Mantra da Gratidão: o que é, aprenda a usar

o que é mantra

O mantra da Gratidão nada mais é que algo que te inspira a cada dia e faz querer evoluir como pessoa. Você demonstra ser grato, por exemplo, pela casa onde mora, por tudo que você possui, pelo seu corpo que pode funcionar perfeitamente bem, seu emprego, o salário de cada mês… Neste post, nós falaremos um pouco mais sobre isso: ser grato por tudo que foi conquistado, pois é com esforço e empenho que tudo chegou em suas mãos.

O que é um mantra?

Em linhas gerais, quando falamos em mantra, estamos nos referindo a algum tipo de palavra ou frase de afirmação que você use para controlar ou conduzir a sua mente. Tradicionalmente, mantras são recitados em sânscrito, como sílabas, palavras ou poemas.

Como estamos falando aqui em mantra de gratidão, o que queremos é ajudar você a aprender maneiras de conduzir a sua mente a ser mais grata. Isso trará bons resultados para a sua vida de modo geral, pois adquirirá o hábito de reagir à vida com gratidão.

Pelo que ser grato?

Você pode exercer a gratidão pelos amigos, conhecidos, colegas de faculdade ou trabalho. São pessoas que passaram pela vida de um indivíduo e por meio deles que vem o amadurecimento e aprendizado. Isso vale até mesmo pelo fato de essas pessoas terem apenas passado pela vida da pessoa para fazer o mal. Mesmo trazendo dor, também se trata de alguém que te fez uma pessoa forte e sábia para lidar com as situações, sendo elas positivas ou negativas.

Agradeça pelos amigos próximos e que te fazem rir, e te acolhem com um amor incondicional. Não se esqueça de incluir em seu mantra de gratidão o reconhecimento por qualquer que seja a oportunidade de emprego que foi dada. É importante saber contemplar tudo que vem para você e, de alguma forma, pensar e falar tudo de um jeito positivo, até mesmo o que deseja. Sim! É possível e especial ser grato pelo que você ainda não tem materializado.

Se você possuir uma religião, já deve ser um hábito para você agradecer ao Deus pelo que fez e tem feito. Ademais, seja grato também pelo fato de mudar o pensamento e sua forma de ver o mundo constantemente, se abrindo para o novo. Essa é uma prática que automaticamente muda a forma de ver o mundo e, dessa forma, você acaba aprendendo como agir em determinada situação nova para você.

Mudar o modo de olhar

Ao olhar para as diversas situações da vida com uma visão pequena, só procurando uma mudança, isso revela dentro de nós uma falta de algo. Muitas pessoas esperam para que o melhor venha e só assim a felicidade virá. Assim, é com base nisso que a pessoa olha para o que ela não tem ao invés de enxergar o que está ali embaixo do seu nariz.

Quando paramos para reparar e agradecer pelo que de fato temos, tudo começa a “fluir” e se transformar em muito mais do que já era.

Todavia, fazer isso não é fácil quando o indivíduo não tem esse costume de pensar positivo sobre tudo. É como olhar para um lugar que tem apenas um tipo de coisa e procurar outras totalmente diferentes. É óbvio que sem se concentrar em conduzir sua mente a um lugar de gratidão, como faz o mantra de gratidão, essa pessoa não encontrará. No entanto, não percebe que ao olhar tanto para o que não se tem é de uma ingratidão imensa.

Leia também:  Reiki veterinário: como aplicar reiki em animais?

Gratidão

Ter gratidão é mais que ter um agradecimento sobre as coisas, mas também entender sua natureza e tudo à sua volta, ou seja, cada ser que vive e cada indivíduo. Cada coisa em nossa volta podemos até mesmo mudar com nosso olhar, atitudes porque ninguém para pra pensar que coisas básicas que se tiradas do indivíduo pode afetar diretamente e que não é agradecido por isso, por exemplo um banho, ter luz elétrica.

Portanto, é necessário ser grato a cada dia vivido principalmente pelas mais simples, pois a sociedade cria um conceito de que a felicidade vem através de dinheiro, como:

  • um diploma de faculdade,
  • roupas novas,
  • carros,
  • casas,
  • viagens.

No entanto, só de ter uma casa para dormir ou um banho com água quente, isso já deve ser de extrema gratidão para qualquer um.

Estamos acostumados com o tipo e situação em que um indivíduo compra algo e fica feliz e realizado. Porém, aquilo é momentâneo e com o passar dos dias a dádiva alcançada vai ser tornando normal. Vivemos em um relacionamento muito despreocupado e de memória fraca, quando até mesmo dificuldades deveriam ser enaltecidas e agradecidas. Isso porque é com elas que o indivíduo procura crescer como pessoa.

Prática do Mantra da Gratidão

Através dos motivos citados, o mantra da gratidão deve ser praticado todo dia. O mais recomendado é recitá-lo logo pela manhã ao acordar e de noite ao ir dormir. De manhã, você recita agradecendo por mais um dia; de noite, agradece por mais um longo dia e pela oportunidade de ter tido café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. São bênçãos que pessoas que não tem e você teve saúde e disposição para alcançar, conquistar e desfrutar.

O mantra da gratidão por escrito basicamente te recomenda a dizer que é grato por sua vida, pelas pessoas em sua volta e até mesmo aquelas que você vai conhecer. Ademais, deve ressaltar o quanto você é grato por poder respirar e andar.

Agradeça por ser uma pessoa que pode emanar amor a sua família, amigos e os fazê-los feliz. Não esqueça de agradecer por tudo de feliz que aconteceu em sua vida e que está para acontecer. Que seu coração esteja disposto e aberto à nova oportunidade e a um novo dia para poder agradecer novamente por tudo. Em linhas gerais, esse é basicamente o mantra para ser praticado pela manhã e ao anoitecer por qualquer indivíduo.

Importância do mantra

O mantra é de suma importância, ainda mais para quem acredita nele e tem um coração aberto. Lembre-se que os mantras são frases em sânscrito que, traduzidas, são nada mais nada menos que “orações” voltadas a Deus. Elas carregam consigo uma energia muito forte, que influencia e se move fortemente no corpo, até mesmo em sua mente.

No Hinduísmo, esses mantras são recepcionados pelo Mestre/guru, que são as duas formas que pode ser chamado. E todas essas palavras foram passadas de ancestrais à ancestrais, para que hoje elas pudessem ser conhecidas e praticadas.

Mantra significa mente e liberação, ou seja, liberação da mente. Diante disso, a tradição recomenda que o mantra deve ser repetido diversas vezes. Isso porque seria só assim que pode ser alcançado o devido poder.

Mantra de agradecimento ao universo e outras recomendações

Existem diversos mantras, porém o mais famoso é o OM, que significa o som do universo. Ele mostra principalmente a criação do universo. Ao dizê-lo e praticá-lo, o indivíduo consegue se conectar com sua energia do universo. Porém, atém diversos mantras que trabalham diferentes “áreas” do corpo humano, por exemplo, a energia, spamor, sucesso e muitos outros.

Leia também:  Relaxamento e Meditação Reiki: o que é, como fazer?

Como praticar e recitar um mantra

Para o indivíduo praticar o mantra de gratidão é necessário um lugar tranquilo e silencioso. Isso porque, como a pessoa praticante se relaciona com energia, é necessário que a pessoas estejam em um lugar sem que venha influências de fora ou que possa gerar estresse para a pessoa. É importante também que esteja confortável, pois um lugar desconfortável pode tirar a concentração.

Em seguida, tendo respeitado as orientações anteriores, basta repetir o mantra escolhido diversas vezes, com calma e devagar.

O indivíduo deve saber o que ele está precisando para que ele possa focar naquilo e emanar tudo de dentro para fora. Ccaso não saiba nenhum mantra ou não se sinta à vontade para recitar o seu, pode fazer uma meditação guiada com mantras. Contudo, saiba que a prática é mais eficaz quando o que é falado vem de dentro do indivíduo para fora. Você é quem conhece o que deseja conquistar e as realidades pelas quais é grato.

Considerações finais sobre o mantra da gratidão

Tudo isso  que discutimos ao longo do texto é de suma importância para que o indivíduo possa caminhar confiante em tudo que faz, sempre com gratidão, amor, prosperidade e confiante de que tudo dará certo apesar das circunstâncias.

Quando praticamos o recitar mantras, principalmente o mantra da gratidão, o indivíduo fica ciente sobre seus atos e melhora muito o autoconhecimento. Assim, passa a reconhecer tudo o que lhe é dado e tem imensa gratidão tanto pelo bem quanto pelo desafiador. Para saber como lidar com a energia de maneira tão eficiente e aprender a associar a prática do mantra à prática terapêutica, confira nosso curso 100% online e completo de reiki.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *