História do Reiki: fatos, fases e acontecimentos

história do reiki

O Reiki tem se popularizado bastante no Brasil, de modo que as pessoas têm conhecido melhor a sua história. Caso você não seja familiar à técnica, nós preparamos um resumo pontual a respeito da história do Reiki. Vamos conferir alguns fatos, fases e acontecimentos importantes desse método terapêutico.

O que é o Reiki?

A princípio é importante que você saiba o que é a terapia antes de entender a história do Reiki. O Reiki é uma técnica de transmissão energética para melhorar a saúde de uma pessoa. Consiste em posicionar as mãos sobre um paciente, canalizando por meio delas a energia universal para o corpo dele.

Essa técnica tem o intuito de equilibrar o campo energético de uma pessoa. Desse, modo um paciente consegue sentir um bem-estar tanto físico quanto emocional. Ainda que algumas crenças utilizem essa técnica, o Reiki não está conectado a religiões como algumas pessoas acreditam.

Qual a história do Reiki Usui?

A história do Reiki Usui tradicional começa no século XIX com o mestre Mikao Usui. Mikao estava numa jornada de evolução pessoal e encontrou no budismo o conhecimento que precisava. Segundo as histórias, os monges budistas indicaram para Usui uma técnica de cura espiritual budista perdida há bastante tempo.

Entretanto, essa é a história do mestre Usui com Reiki tradicional. Tudo porque há registros que datam do século VII a respeito da existência desse método ou daquilo que se tornaria o Reiki. Assim, fica entendido que Mikao Usui, em suas peregrinações, conheceu a técnica, aprimorou e difundiu pelo Japão nas décadas seguintes.

O Reiki é parte da humanidade

Quando uma pessoa estuda a história do Reiki ela percebe que o interesse humano pela técnica é algo natural. Dito de outra forma, a história desse método indica que muitos mestres perceberam inconscientemente a existência desse poder.

Ou seja, o Reiki é uma parte natural da humanidade. Entretanto é necessário o conhecimento adequado para utilizar essa técnica com eficácia. Por isso que um curso de Reiki é ideal para a formação de novos praticantes de Reiki.

Fases e acontecimentos

A história do Reiki tem alguns acontecimentos interessantes e importantes para os reikianos. A princípio, nós começaremos pelo:

Tibete

Os estudiosos indicam que registro mais antigo do Reiki data do século VII no Tibete. Esse documento foi escrito pelo monge Tse Wang Rigzin onde a técnica era conhecida como “Tsi Dup Yang bod”. Ademais, esse método era a técnica de cura mais antiga da civilização tibetana conhecida como Bon ou Bör.

Japão

De acordo com a história do Reiki Usui, a técnica foi assim nomeada quando o mestre Mikao a conheceu. Logo após a redescoberta, a prática foi difundida no Japão, onde a marinha utilizava o método até a Segunda Guerra. Os registros após esse período se perderam, visto que, com a derrota japonesa, a prática foi proibida.

Brasil

Por fim, os brasileiros somente conheceram o Reiki como nós entendemos hoje em 2007. Tudo porque o Ministério do Planejamento reconheceu o Reiki como uma das práticas integrativas da saúde. No mesmo ano a ONU reconheceu o Reiki como um tratamento complementar à saúde humana.

Ponte para o ocidente

À primeira vista foi o médico e comandante da marinha imperial japonesa Chujiro Hayashi quem trouxe o Reiki para o ocidente. Não de modo proposital, pois ele fundou uma escola para formar novos mestres após a morte de Usui. Uma das alunas, Hawayo Takata, escreveu diversos registros para a história do Reiki enquanto estava no Japão.

Leia também:  Reiki com Cristais: Como funciona?

Após ser curada, Takata estava interessada em aprender o Reiki, se tornando assim aluna e colaboradora de Hayashi. Quando retornou à sua tera natal no Havaí, ela fundou uma clínica e deu palestras sobre o Reiki. Logo que recebeu a permissão para ensinar a técnica, Takata ensinou o Reiki em cursos nos Estados Unidos.

O oriente no Brasil

A história do Reiki na Europa começa nos anos 80 por causa da reikiana Brigitte Muller. Em seguida, no ano de 1982, o Brasil conhece o Reiki por meio dos seminários de Stephen Cord. Somente em 1988 que a divulgação da técnica no país é feita com a ajuda de Claudete França e Jason Thompson.

No Oriente, Frank Arjava viveu no Japão durante 12 anos, sendo aluno da Sra. Yamaguchi que era discípula de Hayashi. Yamaguchi conservou os conhecimentos do Reiki de Usui, pois nunca se afastou da cultura japonesa. O Frank Arjava foi um dos principais mestres em Reiki no Brasil e trouxe novos conhecimentos para a técnica.

Embora tenha falecido em 2003, a Sra. Yamaguchi fundou com o seu filho o Instituto Jikiden no Japão. Tadao Yamaguchi continuou o trabalho de sua mãe, assim divulgando a técnica da “transmissão direta”. Em outras palavras, a técnica Jikiden consiste em ensinar o Reiki ao aluno assim como o seu mestre foi ensinado.

Benefícios do Reiki

Após entender a história do Reiki você compreende melhor alguns dos benefícios dessa técnica. Esse método terapêutico é bastante eficaz no tratamento de saúde dos pacientes atendidos. Tudo porque o Reiki é capaz de:

Relaxar

A energia recebida por meio do Reiki é capaz de acalmar o corpo, a mente e a alma da pessoa. O relaxamento acontece por causa do equilíbrio proporcionado pela terapia, diminuindo as toxinas do estresse no corpo. Além disso, a técnica ajuda pessoas a controlarem melhor a sua ansiedade.

Auxilia mulheres grávidas

O Reiki ajuda a diminuir os hormônios negativos causados pelo estresse. Desse modo, mulheres grávidas não sentem os efeitos da adrenalina e cortisol na gravidez. Dito de outra forma, as gestantes diminuem as chances de partos prematuros, aumento da pressão arterial ou pré-eclâmpsia.

Melhora o sono

Pessoas com problemas para dormir conseguem melhorar as noites de sono. O Reiki não só ajuda a relaxar, mas também combate a tão temida insônia.

Ajuda com os sintomas da depressão

A depressão é uma doença que não tem cura. Entretanto, o depressivo consegue amenizar os seus sintomas para alcançar uma qualidade de vida melhor. Essa pessoa pode adicionar o Reiki na sua rotina, melhorando assim os resultados obtidos com o tratamento clínico convencional.

Alívio das dores crônicas

Pessoas que sofrem com dores crônicas encontram um alívio natural nas sessões de Reiki. A canalização de energia em seus corpos ajuda a diminuir as dores e incômodos causados pelas doenças crônicas.

Considerações finais sobre história do Reiki

A história do Reiki narra como uma técnica de cura pôde transformar a vida de muitas pessoas. Embora seja um método de cura antigo, o Reiki ainda é muito relevante para o nosso cotidiano. O conhecimento passado através de gerações tem sido fundamental para a melhora da saúde das pessoas.

Desse modo, nós convidamos você para conhecer o nosso curso online de Reiki. Além da história do Reiki, você aprenderá como aplicar a técnica no seu cotidiano. Não só você se beneficiará, mas também outras pessoas, permitindo a sua atuação no mercado como um profissional. Portanto, entre em contato com a nossa equipe e descubra uma ferramenta eficaz para expandir o seu autoconhecimento e potencial interno.

Leia também:  Reiki Nível 1: o que se aprende neste nível de reiki?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *