Visão holística da saúde: o que é?

Hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Ou seja, trata-se de uma visão holística da saúde. No texto de hoje, discutiremos um pouco mais sobre o que significa isso e quais terapias se enquadram nessa definição.

Saúde holística

A palavra holística vem do termo grego holos, que significa “todo” ou “inteiro”. Está relacionada a totalidade, ou uma “visão” global. Na medicina, quando um determinado problema está sendo tratado isoladamente, é aguardado um resultado imediato.

Porém, algumas vezes, efeitos colaterais tardios podem vir acompanhados. Com a visão holística, tais efeitos seriam minimizados. Isso considerando que o paciente deve ser tratado por inteiro, unindo a medicina tradicional, ciência e psicologia, pois fatores emocionais e externos passam a fazer parte do problema a ser solucionado.

O cuidado holístico na história

Segundo Hipócrates, as doenças não podem ser analisadas de formas isoladas, e sim “no homem vítima da enfermidade, com toda a natureza que o rodeia, com todas as leis universais que a regem e com a qualidade individual dele, que se fixa com segura visão” (apud Jaeger, citado por Gallian, 2001).

O ser humano é sempre enfocado, nessa visão, do ponto de vista microcosmo e do macrocosmo. No microcosmo, cada parte representa um todo, e do macrocosmo, o todo interage com os seus componentes. Pessini et al (2008) afirmam que “o contexto macro influi de modo contundente no condicionamento e na determinação da cultura, nos relacionamentos no contexto micro das instituições”.

Berrinelli, Waskievicz e Erdmann (2003) completam dizendo que o cuidado à vida “ não pode estar desvinculado e descontextualizado dessas circunstâncias. Isso significa que somente será possível exercê-lo se compreendermos ou ser humano em sua totalidade. Ou seja, nas suas diferenças, no pluralismo e na diversidade.

Mais discussões científicas sobre a saúde holística

Marque (2004) nota “que toda discussão em torno da falência do conhecimento fragmentado é refletida em uma busca do conhecimento em sua totalidade, […] a humanidade está tentando resgatar valores para uma nova concepção de homem/mundo”.

Blasco (2004), por sua vez, conclui que “vivemos tempos inundados de informação, de comunicação, e absolutamente desnutridos de raízes filosóficas”. Com isso, nota- se a falta de contentamento dos profissionais da saúde e de seus usuários. Assim sendo, surge a necessidade de um resgate de valores subjetivos, que aos poucos, podem ter se perdido diante dos avanços da ciência.

Uma solução para a visão holística na saúde

É primordial que um novo olhar surja diante dessa situação. Porém, não abandonando novas ciências e tecnologias, mas sim, agregando valores humanos às relações que acontecem em instituições de saúde. Dessa forma, buscando valorizar e respeitar a ética e cada ser humano. Com o desenvolvimento de estudos, percebemos cada vez mais que existe uma relação entre nossos pensamentos, emoções, problemas e nossa saúde.

Essa é uma relação que não pode ser negligenciada!

Mais argumentos em defesa da visão holística da saúde

Tome, por exemplo, uma dor crônica. Ela pode ser interpretada como um reflexo de algum problema emocional. Nesse contexto, a terapia holística vem se tornando cada vez mais popular, justamente por tratar da saúde geral do ser humano, e promovendo o autoconhecimento, aumento da autoestima e compaixão.

Ademais, práticas holísticas também envolvem conhecimentos aplicáveis para que pessoas conquistem uma vida melhor. Obviamente, sempre que necessário, a intervenção da medicina tradicional é altamente desejável.

Leia também:  Aplicação de reiki e autoaplicação de reiki

Práticas terapêuticas que se encaixam na visão holística do ser humano

A visão holística da saúde define que haja um equilíbrio entre corpo e mente para uma qualidade de vida melhor. Dentre algumas das mais conhecidas estão a acupuntura, o reiki, massoterapia, yoga, aromaterapia e cromoterapia. Muitas dessas técnicas são reconhecidas pela OMS, como o reiki e a homeopatia.

O reiki, inclusive foi incluído na lista de tratamentos oferecidos pelo SUS em 2017. É importante enfatizar que, para o sucesso de quaisquer tratamentos holísticos, é essencial a participação ativa da pessoa que procurou por tal terapia. A ideia aqui é que a busca pelo equilíbrio físico, mental e espiritual deve vir do “eu”. Portanto, a cura viria de dentro.

É importante notar que, durante o tratamento, o terapeuta holístico tem o cuidado de evitar abordagens ou termos que são caracterizados da medicina tradicional. Assim, o profissional em questão deixa claro que são intervenções diferentes e que uma não elimina a importância e necessidade da outra.

Terapias holísticas mais procuradas no Brasil

Meditação

A meditação procura relaxar o corpo e a mente, diminuindo estados negativos como o estresse, ansiedade e sentimentos que são prejudiciais. É uma prática que tende a trazer tranquilidade e concentração no momento presente de forma positiva.

Reiki

O terapeuta reikiano usa suas mãos para estender e é canalizar energia vital universal sobre o corpo do paciente, procurando restaurar equilíbrio físico e mental. Alivia sintomas de depressão, estresse e ansiedade.

Aromaterapia

O profissional responsável realiza uma análise dos aromas que podem ajudar mediante ao problema que lhe foi apresentado. É indicado para resolução de questões emocionais, e principalmente, para a melhora de foco.

Barra de Access

O tratamento com Barra de Acess frequentemente indicado para desbloqueios emocionais e mentais, funcionando como uma limpeza. Consiste em estimular 32 pontos que temos na cabeça, responsáveis por armazenar padrões e pensamentos limitantes. Elimina o acúmulo de pensamentos e emoções negativas que juntamos através de experiências diárias, aumentando a clareza mental.

Homeopatia

A homeopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980 e oferecida pelo SUS desde 2006.
Ela promove o uso de medicamentos que não agridem o organismo e foca no paciente, não no problema apresentado de forma isolada. Utilizada para reestabelecer o equilíbrio vital, trata de um grande número de doenças psicológicas e físicas. Assim sendo, é muito recomendada para tratamentos contra a ansiedade

Yoga

A palavra em sânscrito significa “união”, nesse caso, do corpo e da mente. Uma prática milenar que conecta o corpo físico e mental para tranquilizar. Entre os tipos mais praticados no Brasil, estão o Kundalini Yoga, que tem como objetivo desbloquear o fluxo energético do corpo, e o Hatha Yoga. Este, por sua vez, está relacionado à prática de posturas e exercícios respiratórios, assim, “desbloqueando” o corpo.

As práticas, além de melhorarem a postura, diminuem níveis de estresse e ansiedade. Assim, trazem melhoras físicas para quem pratica e renovam as energias, entre muitos outros benefícios.

Considerações finais sobre a visão holística da saúde

Por abranger de forma ampla, os cuidados com o corpo e a mente, a saúde holística tem grande peso na intervenção para a manutenção de uma vida mais saudável e feliz. Assim sendo, é necessário incluir em nosso dia a dia práticas que despertam nosso bem estar e energias positivas. Isso porque a rotina torna-se muitas vezes estressante, e praticar ações que nos fazem bem reflete em nossos relacionamentos e principalmente em nossa saúde.

Tendo isso em vista, recomendamos a matrícula em nosso curso 100% online e completo de reiki. Nele, você aprenderá a prática que contém muitos dos benefícios da visão holística da saúde que foram citados mais acima!

Leia também:  Como fazer Reiki: cursos e clínicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *