Existe uma ordem dos simbolos do Reiki?
A terapia reiki é bastante amplificada, seja em teoria ou mesmo na prática. Em relação aos símbolos, muito usuários acabam se confundindo em relação ao tratamento ou na autoaplicação. Nesse sentido, podemos afirmar que não existe um padrão específico na ordem dos símbolos do reiki, algo visto logo abaixo.
CHO-KU-REI
O CHO-KU-REI é o sinal mais básico na ordem dos símbolos do reiki. Isso porque o mesmo é direcionado ao corpo físico, de modo a tratar nossa substância palpável.
Ele pode ser considerado básico pois atende de forma direta as demandas mais comuns nos consultórios. Por meio dele é possível tratar algumas situaçãoes, como:
- dores;
- feridas
- inchaços;
- desconfortos;
- queimaduras
- e também costuma atender o público que procura por uma intervenção mais plena aos problemas físicos que carregam.
Além disso, você também pode usar essa figura para invocar proteção ao seu corpo físico durante o dia. Isso te vai te ajudar a ficar longe de brigas, combates ou qualquer situação que coloque você em risco. Para quem vai viajar para longas distâncias, por exemplo, pode blindar o seu corpo contra qualquer empecilho.
SEI-HE-KI
Na ordem dos símbolos do reiki, o SEI-HE-KI trabalha diretamente a nossa parte emocional. Dessa forma, conseguimos lidar com as impressões emotivas que nutrimos ao longo do dia e que nos afetam de forma contínua. Isso significa aumentar essas reações ou fazer com que diminuam, sem contar que:
Regula nosso bom humor
Se você quiser aumentar a sua carga emotiva positiva, o SEI-HE-KI te ajuda nesse processo. O mesmo vai funcionar como uma espécie de bateria direcionada aos nossos bons sentimentos. Por isso que te ajuda a ser mais feliz ou mesmo contribui para manter esse quadro por mais tempo. Além disso, também pode fazer com que alguém fique feliz.
Diminui impressões negativas
De modo proporcional ao item acima, ele diminui a sua carga negativa. Em geral, quem sofre com alguma doença tem o seu ânimo diretamente afetado. Isso acaba por piorar o seu quadro, já que muitos acabam desistindo de si mesmos. Ao invés de focar nessas emoções destrutivas, você as diminuirá para que possa reagir à vida.
Ajuda a tratar sintomas emocionais
Como aberto acima, muitas doenças podem ter natureza emocional, como a depressão. As pessoas sofrem em silêncio torturadas por uma sensação de vazio e sem qualquer esperança. Esse segundo símbolo permite que o lado emotivo fique mais bem trabalhado e faz com que o paciente possa reagir de uma forma mais adequada.
HON-SHA-ZE-SHO-NEM
Olhando a ordem dos símbolos do reiki, o HON-SHA-ZE-SHO-NEM se responsabiliza pela nossa parte mental. O mesmo tem o poder de moldar a nossa estrutura psíquica de acordo com os nossos interesses. Com isso, podemos trabalhar a nossa percepção e relação ao mundo em que vivemos e diretamente no que fazemos também.
A exemplo, isso se mostra bastante adequado quando precisamos melhorar ao nosso aprendizado. O HON-SHA-ZE-SHO-NEM destrava as portas de nossas mentes para que o conhecimento possa fluir. Dessa forma, conseguimos aprender mais rápido, em menos tempo e com maior durabilidade.
Além disso, esse símbolo é bastante utilizado para que se faça reiki à distância. Nem todos têm um acesso tão fácil a uma sessão de reiki presencial, seja pela rotina ou endereço. Por isso que fazer uso dessa figura é tão vantajoso a ambos. Cabe ressaltar que a ausência de contato não interfere de ofrma negativa no resultado da terapia.
DAI-KOO-MYO
Chegamos na figura mais importante da ordem dos símbolos do reiki. Através do DAI-KOO-MO é possível fazer o tratamento direto da nossa parte espiritual e o que ela carrega. Muitas das doenças que desenvolvemos têm origem em nosso espírito. Fazendo esse tratamento, as rachaduras que as provocam serão fechadas.
Sem contar que, tão importante quanto, o DAI-KOO-MYO potencializa a força dos outros símbolos. Por meio dele é possível aumentar a carga de energia conquistada com os demais símbolos. Dessa forma, é possível trabalhar corpo, mente, as emoções e a alma com mais rapidez, eficácia e força.
O mesmo é útil, por exemplo, para trabalhar o karma de alguém, já que está ligado de ofrma intima com a alma. Com isso, é possível estudar os padrões de sua história e propor novos caminhos. Em geral, esse símbolo costuma ser ensinado no nível três para os alunos mais experientes e em fase de formação.
O DAI-KOO-MYO como chave universal
Como dito acima, o DAI-KOO-MYO é uma figura mestre entre a ordem dos símbolos do reiki. O mesmo tem a capacidade de aumentar de forma indefinida o poder dos outros três símbolos. Além disso, o mesmo possui funções próprias e que, quando bem executadas, ampliam o poder da sessão. Isso fica visível quando você:
Consegue viajar através do tempo
A energia captada e usada durante o reiki desconhece as leis comuns para nós. Dessa forma, você pode enviá-la através do tempo em qualquer direção. Se for ao passado, pode mandar para alguma situação que tenha lhe causado algum trauma. Em relação ao futuro, pode usar como uma forma de se fortalecer a eventos que possam surgir.
Pode trabalhar mais de uma pessoa ao mesmo tempo
O símbolo energiza a terapia a tal ponto em que pode mandar energia para várias pessoas. Dessa forma, você pode fazer uma sessão em grupo, atendendo vários de forma simultânea. Além de si, eles também vão aprender a se conectar uns com os outros e isso vai abrir as portas para que possam se relacionar socialmente de forma sadia.
Opera em espaços diferentes
O terceiro símbolo, o HON SHA ZE SHO NEM, pode enviar reiki à distância. Além do DAI KOO MYO também fazer o mesmo, ele consegue enviar ainda mais energia. Quando é unido ao terceiro símbolo constrói um canal contínuo onde um fluxo cósmico percorre. A sensação de receber essa combinação é radicalmente positiva.
Considerações finais sobre a ordem dos símbolos do reiki
Podemos afirmar que não existe uma ordem dos símbolos do reiki obrigatória. O que acontece é que a gente segue um mesmo padrão de modo a trabalhar, de forma separada, cada instância de nossas vidas. Assim, começamos pelo corpo, trabalhamos as nossas emoções, olhamos a nossa mente e encontramos o nosso espírito.
A proposta desse caminho é que o tratamento se torne mais fácil para quem pratica o reiki sozinho ou em si mesmo. Todavia, você pode começar a usar o símbolo pela área que mais precisa de atenção no momento. Independente da ordem, sempre use a última configuração, a carregando com o seu desejo para que ele se realize.
Se quiser fazer um uso certeiro dos símbolos, ainda que não haja uma ordem dos símbolos do reiki, se inscreva no curso online do Instituto Reikiano. Além de conseguir encaixar perfeitamente os sinais, você aprende a controlar suas emissões e mudar sua vida de maneira positiva. Sem contar que pode direcionar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho que você. Dê uma chance para um conhecimento diferente e faça a sua matrícula!
1 Comentário
Sou reikiana.
Amo essa terapia, as vezes não nos damos conta do tamanho dos benificios que nos prorciona.
Namastê