Criador do Reiki: quem foi, sua história e ensinamentos

Mikao Usui criador do reiki

O reiki é uma técnica que canaliza a energia vital universal por meio da imposição das mãos. O método é bem utilizado nos dias atuais e por isso, para entender mais sobre o assunto, vamos falar sobre o criador do reiki. Portanto, confira o nosso post!

Quem é o criador do reiki?

O criador do reiki é Mikao Usui. Ele começou a desenvolver esse método ainda na sua juventude, quando estudou o Kiko. Aliás, essa é uma técnica também de cura que utiliza a energia vital da própria energia da pessoa.

Quando Mikao começou a se aprofundar no Kiko, ele percebeu que esse método tende a deixar a pessoa esgotada. Assim, devido a essa insatisfação, Usui decidiu buscar uma maneira de curar as pessoas por meio da energia vital. Contudo, que não deixasse as pessoas esgotadas..

Saiba mais…

Por ser um pesquisador incansável, Mikao viajou pelo Japão, pela China e pelo continente europeu para buscar informações. Esses dados, mais tarde, viriam a ser usados na elaboração da técnica do Reiki.

No ano de 1914, Mikao passou 21 dias meditando, orando e cantando no Monte Kurama, uma montanha sagrada. O lugar fica próximo a Kyoto que, aliás, é um local considerado o coração espiritual do Japão. Lá há muitos templos sagrados representando diversas divindades.

Origem do reiki

Não se sabe bem qual atividade Mikao estava realizando quando começou a desenvolver o Reiki. O que muitos historiadores alegam é que Mikao recebeu esse dom por meio de uma revelação mística.

Mikao deu origem a essa prática de cura por meio das mãos, no ano de 1922. Para isso, ele realizou muitos estudos e teve uma vivência espiritual muito ampla. Contudo, há quem acredite que a história de origem do Reiki vem de muitos milhares de anos atrás.

Saiba mais…

Acredita-se que em uma de suas meditações, Mikao Usui entrou em contato com um ser superior. Ele o ensinou a utilizar a técnica que ele buscava, bem como a metodologia da imposição das mãos e símbolos.

Por fim, agora que sabemos quem criou o reiki, vamos conferir a biografia do Mikao Usui

Mikao Usui criador do reiki: biografia

O criador do reiki, Mikao Usui, nasceu em Tanai Mura, no distrito de Yamagata, na província de Gifu, no Japão, no dia 15 de agosto de 1865. Vale ressaltar que o seu nome batismo é Gyohan. Mikao faleceu aos 62 anos, no dia 9 de março de 1926, na cidade de Hiroshima, no Japão, devido a uma hemorragia cerebral.

A biografia de Mikao era bastante secreta, e até a década de 1990, apenas um grupo distinto Mestres Reiki sabiam determinadas informações. Aliás, os dias corretos de nascimento e falecimento eram desconhecidos, por isso, há muitas versões sobre a história de Mikao.

Saiba mais…

Mikao foi casado com Sadako Suzuki, com quem ele teve dois filhos:

  • Fuji, um homem;
  • Toshiko, uma mulher.

Muitas versões de sua biografia afirmam que Mikao Usui era um homem bastante sorridente e gentil, que sempre estava tentando solucionar problemas. Como era de se esperar de uma pessoa que criou os princípios do Reiki.

Usui Reiki Ryoho Gakkai

Após o desenvolvimento do Reiki, Mikao foi morar na capital do Japão, Tóquio. Lá ele fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai (Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui). O intuito dele era tratar pessoas com a técnica do Reiki, além de ensinar quem quisesse aprender. Por outro lado, o instituto serviu para comprovar a eficiência dessa nova técnica.

Leia também:  Chakra Laríngeo: o que é, onde fica, como equilibrar

Mesmo após a sua morte, em 1926, Gakkai continua em pleno funcionamento e está em ativa até os dias de hoje.

Havia discípulos durante a origem do Reiki?

Segundo algumas inscrições que foram escritas no túmulo de Mikao, a resposta é sim! De acordo com essas informações, ele ensinou a sua técnica para mais ou menos 2000 alunos. Contudo, apenas 17 desse grande número se tornaram mestres, ou seja, chegaram a um nível que poderiam ensinar e treinar.

Difusão do Reiki

Com o Reiki tradicional surgiram outros tipos de Reiki. Alguns exemplos são:

  • Reiki Tibetano;
  • Reiki Xamânico.

Contudo, foi o Reiki Essencial que teve um papel fundamental durante a disseminação dessa técnica no ocidente. O motivo foi que esse tipo simplificou o Reiki tradicional mais acessível.

Saiba mais…

Nos dias atuais, o Reiki é usado em todos os cantos do mundo, em especial nas clínicas médicas e hospitais. No Brasil, é possível encontrar lugares especializados que oferecem essa técnica desenvolvida por Mikao.

Além disso, há vários cursos que ensinam esse método, como o nosso curso online de Reiki, que você pode conferir no link que está no final do artigo.

Embora a técnica tenha uma eficiência comprovada há muito tempo, apenas em 2017, o Reiki integrou aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, o principal objetivo dos usuários é harmonizar e curar de forma integral o corpo.

Afinal, o que é a energia do Reiki?

Como podemos ver ao longo do post, o Reiki tem como base a crença na cura por meio das mães. Além de usar essa parte do corpo, o reikiano utiliza símbolos para poder conseguir canalizar a energia.

Então, o reiki é uma maneira de energia inteligente e viva. Por meio desse método, há possibilidade de canalizar a energia universal com a intuição de restabelecer o equilíbrio espiritual, natural, emocional e físico.

Então, como funciona o reiki?

A técnica que nasceu no Japão por Mikao é constituída pela imposição de mãos para transferir a energia. Isso porque desta maneira há possibilidade de alinhar os centros de energia do nosso corpo. De modo geral, são conhecidos como chakras, que tem como função promover o equilíbrio energético, muito importante para manter o bem-estar mental e físico.

Antes de começar a realizar a sessão de reiki, o reikiano (nome dado ao terapeuta desta técnica), precisa fazer uma limpeza energética no lugar. Isso porque é necessário assegurar que haja amor e harmonia.

Saiba mais…

Ao longo das sessões, o terapeuta vai colocar as suas mãos sobre o corpo do usuário com a intenção de transformar a vibração das energias. Um dos principais benefícios é aliviar as dores e reduzir os sinais de estresse e de ansiedade.

Vale ressaltar que a prática do Reiki é bem segura e indicada a todos, afinal, não tem efeito colateral. Além disso, não tem relação com nenhuma religião, podendo ser aceita por qualquer indivíduo com determinada crença.

Considerações finais sobre o criador do reiki

Agora que você já sabe mais sobre quem foi o criador do reiki, temos um convite especial para você. Conheça o nosso curso de Reiki 100% online. Afinal, com as nossas aulas, você vai ter acesso a um conteúdo de qualidade. Por isso, inscreva-se já e comece ainda hoje essa jornada de conhecimento que vai mudar a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *