O que faz um profissional de Reiki?

praticante de reiki

O Reiki vem ajudando milhares de pessoas com suas técnicas terapêuticas. Além de ser uma prática que se faz totalmente deitado, na qual não exige força por parte do paciente. Nesse artigo vamos te mostrar sobre o profissional de Reiki e as suas habilidades.

Como funciona a prática e o que faz o profissional de Reiki

Primeiramente, na prática de Reiki o paciente recebe uma sessão na qual ele ficará deitado em uma mesa ou sentado em uma cadeira, se preferir. Tem que estar vestido e confortável, de preferência descalço e sem roupas justas.

Alguns minutos antes de cada sessão, se tem uma curta entrevista para avaliar o progresso em relação à sessão anterior. Desse modo, cada uma delas é personalizada em função das necessidades do paciente e dos objetivos que ele deseja alcançar.

Nesse ínterim, é recomendado manter a atenção no corpo durante toda a sessão de meia hora. Dentro desse período, o profissional de reiki que o atende colocará as mãos em diferentes posições e poderá orientar o corpo do paciente se for preciso.

Para fazer Reiki precisa acreditar nele?

Você não precisa acreditar no Reiki para que ele seja eficaz. Às vezes você pode chegar a apreciar os efeitos do tratamento durante a mesma sessão, porém a maioria das pessoas nota a agradável sensação de relaxamento.

O que é o Reiki

Reiki é uma forma muito específica de cura energética, na qual as mãos são colocadas fora do corpo ou tocando levemente o corpo, como na “imposição das mãos”. O Reiki também pode ser feito “a distância”, como uma forma de oração.

De acordo com muitas versões da origem do Reiki, o Dr. Mikao Usui, um japonês em busca de verdades espirituais, trouxe o método Reiki de cura para a consciência humana em 1922, após uma profunda experiência espiritual.

Ao passo que Usui começou a ensinar outras pessoas depois que um sério terremoto atingiu o Japão e ele se sentiu incentivado a divulgar seus conhecimentos.

Praticante de Reiki

Em uma sessão de Reiki, o praticante está procurando transmitir a Energia Vital Universal ao cliente. Ou seja, a intenção é criar relaxamento profundo, para ajudar a acelerar a cura, reduzir a dor e diminuir outros sintomas que o paciente possa ter.

Além disso, como não há regulamentação para praticantes de Reiki na maioria dos lugares, por esse motivo, talvez a pessoa que queira se tornar praticante da técnica precise fazer algumas pesquisas para encontrar um profissional qualificado.

Quem deve e quem não deve experimentar o Reiki?

“Não há perigos em se submeter ao Reiki. O Reiki não pode fazer mal e não tem efeitos colaterais”, diz Baldwin. Certifique-se de encontrar um profissional qualificado.

“A única ocasião em que a prática de Reiki pode ser perigosa é se o praticante não for bem treinado ou não estiver praticando Reiki de verdade. Alguém pode alegar estar praticando Reiki e, em vez disso, estar fazendo algo arriscado”, diz Miles.

“O Reiki nunca deve ser um tratamento invasivo. Os praticantes de Reiki deveriam ter trabalhado pessoalmente com um mestre de Reiki qualificado para poder aplicar o tratamento com eficácia”, continua Miles, um profissional da área.

O que esperar da primeira sessão de Reiki

A princípio, as sessões de Reiki variam em duração, mas geralmente duram entre 60 e 90 minutos.

O paciente vai passar a sessão inteira deitado, completamente vestido em uma mesa de tratamento, mas se a paciente estiver grávida, por exemplo, ou não puder deitar, pode ser analisado com o terapeuta e ele dará uma orientação sobre o que fazer.

Leia também:  Reiki no RJ: clínicas e cursos

Recomendações de um profissional de Reiki

Miles, um profissional da área, recomenda usar roupas largas e confortáveis para a sessão. Logo, tente evitar usar roupas apertadas ou que limitem o paciente de realizar movimentos.

Contudo, o paciente também poderá trocar de roupa no consultório do médico se necessário, porém deve verificar com antecedência se há disponibilidade de fazer a troca.

Qual é o número mínimo de sessões necessárias para ver os resultados?

O resultado vária de pessoa para pessoa, inicialmente é recomendado no mínimo quatro sessões para obter resultado. Dessa forma as sessões podem ser semanais ou quinzenais.

No entanto, se o seu problema for especifico, a sessão de Reiki poderá ser feita duas ou três vezes por semana. Quanto mais Reiki você receber, melhor.

Um profissional de Reiki pode ser aplicar a técnica em crianças e idosos?

O Reiki pode ser aplicado em todos. Normalmente as crianças reagem muito bem ao Reiki. Algumas pessoas idosas relaxam tanto que chegam a dormir numa sessão reikiana.

Ademais, vale lembrar que se algum paciente estiver tomando medicamento, o Reiki irá aliviar os efeitos colaterais que o remédio pode causar.

Uma pessoa pode aplicar Reiki em si?

Sim, o Reiki é uma técnica aprendida e o indivíduo pode aplicar Reiki em si. Qualquer pessoa pode aprender a técnica reikinana, não é necessário que você tenha conhecimento prévio de outras técnicas. Muitas pessoas ao redor do mundo praticam o Reiki.

Quais são os tratamentos mais solicitados pelas pessoas que vão ao Reiki para se sentirem melhor?

Sobretudo, as pessoas que decidem receber sessões de Reiki vêm principalmente por problemas de estresse.

Ademais, também existem sessões de Reiki para muitas mulheres grávidas. Dizem que a prática na gravidez ajuda a tornar o momento do parto menos doloroso para a mãe. Tanto o bebê como a mãe, ficam muito mais calmos.

Outro tipo de paciente que frequenta bastante o consultório de Reiki são os com câncer que estão recebendo sessões de quimioterapia ou radioterapia. O Reiki os ajuda a lidar com os efeitos colaterais da quimioterapia.

Que preparação se exige de um profissional de Reiki?

Acima de tudo, Reiki é uma terapia que ainda não foi aprovada pelo Ministério da Saúde. Em um nível profissional, isto é, se seu trabalho é remunerado, você pode treinar para se tornar um terapeuta de Reiki.

Considerações finais

Como pudemos ver nesse texto, o número de benefícios que o Reiki pode nos trazer é extremamente elevado. Assim, ele transforma seu corpo de uma forma inconsciente, onde visualmente não pudemos perceber o resultado.

Por outro lado, ao longo de várias sessões é que nos damos conta do quanto a sessão foi benéfica.

E você? Deseja ser um profissional de Reiki? Convidamos a se inscrever em nosso curso online sobre Reiki onde abordamos diversos assuntos que poderão lhe auxiliar a atingir esse objetivo em sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *