Princípios do Reiki: os 5 fundamentos do Reiki

princípios do reiki

Ao que se sabe, o reiki vai muito além das propostas de cura universais que carrega. A ideia é que a interferência dele possa ir muito além e ajude a reestruturar as nossas vidas. Com isso, vamos conhecer cinco princípios do reiki para implementar em nossas vidas e viver de forma plena e em concordância.

“Hoje e sempre, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos”

Dos cinco princípios de reiki, talvez este seja o mais difícil de trabalhar. Isso porque a natureza humana tende a ser passível à violência, de modo que a gente quebre acordos com a vida. Por conta disso, ficamos impedidos de progredir como deveríamos, ficando presos em um lugar. Para começar a quebrar isso por meio do reiki, tente:

Ignorar a natureza de controle

Evite a todo custo o desejo de subjugar algo ou alguém próximo a você. Essa busca por supremacia serve apenas para alimentar um caráter pouco construído, mas bastante destrutivo. Tenha em mente que cada um ocupa a posição que deveria e interferir de forma negativa é completamente errado.

Respeito

Independente de quem seja, qualquer pessoa ou animal merece respeito direcionado a ela. Ainda que se carregue dúvidas e divergências, o respeito é uma ferramenta ligada à razão e sociabilidade. Dessa forma, qualquer ser vivo o merece, mas isso não significa qualquer tipo de submissão. É colocar todos em um mesmo nível.

Gentileza

Ao contrário do que se fala, a gentileza é mais direcionada a nós do que aos outros. Isso porque, sabendo que é o certo, acabamos por causar bem-estar em nossa própria vida cuidando de alguém assim. Permeados pelo amor e carinho à existência, acabamos nos aproximando da união que nossos antepassados almejavam.

“Só por hoje, não sinta raiva”

A raiva é um dos venenos emocionais mais perigosos que existem. Isso porque a mesma é capaz de trazer problemas ao nosso corpo, mente e vida social. Quanto a esse último, acabamos por nos tornar portadores de uma nociva carga negativa. Pouco a pouco, nossa vida fica inacessível a qualquer sucesso.

Um dos princípios do reiki nos mobiliza a não sentirmos a raiva, mesmo que por hoje. Na realidade, não deixamos de senti-la de fato, mas aprendemos a lidar com ela e a redirecionar sua carga negativa. Quando estamos com raiva, nos tornamos criaturas impulsivas, destrutivas e pouco produtivas. Ela é o ingrediente principal a um desastre.

Assim que aprendermos a controlar nossa raiva, podemos refletir sobre o motivo dela. Será que tal estado vale mesmo a pena por conta de determinada situação? É preciso ter em mente que o gasto de energia deve ser bem pensando, a fim de que não o canse em vão. Aprenda a ser dono de si e não se tornar refém de suas emoções.

“Hoje e sempre, ganhe teu pão honestamente”

Um dos princípios do reiki nos convida a termos harmonia em nossas vidas por meio da honestidade. O encontro pleno da energia em nossas vidas permite que possamos conquistar coisas novas sem empecilhos. Traçar objetivos de forma limpa e ética possibilita a entrada de uma vivência mais saborosa e empática também.

Por isso que também não devemos passar a perna em quem quer que seja. Prejudicar alguém para que possamos prosperar é uma falta grave de caráter e pode trazer implicações à vida. Para os menos preparados, o sentimento esmagador da culpa em suas vidas. Aos demais, o acúmulo de um karma indesejado e bastante preciso.

Leia também:  Técnica de Reiki: funcionamento e usos

Por meio desse princípio, devemos entender o quão valoroso ser honesto é. Nesse caminho, você permite que a energia universal encontre você de maneira mais rápida e possa fazer mudanças positivas em sua vida. Ademais, se lembre que sendo honesto com as outras pessoas, você é honesto consigo.

“Só por hoje, não se preocupe”

Ao invés de se preocupar como algumas situações aconteceram de forma repetitiva, por que não evita se indagar com isso? Por vezes, algumas cisas aconteceram porque assim precisavam. Precisamos ter em mente que a partir de alguns eventos é possível dar passagem a outros. Nisso, reflita e tente:

Aprender com seus erros

Todos nós erramos muito e isso é uma característica da raça humana. Entretanto, os sábios sempre procuram tirar valiosas lições dessas derrapadas durante suas vidas. Assim como eles, sempre tente aprender com os erros que comete. Faça de sua vida um aprendizado para que amadureça e aprenda a lidar melhor com tudo.

Não se prenda ao passado

O passado é uma constante que não pode ser mudada por qualquer força no universo. Ele já aconteceu e está preso pelas consequências e o que veio depois dele. Por isso, evite ficar preso a ele achando que pode fazer algo sobre. A única coisa que você pode alcançar a partir dele é um aprendizado para o futuro.

Evite expectativas ao futuro

Quanto a esse, evite alimentar expectativas em demasia. Isso porque vai acabar por tirar o seu foco em relação ao presente e deixará de vier a sua vida. Viva cada momento do presente e deixe que qualquer preocupação do amanhã fique aí, no amanhã. Cada crise e momento serão tratados quando chegar a hora.

“Só por hoje, tenha gratidão com as bênçãos que recebe”

Por fim, um dos princípios do reiki nos convida a sermos gratos pelo o que temos. Essa abertura possibilita que o universo sempre se aproxime e possa entregar o que ele tem de melhor. Focando no que temos, entendemos o quão longe fomos e o quanto ainda podemos caminhar para uma boa vida.

Além disso, esse princípio mostra a relação equivalente que mantemos com os pares, mesmo com os desconhecidos. Às vezes, nos queixamos de não conseguirmos determinados objetos ou ações sem levarmos em conta os demais. Por exemplo, esquecemos que muitas pessoas estão dando o máximo de si para se levantarem ou vierem suas vidas plenamente.

Olhando a situação delas e as nossas conquistas, sempre devemos ser gratos pelos nossos esforços por tal. Temos uma liberdade com a qual muitos sonham e esta é o principal ingrediente para simplesmente fazermos as coisas com alegria. Valide o seu merecimento e esteja consciente do que pode fazer.

Considerações finais sobre os princípios do Reiki

De início, o reiki proporciona um contato com o universo, a fim de que restauremos nossa saúde. Contudo, é preciso enxergar além e perceber que estamos mudando sempre. O que somos hoje pode não ser o que seremos amanhã. Assim, os princípios do reiki ajudam a construir uma postura mais duradoura e positiva em relação à vida.

Gradativamente, tente implementar e exercitar cada um em sua rotina. Tal mudança pode ser difícil, mas ainda assim é possível. Lembre-se que a sua força de vontade, o desejo, conta diretamente ao sucesso dessa mudança. Deixe o universo falar através de você e mostrar o que pode ter em mãos.

Leia também:  Chakra Coronário: o que é, onde fica, como equilibrar?

Para te ajudar nessa transformação a partir dos princípios do reiki, se inscreva no curso 100% online de reiki do Instituto Reikiano. Por meio dele, você aprende as dinâmicas que podem te colocar em contato com o universo. Dessa forma, sua compreensão, estabilidade, saúde e integração social ficam melhores construídos. Confira!

1 Comentário

  • Nobres e edificantes são os princípios do Reiki.
    Tenho uma filha que reside em Indianápolis, Indiana, EUA e é prosélita do Reiki (🇧🇷Brazilian🧚‍♀️Reiki Master, Healer, Reiki/Crystal/Sound Therapist & Crystal Jewelry Designe).
    Mesmo sendo eu adepto da Doutrina Espírita, gostaria de me aprofundar mais nessa filosofia.
    Cordialmente.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *