O que é Reiki e para que serve?

Nos dias atuais, há muitos tipos de terapias para nos ajudar a superar nossos problemas físicos e emocionais. Diante de um leque de possibilidades, precisamos conhecer algumas dentre elas e compreender a que melhor se aplica à nossa necessidade, não é mesmo? Pensando nisso, neste artigo nós iremos tratar sobre o que é Reiki e para que serve esta técnica em especial. A

Ademais, vamos comentar de forma breve como se dá seu funcionamento. Fique ligado!

O que é reiki?

Uma vez que nos dispomos a apresentar um artigo completo sobre o que é Reiki e para que serve, começaremos por definir o que é Reiki. Muito embora seja algo novo  para a maioria de nós, essa técnica nada mais é que uma antiga terapia natural japonesa que objetiva a redução do estresse e o relaxamento.

Através dessa terapia, promove-se a cura física e emocional. Isto é,  por meio de um processo que compreende a imposição de mãos e  a utilização de símbolos. Ademais, ela se baseia na filosofia de que Reiki é uma energia vital invisível que flui através de nós. Além disso, o  nível do nosso Reiki define a situação energética do nosso corpo: quando em alto nível, nós ficamos saudáveis e felizes; quando em baixo, ficamos estressados e predispostos a doenças.

Assim sendo, fica evidente que o tratamento de qualquer mal-estar, doença emocional ou física é possível se conduzir através da prática do Reiki. Ademais, o mesmo tratamento aplicado com o objetivo de tratar as emoções causa também alívio nas dores e nas tensões físicas.

Como funciona?

As sessões dos tratamentos de Reiki costumam durar mais ou menos uma hora. Esse tempo parecer longo, pois processo é bastante confortável, de maneira que o paciente fica deitado em uma maca e não é necessário remover nenhuma peça de roupa. Entretanto, orienta-se a deixar acessórios de lado, como óculos, bolsa e celular.

Em seguida, o terapeuta vai sobrepor suas mãos sobre o paciente. Isto é, suas mãos estarão precisamente impostas sobre as regiões do corpo do paciente que mais necessitam de energia curativa. Porém, é importante dizer que os focos de aplicação do tratamento de Reiki são os chakras mais importantes do corpo. A saber, os sete chakras principais que todos temos.

Chakras

Os Chakras são os centros energéticos responsáveis pela troca e assimilação das energias. Pois funcionam de maneira integrada em toddas as esferas que compõem o nosso corpo: físico, emocional, mental e espiritual.

Por causa deles, os efeitos do tratamento de Reiki é sentido de forma imediata após a primeira sessão. No que diz respeito à duração das consultas, o que mais se recomenda é ter no mínimo quatro sessões. Isto porque este seria o tempo que se indica para que se sintam os efeitos no corpo. De modo que ao respeitar esse período, a cura se efetiva.

Para quais tratamentos serve o Reiki?

Como já citamos no primeiro tópico, o Reiki é uma terapia que complementa os diferentes tratamentos de problemas de saúde. Dentre os problemas sobre os quais oferece excelentes resultados estão:

Depressão

O Reiki pode ser usado para auxiliar o tratamento de depressão, pois através da aplicação das técnicas de imposição das mãos é possível alinhar a energia vital do corpo e reduzir os sintomas provocado por essa doença, como tristeza excessiva, cansaço físico e perda de energia e de interesse nas atividades que antes geravam prazer.

Leia também:  30 Espaços de Reiki no Brasil

Ansiedade e estresse

Este tipo de terapia pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade devido à sensação de relaxamento e bem-estar que proporciona.

Em resumo, além de proporcionar alívio para os males supracitados, o Reiki também auxilia no relaxamento do corpo. A partir disso, esse tratamento ajuda a trabalhar a ansiedade e, consequentemente, a depressão. Através disso, alivia-se o estresse e o paciente alcança a sensação de paz e calma.

Alívio da TPM

Ao considerarmos os males para os quais a Reiki proporciona alívio, vemos que no tratamento da TPM também tem um excelente desempenho. Afinal, o corpo, quando na TPM, fica tenso e com dores.  De modo que com a prática terapêutica se produz um relaxamento corporal que vai diretamente ao encontro dos sintomas que eficazmente são aliviados. Ademais, para a ansiedade e o nervosismo que acomentem as mulheres que passam por esse período também se constata a eficácia durante o tratamento.

Insônia

Além da sensação maravilhosa provocada pela terapia, o bem-estar que se alcança pelo Reiki libera os hormônios de endorfina e serotonina. Por sua vez, esses elementos são essenciais para o combate da insônia, sem contar como interferem em favor do relaxamento, que para nós é tão necessário.  Isto porque ajuda a diminuir e até eliminar a insônia da vida do paciente.

Dor crônica

Uma vez que se alcança o relaxamento corporal por meio das terapias de Reiki, os níveis de estresse diminuem drasticamente. De modo que, as dores musculares também diminuirão, pois essas são causadas pela tensão que são descarregadas nos nossos músculos ao longo dos dias. Além disso, para as dores de cabeça também se observam resultados efetivos e, dessa forma, a necessidade do uso de analgésicos e outros remédios diminui.

Benefícios

Além dos problemas os quais apontamos acima, vamos citar mais alguns benefícios que o Reiki pode proporcionar:

  • Recuperação rápida e completa de várias lesões;
  • desintoxicação de órgãos vitais;
  • calma, tranquilidade e serenidade;
  • criatividade;
  • autocontrole;
  • cura de doenças como o câncer;
  • combate a insônia e restaura o sono;
  • diminuição da impulsividade;
  • equilíbrio emocional;
  • equilíbrio hormonal e diminuição dos sintomas de estresse;
  • fortalecimento do sistema imunológico, evitando que surjam novas doenças e infecções;
  • fortalecimento do sistema imune;
  • circulação sanguínea, podendo curar pequenas hemorragias;
  • redução das toxinas do organismo; e
  • relaxamento do corpo, diminuindo o ritmo cardíaco e respiratório.

Considerações finais sobre o que é Reiki e para que serve

Como vimos, a terapia reiki pode nos ajudar muito no tratamento de várias questões. Aqui nós citamos só algumas coisas, mas temos vários artigos que podem te ajudar a se aprofundar mais. Lembre-se de que nosso corpo se alimenta por meio de nossa energia vital, de modo que tratá-la é extremamente importante.

Se você quiser saber mais sobre o que é Reiki e para que serve, conheça nosso curso totalmente virtual sobre todos os níveis da terapia reiki. Salientamos que há muito o que aprender e aqui você vai atingir esse conhecimento através de nosso conteúdo. Além da qualidade de nosso curso, seu custo é baixo e garantimos 100% de acessibilidade por meio de um curso EAD. Isso lhe trará flexibilidade para estudar quando e onde quiser.

Por isso, em vista tudo isso, reiteramos: não perca a oportunidade de se tornar um grande profissional e ajudar outras pessoas que precisam de você! Saber o que é reiki é importante para ampliar sua atuação como profissional, mas não só isso. Você se tornará também um mestre reiki e vai poder trazer inúmeros benefícios não só para quem se trata por meio desta terapia, mas para sua saúde mental e física também. Assim, não deixe de conferir nossos conteúdos e fazer a sua matrícula!

Leia também:  Cores do Chackra: entenda as 7 cores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *