Buda Shakyamuni: doutrina, mantras e frases

mantras de Buda Shakyamuni

Durante séculos a sabedoria dos budistas tem ajudado milhares de pessoas a evoluir internamente. Um em especial é o Buda Shakyamuni, que revolucionou o modo de pensar da humanidade. Em vista disso que hoje nós contaremos para você um pouco da história desse buda, a sua doutrina e sabedoria.

Quem é o Buda Shakyamuni?

O Buda Shakyamuni, nascido em 463 a.C. como Siddharta Gautama, foi um príncipe do reino Shakya no sul do Nepal. Como estava insatisfeito com sua vida na realeza, Siddharta renunciou ao trono para se tornar asceta e entender a resposta para o sofrimento.

Durante 6 anos ele viveu em severa disciplina e autonegação esperando que esse comportamento revelasse insights para as respostas desejadas. Após esse tempo e bastante fraco ele entendeu que a sua busca não estava nem perto do fim. Siddharta percebeu que a autonegação, além de ser uma maneira de se perdoar, era também um obstáculo para o seu auto despertar.

Já recuperado, em sua peregrinação ele encontrou uma figueira e decidiu meditar profundamente debaixo dela. Sendo assim, ele não só conseguiu remover as suas distrações mentais, mas também se sentiu mais desperto para a realidade. Ou seja, ele se tornou um Buda ou um “desperto”, se tornando o sábio do clã Shakya.

Compartilhamento

O Buda Shakyamuni decidiu compartilhar a sua doutrina em um gesto de compaixão pelo mundo. Pelos próximos 42 anos ele viajou pela Índia ensinando as pessoas conforme a capacidade de aprendizado delas.

Ao passo que o tempo avançava Shakyamuni Buda conseguia elevar o nível de compreensão delas. Tanto que ele ensinou pelos últimos 8 anos da sua vida o Sutra de lótus, o conhecimento mais elevado que aprendeu. Segundo registros, o Buda morreu em paz no ano de 383 a.C. em um bosque de salas.

A doutrina de Buda Shakyamuni

De acordo com o budismo, o Buda Shakyamuni entendeu os caminhos necessários para eliminar o sofrimento. Sendo o coração dos ensinamentos budistas, as descobertas são chamadas de As Quatro Nobres Verdades. Conforme são realizadas, nós podemos alcançar suprema libertação ou o chamado Nirvana.

Segundo o Buda, o Nirvana é um estado perfeito de paz mental, livre de inveja, ignorância, orgulho ou ódio. É compreendido como um ciclo samsárico onde a mente desconhece limites.

Uma história da escritura Āyācana Sutta – Samyutta Nikaya VI.1 afirma que Buda temia que as pessoas não aprendessem esse conhecimento. No entanto, Brahmã Sahampati o convenceu a ensinar o seu conhecimento, mesmo que apenas alguns o entendessem, o que motivou a ensiná-lo.

Mantras de Buda Shakyamuni

O mantra do Buda Shakyamuni é considerado a essência da sua iluminação. Por meio do mantra OM MUNI MUNI MAHA MUNI SHAKYAMUNI SOHA nós podemos atrair energias de proteção, cura e paciência. Se divididas, cada parte do mantra significa:

  • OM – Além de trazer paz e alegria, ajuda na percepção corporal, da fala e mente ao invocar a energia de Buda.
  • MUNI – É a renúncia ao sofrimento e controle dele nos três reinos inferiores.
  • MUNI – Sendo o grande coração, é o controle sobre o sofrimento de todos os corações.
  • MAHA MUNI – Como Shunyata, é a percepção da realidade de todas as coisas e verdades.
  • SHAKYAMUNI – Rápido caminho tântrico para a iluminação.
  • SOHA – Dedicação da energia para o bem de toda a vida.

A rejeição da Verdade

De acordo com historiadores, o Shakyamuni Buda tinha medo da rejeição ou incompreensão das pessoas. Algo natural, pois o próprio havia experimentado uma ignorância natural da humanidade em relação ao desconhecido. Entretanto, o Buda percebeu como era necessário que mais pessoas pudessem alcançar a iluminação e, por isso, não desistiu de tentar. 

Convencido da necessidade do seu trabalho, ele se dedicou a ajudar indivíduos que desejavam a transformação durante muitas décadas.. Uma escolha sábia, já que os ensinamentos de Buda permanecem relevantes até hoje.

As 4 verdades nobres

As descobertas do Buda Shakyamuni a respeito de como superar o sofrimento são chamadas de As Quatro Verdades Nobres. Em suma, são elas:

Dukkha: a realidade do sofrimento

A primeira verdade diz respeito ao nosso condicionamento de vida entre experiências boas e ruins. Mesmo que nós alcancemos a felicidade, ela pode se tornar a razão do nosso sofrimento no futuro. Por exemplo, quando nós conseguimos algo de bom, mas temos medo de perder essa conquista.

Tudo na vida muda, sejam os pensamentos, ideias ou experiências. Tanto a felicidade, como o sofrimento mudam, sendo assim experiências impermanentes.

Samudaya: a realidade da origem do sofrimento

O sofrimento se origina a partir do prazer imediato focado no desejo de ser ou não ser, existir ou não existir. Além disso, a cobiça por prazeres sensoriais e que duram pouco podem nos causar dor.

Nirodha: a realidade da cessação do sofrimento

Quando os desejos pelo prazer físico e imediato começam a desaparecer. Desse modo é possível alcançar a libertação, renunciando a dependência que esse sofrimento costuma causar.

Magga: a realidade do caminho

Essa verdade nos conduz para o entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta.

Causa, efeito e renascimento

As Quatro Verdades Nobres compreendidas pelo Buda Shakyamuni são a essência do budismo. Por meio delas que os outros ensinamentos foram aprendidos, englobando todos os darmas conhecidos atualmente. Alguns dos mais conhecidos são a lei da causa e efeito e o processo de renascimento.

A lei da causa e efeito indica que somos o que somos hoje por causa do que nós fizemos no passado. Ou seja, o que faremos no futuro será resultado da maneira que agimos e do como pensamos no presente. Conforme Dhammapada disse:

“O que somos hoje é resultado de nossos pensamentos de ontem, e nossos pensamentos atuais são o fundamento de nossa vida de amanhã. Nossa vida é criação de nossa mente. Se um homem fala ou age com uma mente pura, a alegria o segue como uma sombra.”

Para Buda, o processo da lei da causa e efeito se estende para mais vidas além da que estamos vivendo. Ou seja, as ações que nós fazemos nessa vida vão determinar como serão as nossas próximas existências.

Considerações finais sobre Buda Shakyamuni

O Buda Shakyamuni é um grande exemplo de como o ser humano pode mudar e se transformar. Ainda que tivesse uma vida com muitas facilidades, ele sentiu a necessidade de encontrar um propósito maior para si. Embora não seja uma jornada simples, ela é possível de ser feita, segundo ele, por qualquer pessoa que deseja evoluir.

Portanto, você não deve se apegar unicamente as dificuldades ou os prazeres que a vida proporciona. Analise as lições que as suas vivências proporcionam e como elas te ajudam a ser um indivíduo melhor. Tanto a busca, quanto o recebimento dessa resposta ajudará no seu desenvolvimento como ser humano.

Para te ajudar com essa tarefa venha conhecer o nosso curso online de Reiki. Não só vai destravar o seu potencial, mas desenvolver autoconhecimento e habilidades para transformar a sua vida. Compreender a essência do Reiki e o conhecimento do Buda Shakyamuni é benéfico para o seu crescimento pessoal.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *