Gassho: significado no budismo e no reiki

gassho

À medida que crescemos, encontramos pessoas e filosofias admiráveis pelo caminho. Elas são dignas de veneração pelo que representam. Afinal de contas, por meio delas conseguimos agregar em nós mesmos os ensinamentos da evolução interna passados por meio das gerações. Em vista disso, apresentaremos hoje o significado de gassho dentro do Budismo e Reiki.

O que é gassho?

O gassho se trata de um ato de respeito que mostra unificação e reverência com um ser, objeto ou existência maior. Para que possa acontecer, o indivíduo deve juntar as palmas das mãos em frente ao peito, sendo ele representado pela esquerda e o objeto reverenciado pela direita. Esse objeto pode ser Buda, um professor, os pais, o cônjuge, etc.

Assim que esse ato começa você e o outro se tornam um, transcendendo as próprias identidades e limitações pessoais. Dessa forma, a sua essência e a da pessoa que admira acabam se misturando e criando algo novo e melhor. Ter conhecimento dessa sabedoria é importante para quando se deseja desfazer as limitações do Ego.

Quando queremos expressar isso em palavras, recitamos o Namu Amida Butsu. Namu trata-se de você inspirar respeito em alguém, de modo que você e essa pessoa se unifiquem. Quanto a Amida, esse termo significa que a vida não tem limites e que cada um de nós possui luz ilimitada.

Para que serve o gassho no Reiki?

O uso primário do gassho é fazer com que os nossos espíritos possam se elevar e se transformar por completo. De certo modo, essa é uma troca. Afinal, ao mesmo tempo em que damos, recebemos bastante do outro também. Assim, a reverência no Reiki serve justamente para:

Expressar respeito

Todos nós temos alguém que nos serve de exemplo e admiração na vida. Mesmo que indiretamente, tal pessoa nos dá lições diárias de como podemos ser melhores do que ontem. Assim, em gratidão, podemos demonstrar o nosso respeito através de uma reverência respeitosa.

Evitar a dispersão mental

Não tem como; é quase impossível nós não nos distrairmos ao longo do dia! A fim de evitar isso, ao homenagearmos alguém com o gassho acabamos centrando a nossa mente nessa pessoa.

Unificação de opostos

O ser humano é uma criatura nascida com polaridades, pois se não é passivo, é dominante; se não é doce, é rude. Essa meditação combinada com a saudação vai ajudar a pessoa a manter o equilíbrio da sua própria existência.

Mente unificada

Para quem encontra Buda com as mãos nos olhos quando medita consegue unificar a mente ao invés de dividi-la.

O gassho firme

Considerado o mais formal do quarteto principal, o gassho firme é bastante utilizado para tomar decisões. Acaba por ser utilizado ao longo de 16 vezes quando nos encontramos formalmente com alguém.

Caso esteja em dúvida, é realizado com a mãos juntas, palma com palma, em frente ao rosto. Os dedos devem permanecer eretos, não dobrados, enquanto as mãos são levemente pressionadas para um encontro. Quanto aos cotovelos, esses ficam um pouco distantes do corpo, mesmo que os antebraços não estejam paralelos ao chão.

As mãos devem se manter alguns centímetros distantes do rosto. Dessa forma, as pontas dos dedos se tocando estão na mesma distância do chão do que a parte superior do nariz. Por meio desse gassho conseguimos alimentar um estado de alerta mental efetivo para situações de emergência.

Leia também:  Bom dia Namaste: 9 mensagens Namaste para bom dia

Gassho não-mente

Uma das venerações mais usadas, o gassho não-mente se assemelha a um cumprimento cotidiano ou saudação aos mestres. Para que seja possível, a pessoa segura as mãos levemente, deixando espaço entre as palmas. Por sua vez, os antebraços devem se manter em um ângulo de 45 graus em relação ao chão.

Através de gassho não-mente conseguimos nos aprofundar no estado de meditação samadhi. Em outras palavras, a sua consciência atinge o limite, chegando ao último estágio de meditação completa.

Gassho de lótus

O gassho de lótus é realizado com bastante frequência pelas pessoas que realizam cerimônias especiais para alguém. Desse modo, se utiliza a base do gassho não-mente, com exceção dos dedos médios separados. Quanto ao nome, ele possui uma semelhança genuína da posição da mão com um broto da flor de lótus recém-aberto.

Gassho de diamante

Também chamado de “gassho de ser uno com a vida”, o gassho de diamante é bastante requisitado em serviços cerimonialistas. Ainda que a posição lembre o gassho não-mente, a variação de diamante deixa os dedos das duas mãos entrelaçados. Independente da forma, assim como os outros, nossos olhos devem focar nas pontas dos dedos médios.

De acordo com os praticantes, independente da forma e doestilo, o importante é conseguir se unificar aos três tesouros. São eles:

  • Darma, o ensinamento
  • Sanga, a comunidade
  • Buda, referência à comunidade budista

Segundo os praticantes de gassho, os três tesouros são objetos supremos de reverência aos budistas. Embora seja comum que as pessoas os entendam como diferentes de si, elas mesmo são buda. Em outras palavras, passamos a ver melhor o ensinamento do mundo e o darma, além de entendermos como a iluminação da alma funciona.

Como fazer a meditação gassho?

Para elevar a sua consciência através da meditação gassho Reiki, fique sentado confortavelmente com ombros relaxados e firme no chão. Junte as mãos próximas ao chakra cardíaco, levando a sua atenção para o ponto onde os dedos médios se encontram. Enquanto a energia se concentra, respire devagar, mantendo a sua mente no presente.

Após essa etapa, foque na energia que entra pelos dedos e sai de acordo com o ritmo da sua respiração. Assim que estiver pronto, recite os princípios do Reiki, os vibrando interna e externamente:

  • “Só por hoje, sou calmo”;
  • “Confio”;
  • “Sou grato”;
  • “Trabalho honestamente”;
  • “Sou bondoso”.

Você pode aproveitar o espaço em sua mente ocupado pela vibração do Reiki para se curar. Caso não sinta segurança em fazer isso sozinho, você pode seguir as instruções presentes neste link e se guiar com alguém experiente.

Considerações finais sobre gassho

Certamente o gassho resgata uma necessidade de valorização de todos que influenciam nosso crescimento. Por meio dele, respeitosamente, demonstramos reverência, unificando a nossa própria essência com um objeto ou alguém que nos inspira. A soma de partes distintas se cria algo ainda melhor.

Juntar as palmas das mãos em frente ao peito ajuda a estabelecer conexões, preservando o caminho da sabedoria. Assim, o respeito e a verdadeira veneração ao que é sagrado vai permitir que Buda continue seu trajeto de transformações.

Para que você não perca as pegadas desse caminho de mudanças, se inscreva em nosso curso online de Reiki. O Instituto Reikiano tem investindo no desenvolvimento contínuo das pessoas ao criar um material didático capaz de suprir as suas necessidades de aprimoramento interno. Assim, praticar o gassho com o conhecimento do Reiki vai te permitir destrancar qualquer porta em direção ao seu autoconhecimento e elevação.

Leia também:  Bom dia Namaste: 9 mensagens Namaste para bom dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *