Energia Reiki: o que significa, como se aplica?

energia-reiki

Hoje em dia temos encontrado mais informações sobre Reiki. Porém, nem sempre a gente encontra aquilo que queremos, pois muita gente está à procura de leituras mais específicas. Por isso, aqui em nosso blog temos uma lista de conteúdos para você aprender e, para deixar você ainda mais informado, vamos falar de forma exclusiva sobre a energia Reiki.

Com o desejo de deixar esse artigo completo para você, vamos começar falando sobre o que é Reiki. Após isso, iremos definir o que é energia e, por fim, discutir o que é energia Reiki. Ao ter esse último conceito em vista, vamos explicar ainda como aplicar essa energia.

O que é Reiki

Reiki é uma prática espiritual que se baseia na consciência da existência da energia vital universal, o “Ki”. Nesse contexto, a palavra Reiki significa “atmosfera misteriosa” e é uma combinação de dois caracteres japoneses: REI – “divino” – e KI – “energia vital”.

A imposição de mãos

É uma terapia natural japonesa para redução do estresse fazer com que fique relaxado. Através dessa terapia, é possível promover a cura física e emocional. A transmissão do Reiki é pelas mãos e utilização de símbolos. Assim, essa técnica se baseia na ideia de que o Reiki é uma energia vital invisível que pode fluir através de nós.

A pessoa que pratica Reiki consegue canalizar a energia por meio de seus centros superiores cognitivos. Após isso, ele pode irradiar essa energia pelas suas mãos até o receptor. Como dissemos, essa transmissão acontece através da imposição das mãos. Assim, essas devem estar na forma de duas conchas a fim de restaurar o equilíbrio natural entre corpo, mente e espírito.

Reequilíbrio e cura

A habilidade natural do corpo de se curar é pelo reequilíbrio. A cura acontece no nível mental, emocional, espiritual e físico. Ademais, com a terapia, é possível conseguir uma forma de energia que não se esgota e que qualquer pessoa pode ter acesso por meio de sintonização. Porém, o procedimento só deve ser feito por um mestre Reiki.

Isso é dessa maneira porque o mestre reikiano está em equilíbrio e conhece a técnica de forma profunda.

Por fim, precisamos dizer o quanto essa terapia vem ganhando força na nossa sociedade. Inclusive, em hospitais renomados vem praticando-a como auxilio a tratamentos hospitalares tradicionais. Além disso, a prática já acontece pelo SUS para alguns tratamentos.

O que é energia

Agora que a gente falou um pouco sobre o Reiki, vamos falar sobre energia. Essa discussão é importante para que a gente entenda o que é a energia Reiki em oposição ao que é entendido como energia de forma conceitual.

Energia é a capacidade de algo de realizar trabalho. Ou seja, gerar força num determinado corpo, substância ou sistema físico. De forma etimológica, a palavra vem do grego “ergos” (“trabalho”). Com isso, vemos que desde o início a energia foi associada a essa questão.

Na Física, essa concepção se confirma. Isso porque a energia aqui está associada à capacidade de qualquer corpo de produzir trabalho, ação ou movimento. No entanto, o conceito também pode ser utilizado no sentido figurado para designar o vigor, a firmeza e a força.

Energia na física

Voltando para a física, segundo as suas leis, a energia não pode ser criada, mas apenas transformada. Este é o primeiro princípio da Termodinâmica. Além disso, cada um dos tipos de energia é capaz de provocar fenômenos determinados e característicos nos sistemas físicos.

Leia também:  O que é energia positiva e negativa?

Quanto às diferentes fontes de energia, elas podem ser encontradas na natureza. Estas são divididas em duas categorias, sendo isso de acordo com a possibilidade de manutenção e produção:

  • as energias renováveis – como a energia eólica e energia solar;
  • as energias não-renováveis – como as energias obtidas a partir do carvão mineral e petróleo.

Formas de energia

  • Cinética: tipo de energia relacionada com o movimento dos corpos;
  • Térmica: forma de energia relacionada com o calor e as altas temperaturas;
  • Solar: alternativa renovável de fornecimento de energia para diversas utilidades através da captação dos raios solares;
  • Eólica: forma de energia alternativa e que provém dos ventos;
  • Química: tipo de energia que está armazenada em todas as matérias com ligações químicas, e que é libertada quando ocorre a quebra ou perturbação dessas ligações;
  • Elétrica: pode ser produzida a partir de usinas hidroelétricas ou através de fontes renováveis, como a energia solar e eólica;
  • Nuclear: energia libertada quando ocorre uma reação nuclear.

E a energia reiki?

Para falar sobre ela, vamos precisar pensar na energia que a gente libera e como liberamos no dia a dia. Por causa dos excessos físicos, emocionais e mentais, liberamos energias. Contudo, essas liberações geram bloqueios energéticos que interrompem ou impedem o fluxo normal da nossa energia vital.

Esses bloqueios, por sua vez, geram disfunção em razão do deficiente ou mau funcionamento dos órgãos e das glândulas.

Terapia reiki como auxílio

Nesse ponto que o Reiki vai agir. Por meio dessa terapia, vamos usar a energia primordial que constitui todo o universo. Essa energia deu origem a tudo e todos os seres vivos a captam ela após a iniciação. Após sintonizados, a gente passa a ser canais desta Energia Cósmica e podemos direcioná-la para a zona afetada.

Através da sintonização, a gente emite vibrações que diluem os bloqueios prejudiciais, ou seja, os nós que citamos anteriormente. Por consequência, a gente consegue intervir de forma efetiva na matéria, em outros campos de energia e na consciência. Isso leva a um estado natural de bem-estar, plenitude, harmonia e equilíbrio.

Efeitos

O efeito da energia Reiki acontece na medida em que ela passa pela parte afetada de nosso campo energético. Ou seja, quando passa pelos nossos bloqueios.

Após isso, ela eleva nosso nível vibratório dentro e fora do nosso corpo físico. Portanto, este é o local em que os pensamentos e emoções estão alojados na forma de nódulos energéticos, que funcionam como barreiras do nosso fluxo normal de energia vital.

Quantidade

O quanto de energia Reiki será transmitida vai depender da recepção do paciente. Afinal, a energia enviada pelo mestre é ilimitada. Porém, a pessoa que está recebendo é que se abre para ela ou não.

Como aplicar a energia reiki

Neste tópico vamos indicar o passo a passo para a aplicação da energia Reiki. Mas, antes de você ler isso, queremos alertar que você não deve fazer esse procedimento em casa. Apenas as pessoas preparadas devem executá-lo. Por isso, lembre-se que através da energia Reiki nós mexemos de forma efetiva na matéria. Para isso, temos que estar equilibrados.

Esse tópico serve como uma visão geral do processo, mas não deve ser um manual.

Procedimento

1. Primeiro se faz uma invocação esfregando as mãos para abrir os canais receptores do paciente. Ademais, se pede para que a energia do Reiki se faça presente para curar.

Leia também:  Reiki para dormir profundamente: como usar?

2. Em seguida, se executa o primeiro chakra. Ele é muito importante, porque através do mesmo os canais condutores e receptores ficam totalmente abertos.

3. Nos próximos chakras, não é necessário que o profissional demore muito. Ou seja, é necessário uma certa agilidade.

4. Após a execução do último, o profissional agradece a Deus por ser um canal de cura.

5. Por fim, as mãos devem ser assopradas para evitar a empatia entre o mestre e o paciente.

Considerações finais sobre energia Reiki

A energia Reiki pode ser uma ferramenta fundamental para alguns processos de cura em nossas vidas. Por isso, se você quer se aprofundar nesse tema e ser um mestre para ajudar outras pessoas, conheça nosso curso 100% online do Instituto Reikiano. Afinal, ele garante que você estude quando e onde quiser e se forme completamente para aplicar o reiki. Portanto, confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *