Reiki apométrico: significado e benefícios

reiki apométrico

Em um de nossos últimos posts aqui no blog, discutimos a finalidade do reiki arcturiano. Na esteira deste texto, que une o reiki a filosofias que muitos não são muito familiares dos leitores, tratamos do reiki apométrico.

Sendo assim, se você não faz a menor ideia do que isso significa, não se preocupe. Pois, ao longo deste artigo, explicamos para você tim tim por tim tim do que se trata essa modalidade de reiki. Para tanto, leia tudo até o final!

Significado do reiki apométrico

Como dissemos inicialmente, se você nunca ouviu falar sobre o reiki apométrico, tudo bem. Porque, realmente, essa não é uma modalidade que se tem muito conhcimento no campo da terapia. Tampouco apresenta fundamentos que se aceitam com muita facilidade por todos os praticantes de reiki. Todavia, nesta etapa do artigo, vamos explicar para você o que é a apometria, conjunto de práticas que dá origem ao termo que estudaremos hoje.

O que é apometria?

Em linhas gerais, a apometria é um conjunto de práticas que fazem parte da doutrina espírita. Muito embora  o reiki, de modo geral, não tenha nenhum vínculo intrínseco com religiões, nesse caso a ligação entre terapia e prática religiosa se estreita um pouco mais.

Contudo, se você entender a prática do Espiritismo enquanto filosofia e não como religião, é possível considerá-lo um conjunto de práticas filosóficas. Por isso, você escolhe como interpretará tudo o que diremos daqui em diante!

Na religião, ou como muitos a consideram, filosofia espírita, todo homem é um médium. Isto é um canal de comunicação entre os vivos e os espíritos. Além disso, a redenção do ser humano se dá a conta-gotas, à medida que cada espírito volta ao mundo para evoluir um pouco mais. Isto posto, não trataremos de destrinchar muito mais este assunto.

Temas como vida após a morte e reencarnação não necessariamente fazem parte do que discutiremos hoje.

Para os espíritas, a apometria é um conceito que se entende de várias maneiras. Pois, enquanto uns defendem que ela seja um método de expulsão de espíritos ruins, outros dizem se tratar da separação dos múltiplos corpos espirituais que um ser humano pode assumir.

Todavia, independentemente da visão que você tenha sobre o assunto, partirá do entendimento de que há um problema no âmbito espiritual da sua vida. Tal problema seria um impecilho para abundância da realidade que você vive hoje.

 

reiki apométrico significado

Por que associar o conceito de apometria ao reiki?

Ao considerar que há problemas na dimensão espiritual da sua vida que se desembocam em sua realidade hoje, a prática do reiki apométrico seria uma possibilidade de resolução.

Portanto, nas palavras da terapeuta Maiana Lena, podemos dar a seguinte definição para a prática:

uma nova proposta de cura energética que através do desdobramento dos corpos sutis nos conecta com as partes integrantes do nosso agregado espiritual, permitindo que nos conheçamos melhor, resgatando nossa luz interna, trabalhando e harmonizando os níveis que se desconectam da nossa alma, fazem-nos mais conscientes dos nossos padrões de pensamentos, comportamentos e de emoções, o que nos abre para a possibilidade de uma real transformação e cura a nível cósmico.”

A ligação entre o reiki e a religião espírita é obrigatória?

Não obstante haja uma relação direta de tal prática de reiki com a religião, não necessariamente você precisa ser espírita para fazer uma sessão de reiki apométrico. Entretanto, faz sentido que você ao menos se identifique com o Espiritismo  enquanto filosofia.

Leia também:  Reiki é uma religião? Entenda

Pois, do contrário, sem essa identificação, não faz sentido você se submeter a esta modalidade terapêutica. Como crer que as práticas produzirão algum resultado se você desacredita dos próprios fundamentos que embasam os seus processos?

Para o reiki apométrico, servir à luz é uma finalidade

Ainda na esteira da discussão entre reiki e religião, vale dizer que, em teoria, a finalidade do reiki apométrico não é tratar o indivíduo. Uma vez parte das práticas espíritas, o objetivo é servir à luz e evoluir. Todavia, se isso não faz sentido para você, não é necessário desistir do reiki.

Para tanto, basta encontrar uma outra modalidade que se alinhe aos seus valores. Aí está a diferença de enxergar o reiki como uma prática integrativa ou como uma terapia alternativa. Portanto, saiba como identicar essas diferenças que fundamentam as diferentes práticas!

A diferença entre reiki como prática integrativa e terapia alternativa com reiki apométrico

Uma das provas de que o reiki não precisa se associar à religião é o fato de que o SUS oferece o tratamento como prática integrativa para toda a população. Assim, vale lembrar que vivemos em um estado laico.

Isto é, o Estado é oficialmente imparcial em relação às questões de teor religioso. Por esse motivo, não apoia nem se opõe à prática de nenhuma religião. Portanto, seria muito estranho promover uma prática religiosa em um órgão oficial de saúde.

O que é prática integrativa?

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, considera-se a prática integrativa um tratamento que utiliza “recursos terapêuticos, que se baseiam em conhecimentos tradicionais, que se dirigem à prevensão de diversas doenças”.

Potanto, não se tratam de práticas religiosas. Deste modo, se você está em busca de estudos que abordam o reiki cientificamente, temos uma sugestão de artigo sobre reiki para você!

O que é terapia alternativa?

Por outro lado, a terapia alternativa pode ser definida como qualquer prática terapêutica que visa atingir os efeitos curativos da medicina, mas que carece de plausibilidade científica e, ou,  ainda não está em fase de teste. É aqui que entra o reiki apométrico.

Contudo, o fato de não testá-lo científicamente não implica em ineficácia. Já que há comprovação de seus benefícios por pessoas que se submeteram ao procedimento.  Confira alguns benefícios abaixo!

Benefícios do reiki apométrico

  •  Limpeza de magnetismos de tempos passados

Fatos que se passaram trazem influências para o momento presente. De modo que a proposta da limpeza de magnetismo é superar essa presença negativa do passado.

  • Distúrbios de comportamento

Ao considerar que comportamentos problemáticos atuais podem ser problemas de vidas passadas, o reiki apométrico tem as condições para atuar e  tratar dos males de que se sofre.

  •  Distúrbios do sono

Se você tem problemas para dormir, o reiki, em qualquer modalidade, já pode ajudar. No entanto, o reiki apométrico o faz com base na filosofia e nos princípios dos quais falamos anteriormente.

  • Vícios e dependências

Por fim, assim como no caso dos distúrbios de comportamento, vícios e dependências podem ter tratamento via reiki apométrico.

Considerações finais sobre o reiki apométrico

No texto de hoje, você aprendeu sobre uma vertente super distinta do reiki, que se denomina reiki apométrico. Recebe essa nomenclatura porque guarda relações com a apometria.

Sendo esperamos que com este texto os conceitos de como a terapia e a prática espiritual se relacionam se esclareceram para você. Contudo, se ainda está com dúvidas e sente que quer se aprofundar mais nesse tema, recomendamos que faça a nossa formação 100% online e completa em reiki. Falamos sobre várias modalidades do reiki em nosso curso!

Leia também:  Tratamento reiki: 10 coisas que você deve saber

3 Comentários

    • Olá, Roseli, tudo bem? O Reiki Apométrico deriva do Reiki Usui. Então, com nossa formação completa, você terá tudo sobre Reiki, inclusive aulas que tiram dúvidas sobre o funcionamento do Reiki Apométrico. O início é imediato, totalmente online. Conheça e inscreva-se, clicando aqui. Gratidão.

      Resposta
  • Se você está em busca de estudos que abordam o reiki cientificamente, temos uma sugestão de artigo sobre reiki para você!

    Gostaria de ver este artigo.
    Vocês podem me encaminhar?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *