Reiki é uma religião? Entenda

reiki é uma religião

Em vários de nossos textos mais recentes, tratamos sobre duas modalidades de reiki super diferentes e que geram ressalvas em muita gente. São elas o reiki arcturiano e o reiki apométrico. Dado que essas variantes estão muito ligadas a filosofias e religiões, fica o questionamento: será que o reiki é uma religião? Se você quer saber a resposta para essa pergunta, fique ligado neste artigo até o final!

A diferença entre religião, doutrina e prática religiosa

Bom, quando falamos em ter uma religião, é comum que façamos uma associação com a quebra do relacionamento com a ciência. Isso porque está pressuposto de que fé e ciência não andam juntas. Nós contestamos seriamente essa suposição, mas não comentaremos os motivos para isso aqui.

Por hora, basta saber que, mesmo se fosse verdade que o reiki é uma religião, isso não significaria que não há embasamento científico para fazê-lo enquanto prática integrativa.

O reiki na ciência

Dizemos isso porque, em um país laico como o Brasil, o SUS já oferece tratamento com reiki gratuitamente para a população. Ademais, hospitais universitários, em que se testam vários tratamentos de modo científico, há terapia para dor com reiki. Assim sendo, é super grave identificar a prática como uma religião totalmente desprovida de embasamento científico. 

Tendo dito isso, vamos agora esclarecer esse questionamento sobre o reiki ser uma religião ou não. Para isso, explicaremos alguns vocabulários com os quais você talvez não tenha tanta proximidade. Contudo, vale a pena ficar por dentro dessa nomenclatura para aumentar seu repertório cultural, por exemplo. Afinal de contas, religião também é cultura. Confira!

Religião

Talvez você não saiba tim tim por tim tim o que significa ter uma religião. Entretanto, é possível que você tenha uma ideia mínima sobre o assunto. Você deve saber, por exemplo, que as pessoas religiosas em geral acreditam na existência de um poder superior que rege a existência e o destino dos seres humanos. Realmente, a religião envolve a crença em algo ou alguém que seja muito maior que nós, seres humanos. 

Nesse contexto, é possível que esse ser superior seja:

  • o Deus bíblico, ou seja, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito,

  • Alá, isto é, a designação muçulmana de Deus,

  • Buda, aquele que conquistou o maior esclarecimento espiritual,

  • etc.

Poderíamos ficar horas descrevendo divindades por aqui, mas destacamos algumas que você certamente já deve conhecer pelo menos de nome. Tendo isso em vista, não necessariamente você precisa ter um rompimento com a ciência para crer em algo que seja maior que nós. Há quem acredite em extraterrestres, no poder do Universo e até quem idolatre grandes cientistas, tais quais Stephen Hawking e Noam Comsky.

Doutrina

O que vale prestar atenção sobre a religião aqui é que ela não só envolve a crença em algo. Essa crença também traz alguns contornos para o comportamento de quem crê. Nesse contexto, precisamos falar em doutrina. Ou seja, o conjunto de regras que moldam a postura intelectual e moral que resulta da crença de alguém.

Tome como exemplo o movimento Eu Escolhi Esperar, que incentiva a conservação da virgindade antes do casamento de jovens cristãos. Por fim, resta falar ainda das práticas religiosas. Confira do que se trata mais abaixo!

Prática religiosa, usos e costumes

Uma prática religiosa é o ritual por meio do qual as pessoas expressam, através de sua conduta, o relacionamento com o mundo sagrado. Assim:

  • tomar um passe é uma prática religiosa dos espíritas,

  • fazer vigílias de oração é uma prática religiosa dos cristãos evangélicos,

  • passar pelo Bar Mitzvá é uma prática religiosa esperada do jovem judeu.

Aqui é que surgem muitas dúvidas no público leigo. As pessoas imaginam que o reiki é uma religião ou, no mínimo, uma prática religiosa de alguma religião. Assim, quem já segue uma religião acaba tendo receios de fazer uma terapia com reiki ou se tornarem profissionais da área. No entanto, mostraremos que esse medo não tem fundamento.

Leia também:  Sessão de reiki a distância: funciona?

É verdade que o reiki pode dar suporte à religiões a depender da pessoa que trabalha com ele. Porém, isso não é uma obrigação, um fato.

E a filosofia? O que é

Nesse contexto, é muito importante entender não só o conceito de religião, mas o de filosofia também. Em linhas gerais, trata-se do “estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência”. Por ser um conceito tão amplo, até mesmo religiões podem ser consideradas filosofias. Assim sendo, há quem não se considere uma pessoa religiosa, mas praticante da filosofia budista, por exemplo.

Nessa conjuntura, muitas outras coisas acabam ganhando o status de corrente filosófica também. São exemplos a Psicanálise e o Marxismo, que são considerados doutrinas filosóficas.

Filosofia e religião: entenda a diferença

Assim, fica muito difícil encontrar um limite entre filosofia e religião. É necessário estudar bastante a fim de encontrar um modelo de vida com o qual você se identifique mais. Contudo, o que queremos deixar evidente aqui é: é você que decide se o reiki é uma religião ou uma prática religiosa. Pode ser também uma filosofia.

Ademais, há quem diga que seja apenas uma prática integrativa, enquanto outros rebaixam a prática a uma terapia alternativa. O que fica é: a depender da modalidade de reiki escolhida, o reiki passa longe de uma religião! Confira a razão para dizermos isso mais abaixo.

Afinal de contas, o reiki é uma religião?

Em teoria não. Trata-se de uma terapia que serve para diversas finalidades, inclusive como prática religiosa. É o que vimos, por exemplo, no caso do reiki arcturiano ou do reiki apométrico. Contudo, como já dissemos muitas vezes, isso não é verdade para todas as modalidades do reiki. Se fosse, não seria uma prática integrativa contra a dor estimulada por um órgão público de um estado laico.

Assim, se você tem uma religião e está receoso de se envolver com o reiki, esperamos que você abaixe a guarda. Vale muito a pena conhecer os efeitos terapêuticos do reiki, que são muitos!

Mesmo não sendo uma religião, religiões podem adotar o reiki como pratica

Sim, isso é verdade. Para quem é espírita ou budista, há a possibilidade de fazer o reiki como prática religiosa. No entanto, isso não vale para todas as religiões, até mesmo para quem é espírita ou budista.

Se você quiser fazer reiki e ou se formar em reiki, você pode ter uma religião ou não

Por fim, fica a lição: a religião não deve interferir na sua decisão de fazer reiki como terapia ou como profissão. Existe a possibilidade de associar as duas coisas. Porém, isso não é regra.

Considerações finais sobre a crença de que o reiki é uma religião

Esperamos ter deixado evidente em nosso texto como religião, ciência e reiki podem coexistir juntos. Quem queria saber se o reiki é uma religião, já sabe que uma coisa não exclui a outra! Assim, se ficou mais interessado em como o reiki funciona, temos a oportunidade perfeita e muito cômoda para você. Matricule-se em nossa formação 100% online e completa em reiki. Você terá a oportunidade de fazer o mestrado e adquirir um certificado para atuar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *