alternativa consegue melhorar os resultados do tratamento obtidos com o auxílio de um médico.
Filosofia
Nós podemos explicar o Reiki como uma filosofia com o propósito de transformar a vida do praticante. Além do tratamento realizado fisicamente, o indivíduo deve prestar atenção aos pensamentos e comportamentos destrutivos. Assim que esses padrões são mudados, certamente a dor aliviará e o corpo recondicionado a viver melhor.
Considerações finais sobre Reiki no tratamento da dor
Por meio do Reiki no tratamento da dor uma pessoa consegue cuidar da saúde de modo profundo e duradouro. Nós conseguimos imaginar que sentir dor diariamente pode ser incapacitante e, às vezes, insuportável. A fim de possibilitar uma mudança nesse quadro, a medicina convencional adotou o Reiki como opção complementar ao tratamento.
Se for aplicado com regularidade, esse processo terapêutico consegue fazer maravilhas na vida dos pacientes. Gradativamente a rotina muda, de modo que o alívio das dores e outros sintomas fique cada vez mais sentido. O uso consciente e responsável da terapia é capaz de fazer maravilhas, tanto para quem precisa, como para quem realiza a cura.
Você pode aprender a aplicar esse conhecimento na sua vida conhecendo o nosso curso online de Reiki. Além de usar o Reiki no tratamento da dor, você pode usar o conhecimento para desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Tanto a sua vida pessoal, quanto a profissional, serão transformadas, proporcionando para você um equilíbrio completo.
Deixe um comentário