Johrei: o que é, significado, aplicações

Muitos acreditam que as respostas que buscamos para termos uma vida melhor se encontra em algo distante do mundo material. Para alguns, o universo e a própria concepção da imagem de Deus fazem parte dessa busca para termos a felicidade plena. Com base nisso, hoje explicaremos mais sobre o que significa Johrei, suas metas e aplicações.

O que é Johrei?

O Johrei se trata da imposição de mãos para que os receptores, pacientes, possam se conectar com a luz de Deus. Existe aqui uma expansão perceptiva, de modo que se canalize um aspecto energético de origem divina. Com isso, ambas as partes podem se aproximar de uma força pacificadora nas suas vidas para que possam evoluir.

O termo possui origem japonesa, onde a composição traz os ideogramas 浄, “Joh”, e 霊 “Rei”. Em suma, significa algo como “purificação de espírito”. Assim, trabalha a purificação espiritual de todos, se valendo da energia do fogo, sendo ele o elemento da luz divina.

Cabe ressaltar que isso não se trata de uma religião, embora muitas tenham aderido aos seus princípios. Quem segue o Meishu-Sama fala sobre o envio espontâneo dessa energia para purificar a ama. Dessa forma fica possível limpar as manchas espirituais e que nos causam sofrimentos e dores.

Propósito

O uso da energia Johrei e do ensinamento dado por ela visa a limpeza de nossos pecados. Todos nós carregamos alguma mácula de acordo com esse seguimento que fica impregnada na nossa essência. Mesmo ações muito antigas continuam a reverberar em nossas vidas nos lembrando dessas falhas pesadas.

Isso faz uma referência direta aos pensamentos ruins, ações e palavras degradantes e que invocam o mal. Para clarear melhor isso, pense sobre como se sente após discutir ou maltratar uma pessoa ou animal. Essa sensação ruim pode diminuir em sua consciência, mas vai acompanhar seus relacionamentos por um bom tempo.

Por meio da terapia Johrei que isso pode ser descarregado e eliminado da sua vida. Em consequência, pode experimentar paz, saúde e prosperidade como sempre desejou.

Sobre o Ohikari

Ohikari se trata de um dos talismãs, medalhas circulares que são utilizadas por debaixo das vestes por ser algo pessoal. Dentro delas existe a palavra Hikari, que significa “luz”, na caligrafia do Meishu-Sama. Já que as palavras portam poder, quando pressionada em papel poderia emitir a luz de Deus ou canalizada pelas mãos.

A origem desses objetos vem do período em que Meishu-Sama era um membro da Oomoto, uma igreja Johrei. De acordo com relatos, o Mestre Deguchi, líder do grupo, confiou a ele a produção dessas peças sagradas.

É preciso ter cuidado com a peça porque se cair no chão precisa de reconsagração para ser usada de novo. Ademais, o Johrei não pode ser feito sem o uso desse talismã cuja caligrafia conecta todos a Meishu-Sama. Sem contar que o objeto em si seria responsável por emitir a luz divina que se quer tocar.

Requisitos

Qualquer indivíduo pode estar apto a trabalhar com o Johrei sem que isso interfira na religião que já segue. Tanto que é comum que praticantes desse trabalho integrem essa prática com outras ações religiosas individuais. Caso queira se habilitar a realizar esse movimento junto à Igreja Messiânica Mundial, basta:

Desejo

Precisa desejar verdadeiramente se tornar o messiânico e adquirir o Ohikari, a medalha da luz Divina.

Implementar o conteúdo

Tem de assistir as aulas para se ambientar nas ações messiânicas. Elas são feitas em vídeos distribuídos em cinco aulas, fora a aula para que possa ministrar o Johrei.

Ser grato materialmente

É indicado aos alunos que materializem a gratidão divina pelo recebimento do Ohikari por meio de um valor financeiro. Isso não é obrigatório e é voluntário, de modo que possa ajudar conforme as suas condições. Assim que essas etapas forem concluídas, seu Ohikari será recebido direcionando a um entrevista para concluir seu caminho.

As medalhas divinas

O trabalho com o Johrei envolve o uso de medalhas, como aberto linhas acima com o Ohikari. Elas são distribuídas conforme a situação do aprendiz, tendo propriedades exclusivas cada uma. Vamos a elas:

Shoko

Significando “luz pequena”, Shoko é dada aos iniciantes entre 4 e 11 anos de idade. Por meio dela, é possível usar o Johrei individualmente nas crianças em idade parecida e familiares.

Ohikari

A “luz divina”, como já conhece, é dada a partir dos 12 anos, fazendo com que aplique o processo em qualquer pessoa.

Komyo

Representando a “grande luz” amplia o que o Ohikari faz, mas é outorgada aos ministros da igreja. A diferença dela para a anterior é que possui mais intensidade.

Dai Komyo

Por fim, temos a “Luz muito grande” dada a ministros adjuntos e reverendos da Igreja Messiânica Mundial, direcionada ao Johrei coletivo.

Diferença entre o Johrei e o Reiki

Por meio da canalização manual do Johrei que os praticantes encontraram uma porta aberta ao mundo espiritual. Em vez de se concentrar em algo subjetivo, a espiritualidade se mostra mais palpável e sensível de presença. Usando termos mais simples, passa a ser mensurada e quantificada, por assim dizer.

Existe aqui uma certa confusão entre esse trabalho com a terapia Reiki pelo funcionamento parecido. Ainda que possuam a mesma meta, o Johrei trabalhar com a canalização específica da luz divina. O contato aqui é diretamente com a figura de Deus, pulando do imaginário a algo mais constituído.

Mesmo assim, os dois processos terapêuticos funcionam de dentro para fora, fazendo mudanças verdadeiras. Aqui você se eleva para que se torne um indivíduo melhor e com a sua disposição máxima à vida e ao bem.

Acolhimento em instituições diferentes

O trabalho com o Johrei faz parte da inclusão feita em diversas igrejas ao redor do mundo. A Igreja Messiânica Mundial foi fundada em 1 de janeiro de 1935 por Mokiti Okada, o Meishu-Sama, no Japão. Dividida entre aproximadamente 70 grupos, os maiores conectados a ela são o Sekai Kyusei Kyo – Izunome, Toho-No-Hikari e Su-No-Hikari.

Dentro do Brasil encontramos instituições reconhecidas e que praticam essa atividade, como a:

  • Igreja Messiânica Mundial do Brasil, ligada à Sekai Kyūsei Kyō – IZUNOME;
  • Arte do Johrei, fundado em 2005 por Dorgival Santos Silva;
  • Templo de Luz do Oriente, fundado em 15 de junho de 1973 pelo Reverendo da Igreja Messiânica Minoru Nakahashi;
  • Igreja Mundial do Messias, fundada em 2018 pelo Rev. Yoshiro Nagae entre outras.

Considerações finais sobre Johrei

O Johrei se mostra como um estilo de vida simples e revolucionário para que possamos alcançar a paz existencial. Em contato com Deus permitimos a nós mesmos recebermos sua luz divina e clarear o escuro da confusão. Isso não interfere na sua orientação sexual, de modo a se somar justamente com ela.

Cabe ressaltar que algumas ramificações desse trabalho é mais independente, sendo flexível quanto à prática. Em contrapartida, existe a parte mais tradicional interligada aos aspectos formais da época Mokiti Okada. Independente da sua escolha, acredite, a porta ao crescimento foi aberta e iluminada.

E outra chave para que consiga fazer isso é através do nosso curso 100% online de Reiki. O mesmo vai estabelecer as diretrizes que precisa para reavaliar sua vida e as suas prioridades. Assim como o Johrei, o Reiki lapidará o seu autoconhecimento, dando clareza e segurança para que viva com mais harmonia.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *