Reiki veterinário: como aplicar reiki em animais?

reiki veterinário

Os animais de estimação também merecem uma atenção especial quando o assunto é saúde. Por isso que utilizar a terapia reiki neles costuma ser uma excelente forma de fortalecer seus corpos. Por isso, entenda melhor como aplicar o reiki veterinário e como isso impacta no modo de vida dos pets.

A confiança entre homem e animal

O que você acharia se um estranho se aproximasse de você na rua e começasse a encostar em seu corpo? Certamente o afugentaria, ou, se necessário, iria para o mais longe possível. O mesmo acontece quando você quer trabalhar com um animal. Para o reiki veterinário funcionar, o animal precisa saber que você é de confiança.

Com isso, evite puxá-lo para junto de si, de modo a forçar uma união. É preciso que se respeite o tempo de qualquer pet que não seja o nosso. Assim, ao invés de ir até ele, faça com que venha até você. Você pode se abaixar, ficar no chão ou se agachar, esperando que possa ir até você voluntariamente.

Além disso, permita que sinta o seu cheiro e que o lamba, já que isso demonstra que está à vontade. A partir daí é que você pode iniciar um contato maior, se aproximando dele. Faça carinho na escápula, a parte de trás entre a cabeça e as costas. Deixe com que relaxe diante de sua presença para que possa trabalhar mais tranquilo.

O reiki e o veterinário

Quando se pensa em reiki veterinário, é justamente associado com um profissional da saúde devidamente registrado. Entretanto, a formação em terapia holística é independente da Medicina veterinária. Assim, pode fazer a aplicação da terapia em animais de forma segura e bem canalizada mesmo não sendo um veterinário.

Caso você já seja formado, o conhecimento reikiano se torna um adendo valioso no seu trabalho. O diferencial fará com que a sua atuação em particular se destaque das demais, de modo a atrair mais público. Além dos serviços rotineiros, incluirá uma sessão de terapia holística voltada aos animais, trazendo conforto a eles e aos donos.

Isso inclui principalmente os animais que são próximos a você. De forma contínua, pode fazer com que se sintam melhores e com acesso a um quadro de saúde bastante positivo. Assim, pode estreitar ainda mais os laços que mantém, fortalecendo sua ligação como amigos, companheiros e agora terapeuta e paciente.

Desafios do reiki veterinário

Pode ser complicado executar o reiki veterinário com pacientes que não falam. Não há como saber o estado emocional deles de imediato sem uma análise completa. A fim de evitar problemas maiores, tente se ater ao momento e as intenções do animal em relação a você. Por exemplo:

Não encare animais bravos ou medrosos

Quando uma pessoa olha nos olhos de um animal bravo ou com medo, ele tende a ver isso como intimidação. Assim, evite fazer disputas, mesmo que não sejam intencionais. Em vez de ficar encarando ele, o olhe pelo canto dos olhos. Deixe que se sinta livre para confiar em você, já que não é o humano que ele está habituado.

Não o coloque onde não quer

Mencionaremos o fato de não tentar segurar o animal para aplicar a terapia. Ainda que seja um animal manso, o mesmo pode e sentir desconfortável com o processo. Evite prender ou segurar ele com as mãos e limitar o seu espaço. Deixe-o livre para ir e vir conforme a necessidade atual dele.

Leia também:  Reiki para iniciantes: 8 conceitos fundamentais

Evite se apegar às posições padronizadas

O reiki tem uma forma comum de viabilizar o seu trabalho através da posição das mãos próximas ao corpo. Tratando-se de animais, nem todos permitirão que toque neles. Com isso, você precisa se sentir seguro para enviar a energia reiki mesmo à distância. Desprenda-se de movimentos comuns e seja versátil em seu trabalho.

Dicas para aplicar reiki em animais

Ainda que tenha bastante habilidade com o reiki veterinário, algumas dicas sempre são valiosas. Você precisa entender que algumas ferramentas funcionam melhor do que outras em determinadas situações. Fazendo o uso correto delas, pode garantir o sucesso da terapia e do bem-estar do animal. Para isso, tente:

Respeitar o animal

Faça o seu trabalho pedindo permissão ao paciente animal para executá-lo. tente localizar a energia do animal e mentalmente peça para aplicar a terapia nele. Se ele não quiser, ficará afastado de você, mas pense em direção a ele que não há problema. Se permitir, irá até você ou deixará que se aproxime.

Não segurá-lo

Muitos animais se sentem desconfortáveis quando alguém os segura. Ainda que alguns sejam mais calmos, isso não significa que se deva prendê-los para aplicar a terapia. Deixe o pet à vontade enquanto aplica a sessão de reiki direcionada a ele. Faça com que fique confortável enquanto você envia energia para ele da forma como pode.

Só faça a sessão se você estiver tranquilo

A terapia holística é bastante sensível às variações de energia entre o terapeuta e paciente. Por isso que qualquer preocupação ou sentimento negativo afetam diretamente o resultado do trabalho. Antes de atender qualquer paciente, faça uma sessão em si mesmo. Em seguida, devidamente trabalhado, fique disposto a ajudar o animal na cura.

 

 

Sobre a nossa formação completa em Reiki

O curso de reiki 100% online do Instituto Reikiano possibilita que tenha uma formação completa na área. De início, você se qualifica para fazer um atendimento generalizado a seres humanos. Estes possuem demanda que um reikiano pode atender sem qualquer empecilho. Todavia, o curso do Instituto Reikiano tem um bônus aos alunos cadastrados.

Trata-se de um módulo extra direcionado unicamente ao tratamento de animais com o reiki. O módulo é composto por um material didático diferenciado e que cobre as necessidades do aprendizado do aluno. Da mesma forma que o ensino convencional, professores vão se encarregar de ampliar sua perspectiva em relação aos pets.

Com isso, além de cuidar das pessoas, aprenderá a como cuidar dos animais de estimação delas. Sem contar que isso abre as portas para que faça um trabalho em conjunto, permitindo que possa cuidar dos dois. A relação contínua permitirá que o bicho de estimação possa confiar no terapeuta  cada vez mais.

Afinal, é válido o reiki veterinário?

Assim como os seres humanos, os animais precisam de cuidados em relação á sua saúde. Porém nem todos permitem uma aproximação de estranhos, de modo que possam evitar de fazer isso. Se assim acontecer, o reiki veterinário pode vencer qualquer barreira e ajudá-lo. O contato não será necessário se o animal não quiser.

Isso é bastante importante para lidar com casos de violência contra eles, por exemplo. Muitos animais se tornam agressivos com medo de viverem novamente os tormentos. O medo os forçará a serem agressivos o tanto quanto puderem. Se houver um terapeuta reikiano por perto, poderá ajudá-los a se curarem sem ameaçá-los em qualquer nível.

Leia também:  Iniciação Reiki: o que é, qual sua importância?

Você vai aprender a fazer isso adequadamente em nosso curso de reiki veterinário totalmente online. O curso abre sua mente para que possa canalizar energia para qualquer fim. Neste caso, não só as pessoas poderão nutrir um bem-estar, como os animais também. Assim, por meio de nossa formação, descobrirá como falar a língua deles sem perturbá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *