Visão holística da saúde: o que é?

visão holística

Hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças”. Ou seja, é sobre uma visão holística da saúde. Então, no post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o que significa isso e quais terapias tem essa definição.

Saúde holística

A palavra holística vem do termo grego holos, que significa “todo” ou “inteiro”. Está relacionada à totalidade, ou uma “visão” global. Na medicina, quando um problema está sendo tratado de forma isolada, é aguardado um resultado mais rápido.

Porém, algumas vezes, efeitos colaterais podem aparecer. Com essa visão, tais efeitos seriam minimizados. Isso considerando que a pessoa deve ser tratada por inteiro, unindo a:

  • medicina tradicional;
  • ciência;
  • psicologia.

Pois, os fatores emocionais e de fora fazem parte do problema a ser solucionado.

O cuidado holístico na história

Segundo Hipócrates, as doenças não podem ser analisadas de formas isoladas. Mas é preciso olhar todo o ambiente externo e as leis universais que o regem. Além disso, “e com a qualidade pessoal dele, que se fixa com segura visão” (apud Jaeger, citado por Gallian, 2001).

A pessoa é sempre enfocada, nessa visão, do ponto de vista microcosmo e do macrocosmo. No microcosmo, cada parte representa um todo, e do macrocosmo, o todo interage com os seus componentes.

Berrinelli, Waskievicz e Erdmann (2003) completam dizendo que o cuidado à vida só será possível exercê-lo se sabermos o ser humano em sua totalidade. Ou seja, nas suas diferenças e na sua diversidade.

Mais discussões científicas

Marque (2004) fala que toda a discussão sobre o desaparecimento do conhecimento fragmentado, tem como objetivo buscar conhecimento em sua totalidade. Além disso, ele diz que todas as pessoas estão tentando ter valores para entender melhor o homem e o mundo.

Blasco (2004), por sua vez, conclui que estamos em um tempo de muitas comunicações e estamos perdendo as raízes filosóficas. Com isso, nota- se a falta de contentamento dos profissionais da saúde e de seus usuários. Assim sendo, surge a necessidade de um resgate de valores menos conhecidos, que aos poucos, podem ter se perdido diante dos avanços da ciência.

Uma solução para a visão holística na saúde

É importante que um novo olhar surja diante dessa situação. Porém, não abandonando novas ciências e tecnologias. Mas sim, tendo valores humanos nas relações que acontecem em instituições de saúde.

Com isso, buscando valorizar e respeitar a ética de cada pessoa. Com os estudos, percebemos cada vez mais que tem uma relação entre:

  • pensamentos;
  • emoções;
  • problemas;
  • por fim, saúde.

Essa é uma relação que não pode ser negligenciada!

Mais argumentos em defesa da visão holística da saúde

Por exemplo, uma dor crônica. Ela é como um reflexo de algum problema emocional. Por isso, essa terapia está cada vez mais popular, por tratar da saúde geral da pessoa. E promove o autoconhecimento, aumento da autoestima e compaixão.

Além disso, práticas holísticas também envolvem conhecimentos aplicáveis para que as pessoas conquistem uma vida melhor. Por isso, sempre que necessário, a intervenção da medicina tradicional é muito desejável.

Você está gostando do nosso post? Então, comente abaixo o que você está achando do nosso post! Além disso, continue lendo para saber mais.

Práticas terapêuticas que se encaixam na visão holística do ser humano

A visão holística da saúde define que tenha um equilíbrio entre corpo e mente para uma qualidade de vida melhor. Dentre algumas das mais conhecidas estão a acupuntura, o reiki, a massoterapia e a yoga. Muitas dessas técnicas são reconhecidas pela OMS, como o reiki e a homeopatia.

O reiki está na lista de tratamentos do SUS desde 2017. É importante enfatizar que, para o sucesso de quaisquer tratamentos holísticos, é essencial a participação ativa da pessoa. A ideia aqui é que a busca pelo equilíbrio físico, mental e espiritual deve vir do “eu”. Portanto, a cura viria de dentro.

É importante notar que, durante o tratamento, o terapeuta tem o cuidado de evitar abordagens ou termos que são caracterizados da medicina tradicional. Assim, o profissional em questão deixa claro que são intervenções diferentes. Além disso, uma não elimina a importância e necessidade da outra.

Terapias holísticas mais procuradas no Brasil

Meditação

A meditação procura relaxar o corpo e a mente, diminuindo estados negativos como o estresse, ansiedade e sentimentos que são prejudiciais. É uma prática que tende a trazer tranquilidade e concentração no momento presente de forma positiva.

Reiki

O terapeuta reikiano usa suas mãos para estender e canalizar energia vital universal sobre o corpo do paciente, procurando restaurar equilíbrio físico e mental. Alivia sintomas de depressão, estresse e ansiedade.

Aromaterapia

O profissional responsável faz uma análise dos aromas que ajudam mediante ao problema que lhe foi apresentado. Além disso, é bom para resolução de questões emocionais e, em especial, para a melhora de foco.

Barra de Access

O tratamento com Barra de Acess é bom para desbloqueios emocionais e mentais, funcionando como uma limpeza. Consiste em estimular 32 pontos que temos na cabeça, responsáveis por armazenar padrões e pensamentos limitantes.

Elimina o acúmulo de pensamentos e emoções negativas que juntamos através de experiências diárias, aumentando a clareza mental.

Homeopatia

A terapia tem o reconhecimento do Conselho Federal de Medicina desde 1980 e é oferecida pelo SUS desde 2006.

Ela promove o uso de medicamentos que não agridem o organismo e foca no paciente, não no problema apresentado de forma isolada. Utilizada para reestabelecer o equilíbrio vital, trata de um grande número de doenças psicológicas e físicas. Assim sendo, é bom para tratamentos contra a ansiedade

Yoga

Antes de mais nada, a palavra em sânscrito significa “união”, nesse caso, do corpo e da mente. Uma prática milenar que conecta o corpo físico e mental para tranquilizar. Entre os tipos mais praticados no Brasil, está o Kundalini Yoga, que tem como objetivo desbloquear o fluxo energético do corpo.

Este, por sua vez, está relacionado à prática de posturas e exercícios respiratórios, assim, “desbloqueando” o corpo. As práticas, além de melhorarem a postura, diminuem níveis de estresse e ansiedade. Assim, trazem melhoras físicas para quem pratica e renovam as energias, entre muitos outros benefícios.

Você gostou do nosso post? Então, comente abaixo o que você achou! Achamos muito importante a sua opinião para o nosso blog.  Além disso, continue lendo, pois temos um convite para você.

Considerações finais

Por abranger de forma ampla, os cuidados com o corpo e a mente, a saúde holística tem grande peso na vida mais saudável e feliz. Assim sendo, é necessário ter em nosso dia a dia práticas que despertam nosso bem estar e energias positivas.

Isso porque a rotina é muitas vezes estressante. Além disso, praticar ações que nos fazem bem reflete em nossos relacionamentos e em nossa saúde. Então, vale muito a pena conhecer essa terapia e colocá-la em prática no nosso dia a dia.

Por fim, faça a sua matrícula em nosso curso 100% online e completo de reiki. Nele, você aprenderá a prática que tem muitos dos benefícios da visão holística da saúde que falamos mais acima! Então, inscreva-se já e comece ainda hoje. Não perca essa chance de mudar a sua vida!

1 Comentário

  • Eu Aspásia fico eternamente grata a quem colocou essas informações por quê porque tenho 68 anos e ainda não conhecia direito essas informações muito agradecido muito agradecido mesmo que Jesus abençoe a todos que estudaram essas técnicas que estão nos ajudando que Deus ampare e guarniça a todos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *