Abhaya Mudra: significado no budismo e no reiki
Buda é a denominação de uma pessoa que despertou plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos. Existiram poucas pessoas que atingiram este nível espiritual e energético. Desta forma, o Buda da Coragem (Abhaya Mudra) representa o momento após Buda ter alcançado a iluminação e equilíbrio embaixo da árvore Bodhi.
Contudo, Abhaya é o termo em sânscrito que significa “destemor”, referenciando a fase da vida logo após a iluminação que aconteceu.
Em síntese, nós somos pura energia, vibração e consciência, portanto tudo está vivo e tem consciência. Ao ativar essa energia, você estará tratando com a vibração que emana do universo e estará conectado com a consciência nele presente.
Abhaya Mudra: significado no budismo e no reiki.
Abhaya Mudra (Buda da Coragem) também pode ser chamado de “Gesto do Destemor” ou “Gesto da Renúncia”.
No budismo, esté um dos principais mudras e mostra um Buddha em pé ou sentado na posição de lótus, com a mão direita levantada, a palma voltada para fora e os dedos para cima.
Enfim, tanto no budismo quanto no reiki, um mudra de coragem é um gesto de tranqüilidade e segurança, que dissipa o medo, concede proteção e bem-aventurança divinas.
A utilização do mudra de coragem e o medo
Através da utilização dos mudras, de acordo com cada posição, canais de energias são ligados, atuando em nossos elementos corporais diretamente ligados aos nossos sistemas e qualidades.
Somado a isso, o nosso corpo possui diversos pontos com estreitas ligações entre si, como exemplo, os pés e as mãos têm ligação com os nossos principais órgãos. Sendo assim, o medo é algo que permeia a todos e nos atinge por completo.
Com este mudra, poderemos ter contato com uma garantia de superação e tranquilidade, dando espaço para a intrepidez, coragem, audácia e a certeza de vitória sobre os nossos maiores temores.
A prática regular deste mudra transforma o medo em destemor ou coragem
Em tradução livre, reiki significa “atmosfera misteriosa”, se referindo a energia do universo. Rei significa algo como “divino” enquanto ki remete ao significado de energia.
Em suma, por meio da movimentação dos seus membros superiores, um praticante de reiki direciona essa energia a um ponto e, desta forma, se reativa um equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito do indivíduo.
Enfim, é possível fazer com que o corpo se cure de qualquer tipo de ferida, seja ela física ou não, basta praticar regularmente o reiki. Qualquer pessoa pode ter acesso a esta infinita energia e seus benefícios. Contudo, um mestre em reiki é necessário para tal.
Conquista da intrepidez
Com a consciência desenvolvida por exemplo, causas e consequências podem ser conhecidas profundamente e assim é possível “prever” se há perigo iminente em algo.
Ademais, a destruição das ilusões também propicia a cessação do medo. Saber que não existem fantasmas, demônios ou mesmo castigos divinos trazem bastante tranquilidade a vida.
Portanto, saber que o sofrimento pode ser vencido e o entendimento de que a realidade é transitória ou impermanente, também são elementos capazes de fortalecer o espírito.
Visualização e benefícios
Qualquer que seja o mudra escolhido, deve visualizar-se o que causa medo ou apego ao olhar diretamente para o centro da palma da mão na posição em Abhaya Mudra.
Ao mesmo tempo devemos nos focar na coragem que emana de dentro de nós, numa abertura ao mundo firme, resoluta. Assim, o medo e apego são conquistados pelo poder da coragem, abertura e aceitação resoluta e constante em nós.
Os mudras acalmam a mente, reduzem a ansiedade e o conflito interior, removem o apego, bem como a aversão a sentimentos, emoções e sensações. Harmonizam o corpo nos níveis físico, mental e espiritual.
Os principais mudras
-
Jnana
Gesto da Sabedoria ou Conhecimento Intuitivo. Equilibra os dois hemisférios cerebrais e acalma o sistema nervoso. Junte a ponta do polegar com a ponta do dedo indicador formando um círculo. Estique os outros dedos.
-
Padma
Gesto da Flor de Lotus. Abre o coração sutil, diminui a carga de tensão sobre o coração físico e cria expansão da caixa torácica. Junte os punhos, polegares e dedos mínimos e abra os outros dedos.
-
Matangi
Gesto da Harmonia. Energiza a área do plexo solar e facilita a sensação de autoestima. Entrelace todos os dedos, estique e una os dedos médios em frente ao plexo solar.
-
Prana
Gesto da Energia Vital ou Respiração. Facilita a expansão dos pulmões e de todo o sistema respiratório. Junte o polegar com os dedos mínimo e anular e estique os dedos médio e indicador.
-
Mandala
Gesto da Integração. Facilita a experiência de integração com todo o Universo. Repouse os quatro dedos da mão direita sobre os da mão esquerda. Una os polegares formando um círculo.
-
Kini
Facilita um estado de equilíbrio da glândula pituitária que, consequentemente, regula todo o sistema endócrino. Junte as pontas de todos os dedos.
-
Uttarbodhi
Gesto do Auto Fortalecimento. Ativa a glândula timo e aumenta a autoestima, promovendo a saúde do sistema imunológico. Entrelace seus dedos para fora e estique os indicadores para cima e os polegares para baixo, colocando-os no externo.
-
Apana
Gesto da Digestão. Estimula e facilita a finalização do processo de digestão, equilibrando a eliminação. As duas mãos – polegar toca os dedos médio e anular.
-
Karkatana
Gesto do Caranguejo. Gesto do equilíbrio Sexual. Estimula os canais de energia sexual, equilibra o sistema glandular e melhora a concentração.
-
Abhaya
Gesto do Destemor. Potencializa a coragem que emana do interior numa abertura ao mundo firme, resoluto; assim o medo e apego são conquistados pelo poder da coragem. Posicione a mão direita levantada, a palma voltada para fora e os dedos para cima.
Somos o que pensamos ser
Nossas ações são o resultado direto da forma que pensamos. Com isso, nos observando, passamos a acreditar que somos de tal maneira e de forma irremediável. Sendo assim, busque no reiki o ápice para outras perspectivas.
Tudo ao seu redor é energia
As interações que temos diariamente são movidas de forma direta pela energia que nos alcança. Desta forma, a maneira a qual a energia se mostra e o caminho percorrido, são os fatores que influenciam nossas escolhas e tomada de decisões.
Assim, quando sabemos como direcionar corretamente essa energia, passamos a ter escolhas mais efetivas.
O desejo viabiliza a mudança
Se desejamos estar bem, é preciso alimentar essa vontade para que acenda e se propague. Do mesmo modo, terapias complementares à medicina têm tomado o cenário global e vindo de encontro a um mercado crescente que une a oportunidade de melhorar a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.
Por isso, o Insituto Reikiano te aconselha a deixar seu mestre interior guiar seu corpo, emoção e mente ao longo de suas experiências com esse gesto de coragem (Abhaya Mudra). Observe-se. Valorize-se. Emane gratidão, superação e saúde!
Transforme a sua vida. Equilibre as energias e torne-se um mestre. Acesse nosso curso online de Reiki. Nossas aulas são 100% online! Nosso certificado te transforma num profissional desta área em franca ascensão e alta demanda.
Namastê!
Deixe um comentário