Tipos de Reiki: Conheça os 7 principais
É curioso pensar que uma terapia pode ir além do que aparenta e se ramificar para atingir propostas diferentes. Esse é o caso da terapia Reiki, método que utiliza a própria força energética do universo em favor dos pacientes. Por isso, vamos descobrir agora os tipos de Reiki mais utilizados.
Reiki tradicional Usui
Dentre os mais famosos tipos de Reiki, o Reiki Usui surge em homenagem a quem descobriu do método, Mikao Usui. A proposta do método dele se vale da união de duas energias para que o processo seja viável. Nisso, a energia do universo se encontra com a nossa e trabalham em conjunto para alcançar a cura.
Isso acontece depois da iniciação ou sintonização feita por um mestre Reiki qualificado. É neste ponto que o trabalho encontra mais imposição e as características do trabalho de Usui surgem. Nisso, a proposta acaba se dividindo em quatro níveis, sendo eles:
Nível 1: Shoden;
Conhecido como “o despertar”, começa o processo de recuperar a habilidade nata de cura de quem pratica. Acaba abrindo o caminho para que este se direcione ao crescimento. Nisso, adquire a capacidade de canalização energética em tratamentos presenciais.
Nível 2: Okuden;
Sendo “a transformação” onde recebe um reiju, sintonização, para que aprimore sua conexão com uma dimensão elevada. É por meio disso que o fluxo de energia acaba aumentando e transbordando em suas mãos. Assim, ele se torna mais habilidoso no tratamento, podendo realizá-lo à distância e revertendo maus hábitos.
Nível 3: Shinpiden;
Visto como “realização”, recebe mais um reiju e começa a trabalhar com diversas pessoas de forma simultânea. Portanto, seu desenvolvimento espiritual se torna mais intenso, o levando a encontrar sua essência verdadeira.
Nível 3B: Gokukaiden.
Gokukaiden é o nível final onde o praticante está apto a ensinar aos outros.
Reiki Tibetano
Nos tipos de Reiki, o Reiki tibetano ajuda o praticante a mergulhar por total em seu lado mais íntimo. A conexão sistêmica proporcionada por ele é mais profunda e sentida sempre que realizada. Nesse caminho, o seu corpo, mente e espírito se alinham e encontram o mesmo propósito de forma harmoniosa.
Os praticantes indicam a imensidão desse processo como algo revelador à vida deles. Alem disso, eeixam de ser quem acreditam que são e se tornam algo novo com o cosmos, crescendo em mistura com ele.
Este estudo terapêutico se vale dos benefícios vindos em relação às propriedades da natureza. Sendo este um estudo milenar, teve o tempo necessário para aperfeiçoar seus pilares e diretrizes.
Reiki Karuna
O Reiki Karuna trabalha em postura regressiva quanto ao mal-estar que cada um pode estar carregando. A sua própria tradução do sânscrito indica isso, sendo “ato que diminui o sofrimento dos outros”. Por meio disso, podemos lidar de maneira adequada com as nossas feridas e a dos demais.
Através desse tipo de Reiki conseguimos estabelecer o amor universal e unificar a todos. Isso porque desejando coisas boas aos outros, conseguimos construir um pilar de vida mais saudável ao coletivo. Assim, distribuímos o que esperamos a nós mesmos para todos aqueles que amamos ou conhecemos.
Para implementar essa prática você necessita de:
-
Sabedoria expandida
A mente do reikiano tibetano necessita quebrar as suas limitações e crescer. É preciso que entenda os benefícios em se desejar o bem para o coletivo e não mirar em si mesmo sempre. Ademais, precisa se dispor a curar o mal que torna debilitada a pessoa próxima a você.
-
Libertação do egoísmo
O Karuna defende que todos estamos conectados lançando energias uns para os outros junto a seres iluminados. Nisso, devemos distribuir energia para os que mais precisam ser ajudados naquele momento. Aos que fazem isso, os seres energéticos vão iluminar o seu caminho para que possa viver bem.
Reiki Estelar
O Reiki estelar é criado sobre o sistema de terapia tradicional criado por Mikao usui. Entretanto, sua metodologia é acrescentada por técnicas contemporâneas baseadas em luz além da energia.
Nisso, inclui técnicas de proteção e limpeza energética, visando a purificação do corpo. Sem contar o uso da vibração das cores por meio dos raios de luz para alcançar o progresso do tratamento. Portanto, é um grande aliado.
Osho Reiki
O Osho Reiki condensa as técnicas criadas por Mikao Usui e os ensinamentos de Osho. Este último se encarregou de divulgar a sabedoria para que todos nós pudéssemos alcançar a felicidade. Assim que encontra o trabalho com o Reiki, o Osho Reiki catapulta sua proposta em prol da cura do paciente.
Sem contar que esta terapia abrange as questões pertencentes ao campo espiritual, social e político. Entendendo a natureza pluralizada que os problemas podem ter, dentre os tipos de Reiki, este é um dos mais diversificados.
Reiki Xamânico
Antes de continuarmos, é preciso deixar claro que todos os tipos de Reiki partem do mesmo princípio. O terapeuta se torna um canal por onde a energia do paciente e do universo se unificam e equilibram. Após isso, a saúde do visitante se mostra mais harmônica e una em suas instâncias existenciais.
No Reiki xamânico, a sabedoria indígena influencia os princípios dessa vertente terapêutica. Ou seja, a transmissão do trabalho de cura é construída com base nos moldes orientais, respeitando sua criação histórica.
O trabalho feito com o Reiki xamânico se vale de ferramentas próprias para que possamos encontrar a natureza. Neste ponto, há alguns recursos vitais que podem ser essenciais para o caminho da cura, como:
- defumações;
- ervas medicinais;
- cristais terapêuticos;
- e instrumentos sonoros.
Reiki Essencial
O Mestre Takata ajudou a conceber esse método com seus estudos se valendo das técnicas da vida de Usui. Ainda que não seja tão sistematizada quanto as outras, essa terapia se mostra bastante intuitiva e guiada pelo imaterial. Contudo, acaba perdendo os conceitos que a tradição japonesa implementou em seu início.
Graças a essa modificação, as crenças pessoais e cultura criam uma maior participação nesse tratamento espiritual. Cada um pode se guiar intimamente pela própria essência enquanto realiza o trabalho, assim, esta se mostra uma grande entrega, visto que ele traz à terapia a sua parte mais íntima e particular em prol de alguém.
Mesmo assim, essa entrega maior não inviabiliza ou atrapalha a cura em qualquer nível de modo algum. Como dito linhas acima, o trabalho com o Reiki se mostra uma entrega acima de tudo. Portanto, você cede o seu espaço, tempo e força para ajudar quem precisa a se reconectar com o universo.
Considerações finais sobre tipos de Reiki
Ainda que algo nos faça bem em sua simplicidade, é preciso se dispor a enxergar além e encontrar suas potencialidades. Nesse sentido, os tipos de Reiki encontram o mesmo propósito se valendo de metodologias diferentes para isso. Ao fim, tantos os clientes, quanto os terapeutas se beneficiam disso.
Cabe ressaltar que nenhuma técnica é melhor ou pior que outra, nada disso. Já que possui uma ramificação extensa, você como usuário pode encontrar o melhor caminho de acordo com sua própria filosofia.
A fim de que conheça de perto os benefícios dos variados tipos de Reiki, se inscreva em nosso curso 100% online de Reiki. O pilar ensinado em nossas aulas te dará a estrutura necessária para dissolver qualquer empecilho que dificulte sua vida. Não apenas você, mas com nossa ajuda, toda a comunidade pode se valer do seu recente conhecimento.
Deixe um comentário