Dia Internacional do Reiki: quando se comemora?

O dia internacional do Reiki é comemorado desde 2009 no dia 15 de agosto no Japão. Essa data foi escolhida em celebração e lembrança ao mestre Usui, que nasceu no Japão no mesmo dia de 1865. Como você já deve ter lido em outros artigos aqui do blog, o mestre Usui é comumente reconhecido como o criador do Reiki. No artigo de hoje, você aprende um pouco mais sobre a origem desse dia!

O dia internacional do reiki no Brasil

No Brasil o assunto do dia internacional do Reiki não é tão comentado e divulgado. Porém, em alguns países como Espanha e Portugal, as comemorações se prevalecem. Essa é uma cultura que nós, reikianos, certamente precisamos rever, não é?

Mas, afinal, o que é reiki e por que comemoraríamos um dia do reiki?

O sistema reiki consiste, basicamente, em uma terapia. No entanto, ela não é tão invasiva em seu processo, pois procura o equilíbrio para o processo da cura.

Assim sendo, o dia da comemoração do Reiki é um dia de união e de todos os reikinianos. Nesse dia, todos podem se juntar e comemorar o dia tão importante que foi o nascimento o mestre Usui. Ou seja, podem comemorar o nascimento de uma prática terapêutica tão benéfica e efetiva!

Os praticantes reikianos prezam para que tal dia seja compartilhado, mas não de qualquer jeito. É importante que essa comemoração se realize e seja divulgada em forma de amor e carinho. Ademais, é importante a exaltação dos principais deixados por Usui. Caso você não saiba, o reiki tem 5 princípios para renovar a cada dia a intenção. Falamos sobre ele em seguida!

Os 5 princípios

Os 5 princípios são, basicamente, os principais princípios sobre os quais a prática terapêutica se apoia. Como o próprio nome já diz, trata-se de um conjunto de regras para lembrar e praticar todos os dias. Em linhas gerais, esses princípios são:

  • dizer que está sereno,
  • grato,
  • bondoso,
  • tranquilo,
  • e que possui um trabalho que desempenha com honestidade.

O Reiki

No sistema reiki não se cultuam ou celebram mestres ou deuses, mas sim as próprias pessoas que praticam a terapia. Assim, uma das motivações para a origem da comemoração do dia do reiki é justamente para que essas pessoas saibam a importância de seu valor. Cada um tem sua vida do seu jeito e, ainda assim, é extremamente especial. Ainda mais por praticar os ensinamentos deixado por Usui.

É importante notar que o reiki gira em torno da arte de poder chamar a felicidade pra si, prezando, a cada prática, melhores corpo e mente. Para isso, os 5 princípios que mencionamos mais acima andam lado a lado à isso, mantendo sempre a felicidade em perspectiva.

Os praticantes procuram não se achar melhor que os outros, pois acreditam que eles são necessários e únicos para realizar seu próprio crescimento. Assim, acreditam que não devem haver raiva, inveja ou algo que difere dos princípios impostos por Usui. E ela acontece apenas por 1 dia! Isso é suficiente para que o indivíduo possa encarar sua mudança, alterando assim seu coração e consciência.

O trabalho do Reiki

A terapia reikiana trabalha com a gratidão, paz, a bondade, e entre outras virtudes do indivíduo, que em si demonstram emanar uma energia positiva e boa ao mundo e para as outras pessoas. Ou seja, não se trata apenas de algo que dura por um dia, mas que servirá perpetuamente para cada momento de sua vida.

Leia também:  Reiki e Acupuntura: Principais diferenças e semelhanças entre ambos

Benefícios do Reiki

A terapia não é para a cura, e sim para que o paciente tenha o autoconhecimento e possa se controlar e assim, melhorando como pessoa por si só. Podem existir várias etapas na terapia, por exemplo, sempre procurar relaxar o corpo, para que todo cansaço seja subtraído do corpo do indivíduo.

Depressão

Ademais, a prática procura fazer com que o corpo saiba superar as infecções, ou seja, mudando seu modo corpóreo de lidar com tal. Até mesmo o alívio de depressão é uma das consequências observadas.

Ansiedade

A ansiedade é algo que afeta boa parte da população. No entanto, como o reiki preza pelo bem-estar do indivíduo, acaba por tratar esse problema, desde ansiedade de um processo cirúrgico ou até mesmo questões não relacionadas às consequências de intervenções médicas.

O reconhecimento do reiki pela OMS

A terapia reikiana é se suma importância e há vários motivos externos à prática que justificam a existência do dia do reiki, por exemplo. Saiba que ela é até mesmo conhecida pelo OMS (Organização Mundial Da Saúde). Isso por ajudar e tratar o indivíduo para:

  • melhorar seu bem-estar,
  • sem procedimentos agressivos ao corpo humano,
  • ou seja, de modo totalmente natural e harmônico.

Desse modo, mais ou menos em 1983 diversos hospitais procuraram praticar a terapia reiki. Muitos que usaram, até mesmo por não ser um “procedimento” invasivo, reconhecem os resultados positivos. Sendo assim, por apenas vir a ter resultados, nos anos 2000 a OMS a integrou como uma prática e ainda dada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É ou não é justo ter um dia internacional do reiki para os reikianos comemorarem conquistas assim?

A tradição

Além de usar o dia internacional do reiki para comemorar os avanços e conquistas da terapia em diferentes lugares do mundo, a comemoração também serve como um dia para relembrarmos algumas tradições. Lembre-se de que, para chegar até o conhecimento que temos hoje, foram muitos anos à procura e diversos estudos. Depois de tanto tempo é que Usui recebeu uma resposta e decidiu divulgar a terapia.

Após tudo isso, Usui cuidou de muitas pessoas, deu cursos e até mesmo fundou sua organização, que existe até os dias de hoje. Se você leu um artigo que publicamos sobre Mikao Usui, sabe que sua academia está localizada em Tokyo.

Após a criação do reiki, vários sucessores como Ushida e Hayashi começaram a viajar pelo Japão e pelo mundo para apresentar e mostrar a terapia reiki e como ela funcionava. Dessa forma, a prática foi passada de gerações às gerações, crescendo imensamente.  Por esses esforços é que hoje é conhecida mundialmente, o que não pode passar despercebido por nós também.

O que não é o Reiki

Para encerrarmos esse texto sobre o dia internacional do reiki, não poderíamos deixar de definir aquilo que não é reiki.

Assim, saiba que a prática não se relaciona com Medicina. Ou seja, não é algo que envolva medicamentos ou diagnósticos, até porque a terapia reikiana não tem contato direto com o paciente. Em outros artigos aqui do blog, você verá que isso se deve a motivos de privacidade com relação ao corpo do indivíduo, que pode participar das sessões com roupa.

Ademais, ao contrário de que alguns possam pensar, não é uma religião ou algo que cultua ao prol de alguém. Todavia, trata-se de uma prática terapêutica que é ampla e procura sempre o bem-estar da pessoa. No fim das contas, é esse o objetivo da terapia.

Leia também:  Sessão de Reiki: como funciona?

Considerações finais sobre as comemorações do Dia Internacional do Reiki

Hoje você descobriu vários motivos para comemorar o dia do reiki. Trata-se de uma terapia que pode complementar um tratamento tradicional, além de ser uma filosofia de vida, prática holística, e carregar em sua história uma tradição de cuidado e resiliência.

Ficou interessado na terapia reiki? Saiba que o ensino do reiki tem vários níveis, para que ao longo das terapias o conteúdo não fique na mesmice e o estudante aprenda cada vez melhor a manipular a energia reiki. Se você ficou interessado em saber mais sobre o que inspira a comemoração do dia internacional do reiki, não deixe de fazer sua matrícula em nosso curso 100% completo de reiki. Contemplamos todos os níveis e nosso preço é único. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *