Chakra Raiz: tudo sobre o chakra básico (Muladhara)

chakra básico

Mesmo que a nossa visão não alcance, existem centros energéticos espalhados pelo corpo humano que influenciam na nossa saúde. Os chakras cumprem a função de mediadores da energia universal, funcionando como as nossas bases de recarga. E por falar em base, hoje nós iremos entender melhor o que significa chakra raiz, que é o primeiro deles.

O que é chakra raiz?

O chakra raiz, também conhecido como Muladhara, é o primeiro dos sete chakras principais do ser humano. Já que está associado com o elemento terra, o chakra base é ligado à segurança corporal e à sobrevivência. Dessa forma, a função desse ponto energético é sustentar o corpo, colaborando para a expansão da vida e a estabilidade material.

Caso você esteja se perguntando onde fica o primeiro chakra, ele está localizado na base da coluna. Ele está mais especificamente no plexo pélvico, ao longo das três primeiras vértebras.

Quanto ao nome do chakra Muladhara, ele pode ser traduzido de três formas:

  • A morada da raiz;
  • Raiz de Suporte;
  • Base de apoio.

Conforme entendemos a natureza dessa matriz energética, alcançamos a força necessária para que a gente desenvolva melhor o  nosso físico e espírito.

Características

A princípio, quando você conhecer superficialmente o chakra raiz, vai ver que se trata de um pilar da força humana. É por meio desse centro energético que moldará sua própria vida de acordo com suas necessidades. Assim, é possível se transformar, de modo que evolua ao encontrar seus propósitos pessoais.

As características mais importantes do ponto energético na base da coluna são:

Segurança corporal

Tanto na saúde, quanto no controle motor há uma segurança do indivíduo em relação aos seus movimentos. Ele tem consciência e conexão com suas extensões físicas, reflexos e sensações influenciados pelo ambiente.

Sobrevivência

Por meio do nosso chakra base nós conseguimos o impulso necessário para sobrevivermos no mundo material.

Necessidades

O corpo humano é a casa da alma e como tal precisa de atenção e cuidado. No momento em que você cuida das demandas do chakra base, consegue descansar, estudar situações difíceis e se alimentar melhor.

Modelagem corporal e mental

Assim que o chakra básico se equilibra vai influenciar de forma direta na forma do corpo e da mente do indivíduo. Ou seja, a harmonização desse ponto energético vai te ajudar a lidar com suas limitações físicas e pensamentos negativos.

Aterramento

O aterramento se trata do alicerce que nós construímos para sustentar as nossas vidas. Quando nós cuidamos da nossa sustentação com a ajuda do chakra podemos evoluir e transcender.

Como abrir o chakra raiz?

Conforme avançamos nos estudos místicos a gente encontra diversas maneiras de abrir e equilibrar o chakra raiz. Por exemplo, você consegue realizar essa abertura se conectando com a natureza ou investindo em atividades prazerosas ligadas à terra. Com o objetivo de expandir e revitalizar seu centro energético, aposte em caminhadas, jardinagem ou mesmo culinária.

Certamente você vai precisar fortalecer as suas raízes a fim de se conectar ao ambiente. Desse modo vai estar e se sentirá mais seguro, conforme avança em seu treinamento pessoal. Para se conectar com a natureza, mantenha próximo de você cristais de turmalina negra e a terra espalhada em vasos.

O poder do desequilíbrio

A fim de preservar a estabilidade da sua saúdel é preciso resolver as dificuldades que afetam o equilíbrio do corpo. O chakra raiz quando está perturbado responde quase que imediatamente, refletindo:

  • negatividade;
  • insegurança para tomar decisões;
  • problemas com a alimentação;
  • ganância;
  • paranoia.

O símbolo do chakra Muladhara

Em relação ao símbolo do chakra raiz, ele é representado pela flor de lótus de quatro pétalas com um triângulo dentro. O significado da planta para os orientais está relacionado à pureza espiritual e renascimento.

Quanto ao triângulo apontando para baixo, ele significa o espírito conectado à matéria e ao plano terreno. Sendo a base da força vital, é apontado por espiritualistas como morada da Kundaliní, energia adormecida em forma de serpente. Quando essa energia desperta, ela se distribui pelos chakras, trazendo iluminação e expansão da consciência.

A cor do chakra básico

Você pode perceber que o chakra da raiz possui uma cor vermelha bastante intensa quando passa a energizá-lo. Além do vermelho, o chakra também pode ser representado por um amarelo ou dourado, lembrando bastante uma chama.

Assim que as cores desse centro energético se manifestarem na aura, você vai sentir a força e vitalidade dadas por elas. Quanto mais trabalhar o seu chakra e mantê-lo em equilíbrio, mais forte essa conexão vai ficar.

Por que usar cristais nos chakras?

A natureza é influenciada de maneira constante pelo movimento do universo, por exemplo a influência da lua nas marés. Da mesma forma acontece com o chakra da raiz, onde determinados cristais vibram em frequência parecida com ele. Assim, usar os cristais é importante porque eles:

  • ativam o fluxo de energia do corpo;
  • purificam a nossa força vital;
  • harmonizam a estrutura energética do corpo humano;
  • aumentam a força do chakra.

Quanto às pedras, as mais indicadas para a energização do chakra base são o jaspe vermelho, a obsidiana e a turmalina negra. Elas vibram na mesma frequência que o chakra, passando a própria energia delas e agindo como um carregador externo.

Contudo, para que você possa usá-los por mais tempo, os cristais devem passar por limpezas, recargas e programações. A limpeza pode ser feita em água corrente, seja ela do rio, cachoeira, mar ou mesmo da chuva. Deixar os cristais imersos em água corrente ou água salgada é o suficiente para que sejam purificados.

Em seguida, você vai precisar carregar as pedras, energizando e mantendo a salvo essa força no interior. Basta deixá-los sob a luz do sol, a luz da lua, passando por suas mãos ou enterrado no seu quintal por 24 horas. Por fim, será necessário fazer a programação, quando você colocará o cristal no centro da testa e vai dizer mentalmente onde ele deve agir.

Considerações finais sobre o chakra raiz

As interações com o chakra raiz permitem que cada um de nós ganhe a sustentação necessária para estabilizarmos nossas vidas. Sendo parte de um conjunto maior, esse chakra é a peça fundamental para termos firmeza em nossas ações. Isso porque por meio dele conseguimos a estabilidade necessária para nos desenvolver e prosperar.

Além do corpo, o chakra Muladhara afeta também a mente e a nossa alma, nos mudando internamente. Conforme essa força avança, nós crescemos e abrimos espaço para adquirir novas capacidades e propriedades materiais. Afinal, a riqueza é consequência das decisões e segurança de lidar com as dificuldades e da força para aprender com essas experiências.

Por falar em riqueza, você pode encontrar um verdadeiro tesouro ao se inscrever em nosso curso de Reiki. Sendo online, terá acesso ao material em qualquer momento para compreender tudo o que precisa sobre os chakras e expandir sua consciência. Assim que aprender a utilizar o Reiki com a nossa ajuda, o seu chakra raiz vai dar a sustentação que precisa para o seu sucesso.

2 Comentários

  • Boa tarde!
    Tenho uma formação com certificado e linhagem com uma mesma mestra até o nível 2. Posso fazer o curso c outro mestre para nível 3 3 3b?
    Gostaria de mais informações sobre o curso dos níveis 3 e 3b.

    Resposta
    • Susana, obrigado por sua mensagem. No curso, você aprenderá todos os níveis do Reiki (do I ao III e depois o III-B Mestrado). É importante você retomar os níveis que já fez, antes de dar continuidade para os próximos, para garantir um alinhamento completo e correto dos assuntos e das práticas. Você pode se inscrever em nosso curso completo de formação em Reiki + mestrado (inscrições abertas). O Curso é 100% online, não demanda atividades presenciais. Você aprenderá a história e os princípios do reiki, as técnicas de autoaplicação e poderá também aplicar em outras pessoas. Você será bem-vinda a estudar conosco. Gratidão.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *