Gokai: significado para o Reiki

gokai

Ainda que uma vida equilibrada não possua receita física, algumas diretrizes ajudam na condução desse desejo universal. O oriente há muito tempo estipulou medidas que ajudariam a todos nos termos uma saúde mais completa. Nesse sentido, vamos entender o significado de gokai ao Reiki e como construí-lo.

O que significa Gokai para o Reiki?

Gokai condensa os cinco princípios do reiki, sendo uma tradução japonesa que condensa o conjunto. Criado por Mikao Usui, esse legado se mostra como valores e atitudes que ajudam a qualquer pessoa elevar sua consciência. Nisso, os praticantes de reiki os cantavam duas vezes ao dia e mantinham isso como filosofia de vida.

Mikao Usui percebeu que mesmo superando suas doenças com o Reiki as pessoas retornavam com outros problemas de saúde. Nesse caminho, determinou que se quisessem se curar por completo deveriam olhar aos problemas físicos e psicológicos de forma simultânea. Por isso foram construidos cinco princípios para conduzir esse trabalho.

Nisso, a introdução desse trabalho creditava o método como a medicina espiritual para lidar com as doenças.

 

Gokai significado para o reiki, quadro resumo

Kyo dake wa, apenas hoje

Para construir a nossa filosofia, precisamos ter em mente que a vida é construída com a união de cada dia. Embora sejam parte de um todo maior, cada dia é tão importante quanto o outro, esteja no ontem ou amanhã. Nisso, para iniciar o gokai, se estabeleceu a abertura Kyo dake wa, ou “apenas hoje”.

Nós não estamos certos da nossa felicidade durante o amanhã, mas podemos alimentar o gokai por hoje. Dessa forma, entendemos que o ontem não deve nos pegar de surpresa ou que o futuro não deve vir com ansiedade. A gente precisa viver o presente, de maneira que o agora seja respeitado.

Ainda que acreditem na restrição do pensamento, tornando as pessoas unilaterais, todos temos o direito de viver no presente. Procure deixar sua mente livre agora e viver de acordo com o que é no presente.

1º princípio: Ika ru na, “não sinta raiva”

É preciso entender que a raiva somente serve para que você e os demais acabem feridos. Por meio dela que uma pessoa pode encontrar um destino miserável e que a impeça de ser feliz. Ainda que pareça justificada, o egoísmo escondido lá no fundo não deixa que seu lado danoso suma.

Assim que a raiva começar a surgir, procure entendê-la e procurar a sua origem. Passe a observá-la, de modo a tornar essa emoção mais reconhecida a você. No momento em que se identificar com ela e permitir que se esvaia, a sua força será apagada gradualmente.

É preciso que encontre o seu ego aqui e abra mão da força que ele quer exercer sobre a situação. Essa raiva grandiosa que gera rancor e ódio pode ser apaziguada pelo 1°: princípio do Reiki. O equilíbrio emocional e mental de uma pessoa pode ser alcançado com essa abertura do gokai.

2º princípio: Shin pai suna, “não se preocupe”

É comum que todos nós nos preocupemos se algumas coisas acontecerem em um caminho diferente do qual esperamos. Isso acontece porque focamos exclusivamente em nossas vantagens e se elas serão prejudicadas de alguma forma. No fim, é o medo de que a mudança faça alterações com as quais não podemos lidar com antes.

Quando se alinhar com o universo e permitir que ele intervenha poderá alcançar a sua paz interior. Aqui poderá viver a sua vida tão bem quanto puder, evitando se preocupar em demasia com tudo. Mesmo que a sensação de ansiedade não suma por completo, agirá melhor em relação a ela.

Leia também:  Mestre Choa Kok Sui: quem foi e quais ensinamentos

Portanto, no segundo princípio do gokai, procure:

  • interromper o ciclo viciante em se preocupar demais com tudo;
  • deixar que essa tensão flua ao universo, a fim de que ele possa te ajudar nisso.

3º princípio: Kan sha shite, “seja grato”

O gokai acaba nos ensinando que o universo nos presenteia com a própria vida, pois sem alguns elementos não viveríamos. Por isso que devemos agradecer por tudo aquilo que ganhamos para alcançarmos um estado de elevação. Quando agradecemos, acabamos por:

Sermos mais felizes

Passe a apreciar a grandeza que carregou aqui e ainda recebe, mesmo que não possa vê-la fisicamente. Às vezes, mesmo que seja algo pequeno, temos a sorte de ter, diferente de outras tantas pessoas. É desse modo que será preenchido com alegria e poderá viver mais pacificamente.

Forças na superação

A sensação de insatisfação quanto ao que temos pode apagar o que conquistamos e nos deixar infelizes. Por meio da gratidão que enfrentará seus obstáculos com a visão de que pode superá-los. As peças boas e ruins da vida fazem parte dela e não devemos ter medo.

4º princípio: Gyo-o hageme, “trabalhe duro”

O quarto princípio do Reiki no conjunto gokai fala do esforço que precisamos ter a nós mesmos. Quando mergulhamos no trabalho de crescimento pessoal com a nossa vida, conseguimos progredir em diversos aspectos. Isso vai permitir que:

Entenda a sua missão de vida

Quais foram as metas e desejos que estipulou a si mesmo para o seu futuro? As responsabilidades precisam ser trabalhadas porque ajudarão a construir a vida que deseja. Indo além do campo físico, esse tipo de conduta em relação aos seus deveres ajuda na elevação espiritual.

Aprenda as lições

Esse trajeto acaba ensinando lições valiosas que ajudam no seu crescimento por meio do trabalho e vida cotidiana. Assim, a disciplina pode surgir, levando você a fazer o que precisa fazer no momento e da forma que puder.

5º princípio: Hito ni shin setsu ni, “seja gentil com os outros”

Para encerrar a jornada do gokai, o ato de ser gentil com os outros desencadeia uma onda de bondade contínua. Assim que começa a ajudar os outros eles acabam por ajudar outras pessoas também. Gradualmente, um pequeno mundo surge, facilitando a vida dos que estão presentes ali.

Ainda que a alegria não seja vista em quem recebeu ajuda, isso acaba refletindo em você mesmo. Sua recompensa é ver esse ato de bondade retornar para você em algum momento. Procure ajudar os demais da forma que for possível, sem esperar nada em troca, e a felicidade chegará.

Indo no caminho do Reiki, realizar essa tarefa fica muito mais fácil.

Considerações finais sobre Gokai

Viver sua jornada de acordo com os princípios do gokai é a forma mais plena de ser feliz e saudável. Ao unificar as necessidades do corpo com a mente, irá alcançar sua plenitude e reais necessidades.

Portanto, mude o seu pensamento ao mesmo tempo em que cura o seu corpo físico, alcançando novas perspectivas. Sua vida pode recomeçar daqui com a chance de ser a melhor versão de você mesmo.

Para te ajudar nessa conquista, se inscreva em nosso curso 100% online de Reiki e absorva os pilares do gokai. Através deles, você vai poder reformular a sua vida, se livrando das peças danosas e reaprendendo o sentido da mesma. Uma oportunidade de transformação esta diante de você! Nós queremos ajudá-lo a seguir adiante com ela.

Leia também:  Curso de Reiki Online EAD: 25 dúvidas frequentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *