Falta de Gratidão: 7 sinais, como lidar?
Certamente você já ajudou alguém conhecido quando essa pessoa estava passando por dificuldades. E talvez também ajudou uma pessoa que não reconheceu o valor das suas ações e dedicação aos problemas dela. Hoje nós conversaremos a respeito do significado da falta de gratidão, sete sinais para reconhecê-la e como lidar com ela.
O que é falta de gratidão?
A falta de gratidão é a ausência de reconhecimento ou valor das ações positivas de alguém na sua vida. Dito de outra forma, é quando alguém não valoriza as boas ações que recebeu de outras pessoas. A falta desse sentimento pode ser bastante dolorosa para quem esperava recebê-lo em troca do seu afeto e dedicação.
É normal que muitas pessoas sintam empatia quando alguém próximo está com problemas e queiram ajudar. De modo natural, quem ajuda acaba esperando gratidão em troca, pois é um ciclo natural dos relacionamentos. Entretanto, perceber que a outra parte não valoriza as suas ações pode ser bastante doloroso e frustrante.
7 sinais da falta de gratidão
Sentir que falta gratidão em algumas pessoas não é uma tarefa difícil, infelizmente. Você pode identificar a ausência de amor por suas ações quando a pessoa:
Apenas te procura quando quer ajuda
Se você conhece alguém que apenas te procura para pedir algo tenha cuidado, pois talvez você esteja numa relação utilitarista. Ou seja, esse indivíduo só falará com você se acredita que trará algum benefício para ele.
É egocêntrica
Uma pessoa egocêntrica sempre vai ignorar os problemas e a presença de outras pessoas. Logo, ela não vai se incomodar caso tenha te magoado ou usado de alguma forma.
Você não é prioridade para ela
Quem é ingrato nunca vai ter tempo para os outros porque não são prioridades para ele. Em outras palavras, o ingrato nunca estará disponível para quem o ajudou.
Os agradecimentos são falsos
É difícil para quem tem falta de gratidão agradecer de modo verdadeiro. Por causa da dificuldade em doar algo para alguém, essa pessoa sempre cobra o que fez de bom para os outros.
Sempre foca no “não”
Além de não reconhecer o que você faz de bom por ela, se você recusar ajuda o seu “não” se tornará motivo de discussão.
É traiçoeira
O ingrato só demonstrará afeto para conseguir algo de alguém, mas sem se preocupar com o mal que causará aos outros.
Gosta de fazer os outros sentirem culpa
Por fim, mesmo que você esteja sempre à disposição do ingrato, ele o fará sentir culpa quando não o ajuda. Assim, pode fazer os outros se sentirem mal por não ajudá-lo e sentir a obrigação de fazê-lo.
Gratidão é uma forma de amor
É difícil lidar com a falta de gratidão de uma pessoa, mas você não deve mudar sua forma de agir por causa disso. Afinal, quem realmente lhe deseja o bem e respeita jamais esquece a sua dedicação e carinho pelos amigos. Desse modo:
Continue fazendo o bem sem esperar nada em troca
Ainda que não receba o devido agradecimento, não deixe de ajudar e fazer o bem as pessoas. Por menor que acredite, a sua bondade com certeza muda o mundo de alguém. Contudo, tome cuidado para que ninguém tire proveito das suas boas intenções.
Converse sobre a importância da gratidão
Se você tem intimidade com a pessoa ingrata tente conversar a respeito da gratidão, principalmente com jovens. Você pode explicar, sem julgamentos, a importância desse sentimento para que o outro reconheça a ajuda das pessoas. Assim é mais fácil para alguém se sentir estimulado a fazer o bem e entender o valor da gratidão.
Ensine as crianças
Quanto mais cedo aprenderem a ser gratas, mais rápido as crianças entenderão a valorizar esse sentimento. Sentir gratidão por tudo o que têm, dizer “obrigado” e respeitar as pessoas. As crianças certamente crescerão felizes e mais dispostas a compartilharem seus sentimentos e afetos.
Diferença entre gratidão e dívida
Uma pessoa sente gratidão porque reconhece a importância de quem a ajudou em um momento difícil. Ou seja, uma pessoa grata aceita com alegria e leveza aquilo que recebeu e desenvolve o sentimento recíproco de amor.
Por outro lado, o sentimento de dívida surge quando uma pessoa sente que causou alguma falta para a outra. Além de pesar, esse sentimento gera um sofrimento crescente para quem foi ajudado.
Confundir gratidão com dívida gera sufocamento por causa de uma relação entendida como uma prisão. Nesse contexto, pode surgir uma dependência emocional baseada em dívida que prejudica ambos os lados. Por exemplo, alguns pais que acreditam que os filhos lhe devem muito, criando uma dívida emocional com os jovens.
Os afetos que nos são gratos
Psicólogos afirmam que a gratidão é um sentimento sentido normalmente com pessoas de vínculo afetivo muito forte. É genuíno, de modo que o amor supere a necessidade de retribuição e pagamento de uma dívida. Logo, a falta de gratidão pode surgir em quem não te considera como um amigo tão próximo ou alguém querido.
Entretanto, é preciso que ambas as partes entendam que gratidão não deva se tornar uma pendência. Do contrário, a sensação constante de dívida causará sofrimento, algo que não é saudável.
Existe cura para a falta de gratidão?
Cada pessoa se encontra numa jornada pessoal de crescimento e amadurecimento. Quando um indivíduo reconhece a falta de gratidão ele tenta valorizar esse sentimento, embora nem todos pensem da mesma forma. Afinal, não se pode comparar a trajetória e experiências que cada pessoa teve, bem como os ensinamentos que recebeu.
Enquanto alguns indivíduos reconhecem o poder da gratidão, outros demoram um tempo maior para amadurecer. Desse modo, fica entendido que cada um possui um tempo próprio para amadurecer ou talvez nunca amadureça. Mesmo que você se disponha a orientar e conversar, não poderá controlar o que as pessoas pensam.
Como lidar com falta de gratidão?
Se você tem sofrido com a falta de gratidão de alguém, reflita e tente não se apegar ao momento. Entenda que se você precisa dar algo para alguém, por qual motivo você deve fazer esse gesto?
Em vista disso tente entender como a gratidão começa com você mesmo. Reconheça a sua autoconfiança e autoestima para que não seja abalado pela ingratidão e que se reforce com essas experiências negativas.
Tente compreender essa situação negativa para perceber de que modo você foi magoado e teve a sua calma abalada. É possível tirar aprendizados valiosos a partir da ingratidão alheia para que você se transforme como ser humano.
Considerações finais sobre falta de gratidão
A falta de gratidão é uma forma de um indivíduo desmerecer o que as outras pessoas fizeram de bom para ele. Não se trata de pagar uma dívida, mas, sim, de retribuir o carinho, o tempo e dedicação de alguém com os nossos problemas. Ser grato é uma forma de atrair coisas boas e demonstrar que os outros estão em um caminho virtuoso de evolução.
Se você encontrar alguém com ideias equivocadas a respeito da gratidão tente conversar e mostrar como esse sentimento faz bem. Porém, se ele não quiser ouvir, não insista e entenda que todos estão numa jornada pessoal de crescimento amadurecimento.
Uma forma de você aprimorar o seu autoconhecimento é com o nosso curso online de Reiki. Além de despertar o seu potencial, as nossas aulas te ajudarão a cuidar melhor da sua saúde e bem-estar. É uma excelente ferramenta para entender melhor como falta de gratidão pode dificultar a transformação na vida de alguém.
Deixe um comentário