Pés gelados e pés suando: relações com energia vital
Nosso corpo é uma fonte inesgotável de energia. Cada parte reage de uma maneira diferente a essas influências. Então, se você costuma ter os pés gelados por um motivo inexplicável, talvez deva se atentar um pouco mais a esse sinal.
Essa força vital vive em trânsito, estamos sempre emanando e recebendo energia. E dependendo da situação, nosso corpo reage de uma maneira diferente.
Ademais, se por algum motivo nossos chakras estiverem fechados, nosso corpo trata logo de deixar isso claro. É comum a variação de temperatura entre nossos membros quando os chakras estão desalinhados.
O chakra dos pés
Pouco se fala nele e muita gente ainda não sabe, mas temos um chakra localizado na planta de nossos pés. Ele faz parte de um dos sete chakras.
Ele é uma extensão do chakra raiz, que fica localizado na base de coluna vertebral. Pois, seu elemento é a terra e a sua função é captar a energia desse elemento e nos manter conectados.
A função desse chakra é emanar nossas energias físicas para a terra. É conectar o ser físico a mãe terra. Por isso a importância de mantê-lo sempre em equilíbrio, caso contrário nossa vida material também se desequilibra.
Chakra raiz desalinhado
Seu corpo pode te dar alguns sinais que seu chakra esteja desalinhado. Pés gelados ou suando são bem comuns. E significa dificuldade para alinhar ideias, de concentração e indicam um bloqueio do seu chakra.
Por se tratar do chakra responsável por nossa conexão com o ambiente em que vivemos, o desalinhamento dele pode te deixar suscetível as vontades alheias. Logo, você não consegue se impor e ter voz em nenhum aspecto.
Além disso, outro sinal muito claro é a forma com que seu corpo reage a tratamentos médicos. Se você possui uma doença crônica e os tratamentos convencionais não estão surtindo efeito, pode ser sinal de chakra fechado.
Pés gelados
Se você sente seus pés gelados e com frequência sua temperatura destoa do resto do corpo, é sinal de que a energia de seu chakra não está circulando.
O chakra raiz é o responsável por fazer a energia circular por nossos membros inferiores. Pois, quando ele não está em harmonia com o restante de nosso corpo, a energia para de circular.
Onde não há energia, não há calor, logo seus pés podem sentir essa diferença de temperatura.
Cuidando de seus pés
Se a energia que flui em seu corpo não chega em seus pés, o reiki, a meditação e a reflexologia são tratamentos que podem ajudar a harmonizar seus chakras. Um exercício muito indicado é o contato de seus pés com o solo, com a terra. Já que você pode andar descalço em um gramado ou em um chão de terra.
Entrar em contato com esse elemento faz com que você se reconecte com a mãe terra. Dessa forma você libera as energias que não são boas. E não só isso, mas absorve as energias vitais essenciais para uma vida equilibrada.
A prática do aterramento
Essa prática de contato com a terra é conhecida como aterramento. Você colocar seus pés na terra, areia ou grama faz com que seu corpo crie raízes profundas. Dessa forma cria uma conexão com essa fonte de energia.
Esse tipo de conexão faz com que haja uma troca significativa de energia. Se você tiver algum canal fechado, isso significa que seu corpo não libera energia. E além disso, fica suscetível a doenças e sintomas físicos.
Aquecendo seus pés
Práticas como a massagem com óleo e ervas são muito interessantes para aquecer e reativar essa fonte de energia vital. Por isso, uma outra prática que você pode fazer em casa é o famoso escalda-pés.
Com água morna, numa temperatura que não te queime, você pode emergir seus pés em uma bacia. Além disso, colocar sal grosso na água, um elemento natural, ajuda a descarregar energias negativas.
Mãos suadas ou muito quentes
A energia de seu corpo pode estar diretamente ligada a essa alteração de temperatura em seus membros. Ansiedade, nervosismo, medo, angústia podem causar esses sintomas.
Após o auxílio de um médico que porventura venha descartar qualquer tipo de doença física, você pode ligar esses sintomas a questões energéticas.
Se suas mãos ficam muito quentes, isso pode ter ligação com o excesso de energia que seu corpo carrega. Para melhorar isso, você pode fazer a prática do aterramento, que também ajuda na liberação da energia acumulada.
Mãos excessivamente geladas
Ao contrário das mãos quentes, se você nota que esses membros estão sempre gelados, isso tem outra explicação. Isso significa que a energia vital que corre pelo seu corpo, não tem chegado até as extremidades.
Isso pode ser caso de chakra fechado ou desalinhado. Para isso é importante estar atento ao seu chakra raiz e cardíaco. Se reconectando com eles, a fluidez de energia será harmoniosa em todo seu corpo.
Cuidando de sua energização
Quando seus pés e mãos ficam com a temperatura desregulada, como já citamos anteriormente, isso é sinal que sua energia não tem chegado de forma adequada até eles.
Para resolver esse problema o reiki é um dos tratamentos mais eficazes. Pois, o profissional vai fazer uma varredura de todos os seus pontos. E não só isso, irá identificar qual é aquele que precisa de uma atenção especial.
Cuidará das articulações e daqueles pontos que muitas vezes não percebemos a necessidade de tratamento. Por isso a importância de procurar um profissional, só ele será capaz de identificar seu problema.
A importância da bioenergia
Segundo a teoria reikiana, a bioenergia se refere às sensações ligadas ao nosso corpo, entre elas as principais são calor e o frio.
Essas sensações se referem a movimentação energética em nosso corpo. Tratam da circulação da energia vital.
Segundo a prática do reiki, é necessário estar sempre em harmonia para que nosso corpo possa funcionar de forma adequada. Pois, alterações em nossos chakras mudam drasticamente a temperatura de nossos membros.
A terapia bioenergética
Esse tratamento utiliza exercícios físicos e o controle da respiração para ativar o fluxo de energia em nosso corpo e renovar nossa energia vital. O grounding é uma das bases dessa terapia.
Essa técnica é basicamente a mesma do aterramento. E segundo a terapia bioenergética, essa conexão com a terra faz seu corpo ficar naturalmente equilibrado. Com seus pés no chão em contato com a terra, seu corpo fica ereto e sua energia flui livremente.
Se você gostou desse post, com certeza também vai gostar de nosso curso de reiki. Nele você poderá ter uma formação completa e estará habilitado a exercer a profissão do futuro.
Com aulas 100% online, você tem acesso a essa formação e poderá aprender mais sobre a energização através das mãos. Além disso, poderá ajudar a realinhar os chakras e evitar aquela sensação de pés gelados e suados.
Deixe um comentário