Reiki para crianças: como aplicar, como ensinar?

aplicar reiki em crianças

Por meio do sistema Reiki todos nós conseguimos recuperar a saúde através da reposição energética. As crianças podem aprender desde cedo a importância de desenvolver habilidades que ajudarão na sua evolução pessoal. Por isso, que hoje nós falaremos de Reiki para crianças e como ensiná-las. Então, te convidamos para ler o nosso post!

Por que nós devemos ensinar Reiki para crianças?

Usar o Reiki em crianças é importante porque ajuda os jovens a lidarem com as dificuldades do dia a dia. Talvez a maioria dos adultos tenha lidado com desgastes e perturbações em suas vidas. Por causa disso, que desde a infância essas pessoas sofreram ansiedade, depressão, angústia ou hiperatividade.

Ainda que julgassem o que era melhor para os filhos, muitos pais não puderam ajudá-los de forma correta. Tanto que muitas crianças cresceram à base de medicamentos. Conforme o uso das drogas  aumentava, os jovens sofreram consequências graves a longo prazo.

O Reiki é, com certeza, um método natural e muito bom para adultos e crianças. Com a ajuda desse processo terapêutico, os jovens conseguem reconhecer e lidar com sua força interior. Sabendo como as energias funcionam a criança se torna capaz de relaxar e equilibrar o corpo e a mente.

Como aplicar Reiki em crianças?

Embora a sessão de Reiki dure, mais ou menos, 30 a 60 minutos, as crianças vivem esse momento de forma pessoal. Tanto que é difícil pedir para uma criança ficar parada por muito tempo. A sua energia natural a deixa agitada e é necessário saber o tempo e a disposição dela.

Com a intenção de garantir os melhores resultados na sessão, os adultos precisam imaginar alternativas para a terapia. Por exemplo, aplicar Reiki em algumas partes do corpo, de mãos dadas com a criança ou até distraindo ela com desenhos animados. Nós apresentaremos para você outras dicas de como aplicar Reiki em crianças:

Converse

Você precisa conversar com a criança a fim de perceber a necessidade dela em relação ao tratamento. Já que cada criança tem uma personalidade própria, aplique o Reiki da forma mais confortável para ela. Muitos terapeutas costumam aplicar Reiki apenas nos pés, mãos ou peito do paciente, por exemplo.

Os cinco princípios

Recitar os cinco princípios do Reiki ajuda no compartilhamento de energia e foco entre terapeuta e paciente. Antes da canalização energética começar você pode dizer em voz baixa os princípios, melhorando assim os resultados desejados.

Duração

Ainda que as sessões durem, em média, de 30 a 60 minutos, não se prenda a esse tempo. Conforme a terapia avança, a criança sabe por instinto se ela melhorou ou ainda precisa de mais energia. Em muitos casos é comum que elas durmam durante a sessão de Reiki.

Está gostando do nosso post? Então, comente abaixo o que está achando. Continue lendo para saber mais sobre essa prática.

O curso de Reiki para crianças

Para saber como ensinar Reiki para crianças os adultos devem considerar as necessidades delas. Um curso de Reiki para crianças tem dinâmicas e atividades específicas para esse público. Por exemplo, apostilas de Reiki com ilustrações, além de um certificado personalizado.

Após ser iniciada no Nível I do curso a criança já consegue aplicar Reiki em si e nas outras pessoas. Logo, jovem o reioiano reconhecerá a energia cósmica e se tornará uma pessoa amorosa, solidária e empática.

Conforme os estudos da criança avançam ela trabalha novas habilidades benéficas para o seu crescimento. Não só melhora a sua atenção, mas também aumenta confiança, paciência e compreensão das limitações humanas. O curso de Reiki para crianças é, sem dúvida, uma das chaves para construir seres humanos transformadores.

Leia também:  Aplicação de reiki para dores nas costas

Crianças autistas podem receber Reiki?

As crianças com TEA, Transtorno de Espectro Autista, sentem os benefícios das sessões de Reiki. Segundo um estudo português da Escola Superior de Educação Jean Piaget, a terapia potencializa os efeitos positivos do tratamento médico. Desse modo, crianças autistas que fazem Reiki sentem:

  • relaxamento durante e após as sessões terapêuticas;
  • aumento positivo das interações sociais, incluindo na escola;
  • melhora no seu desenvolvimento global.

É importante deixar claro que o Reiki não é uma cura alternativa para o autismo. A terapia reikiana trará benefícios para a rotina das crianças autistas se somada ao tratamento normal.

O Reiki e crianças agitadas

De acordo com os terapeutas reikianos, as crianças mais agitadas se beneficiam do Reiki assim como as crianças mais calmas. Logo, jovens diagnosticados com TDAH, autismo, transtorno opositor desafiador e síndrome de down podem melhorar a sua saúde. Com o intuito de aproveitar melhor a experiência, os adultos devem respeitar o tempo da criança.

Se o jovem quiser, a aplicação de Reiki em criança se torna mais fácil. Muitas crianças recebem a energização no colo dos pais, vendo TV, brincando no chão ou amamentando. Se possível, os pais devem conversar com o terapeuta a fim de explicar as necessidades de cada criança.

Há contraindicações?

O Reiki para crianças apenas traz benefícios, de modo a ajudar no desenvolvimento delas. Com a terapia reikiana as crianças podem saber melhor sobre si mesmas e aumentar suas habilidades. Por exemplo, aumentar a concentração em atividades do dia a dia ou dormir melhor.

Conforme os profissionais recomendam, os pais podem aprender o Reiki para aplicar nos filhos em casa. Assim é possível normalizar a canalização de energia no dia a dia da criança.

Benefícios do Reiki para crianças

Assim como os adultos, as crianças também têm dificuldades, sejam elas físicas ou mentais. Logo é importante apresentar o Reiki para crianças assim que possível e familiarizá-las com a terapia. Desse modo elas sentirão:

  • alívio das dores emocionais e físicas, inclusive as causadas pelo estresse;
  • melhora na recuperação da saúde e sistema imunológico fortalecido;
  • aumento na energia vital;
  • relaxamento profundo, diminuindo a frequência do terror noturno nas crianças;
  • equilíbrio energético;
  • se usado em conjunto com tratamentos médicos, o Reiki pode ajudar na melhora dos resultados do tratamento principal;
  • diminuição do estresse e ansiedade;
  • diminuição das cólicas em crianças pequenas;
  • ajuda a melhorar a qualidade do sono.

E, por fim, a aplicação de Reiki em bebês facilita a amamentação, acalma e diminui toxinas no sangue.

Considerações finais sobre Reiki para crianças

O uso do Reiki para crianças é muito importante a fim de desenvolvê-las por completo. Todas as experiências na infância, sejam boas ou ruins, vão definir que tipo de adultos elas serão. Sendo assim, por meio do Reiki as crianças aproveitarão melhor essa fase enquanto cuidam da própria saúde.

Os pais devem participar desse aprendizado, de modo a ajudar no autocuidado dos filhos. Com certeza, a experiência de aprendizado com o Reiki unirá mais essa família. Afinal, os adultos já foram crianças e conhecendo o Reiki podem imaginar o que os filhos precisam quando se sentirem mal.

E com o nosso curso online você aprenderá como usar Reiki para crianças e adultos. Além de trabalhar o seu autoconhecimento, o curso te ajudará a transformar a sua saúde e cotidiano. Então, entre em contato com a gente! E garanta uma ferramenta capaz de melhorar a sua vida e revelar novas possibilidades de crescimento.

Leia também:  Curso Reiki I: o que estuda Reiki Usui Nível 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *