Ética profissional na profissão reikiana: Conheça a profissão

ética profissional

Muita gente não conhece o reiki e muito menos sabe que essa terapia integrativa possui um código de ética. É importante que essa ignorância relacionada à técnica diminua cada vez mais. Isso porque, se ela persistir, os preconceitos com o reiki também continuarão. Tendo isso em vista, vamos esclarecer aqui a ética profissional dessa prática.

 

O que é o reiki

Antes de qualquer coisa, no entanto, é importante esclarecer o que é o reiki. Afinal, é bem possível que você não faça ideia de como ele funciona nem saiba a sua importância. Estamos falando aqui de uma terapia integrativa que tem o objetivo de aumentar o bem-estar de uma pessoa.

 

A importância da energia

Para entender como a técnica funciona, é necessário partir do pressuposto de que existe uma energia vital disponível para todas as pessoas. Essa energia flui em nós por canais chamados de chacras. Ao fazer isso, ela alimenta os nossos órgãos e células. Além disso, ela também regula as nossas funções vitais.

No entanto, os chacras eventualmente podem ficar obstruídos. Isso ocorre, por vezes, quando temos pensamentos e sentimentos ruins ou então consumimos alimentos que não são naturais. Dessa forma, a energia não consegue fluir apropriadamente no nosso corpo, o que faz com que fiquemos doentes e tenhamos disfunções físicas e emocionais.

 

energia reiki, importância e ética no reiki

 

O procedimento do reiki

Tendo isso em vista, o reiki consiste numa técnica que visa desbloquear essa energia. Por meio da imposição de mãos, o terapeuta canaliza o fluxo dela, a fim de que a pessoa volte a ter equilíbrio físico, mental e emocional.

No entanto, esse procedimento não deve ser feito de forma desorganizada ou totalmente despadronizada. Isso porque existe um Código de Ética Reiki, que esclarece a forma como uma sessão da terapia deve acontecer. Além disso, ele estipula aquilo que um profissional pode fazer e aquilo que ele deve evitar.

Assim sendo, vale a pena se informar sobre esse Código se você tem interesse de participar de uma sessão de reiki. Isso porque, se você estiver inseguro, você terá uma noção do que irá encontrar no momento da terapia.

 

Código de Ética Reiki

Para facilitar a sua vida, apresentaremos algumas das normas aqui. Ao fazermos isso, buscaremos aguçar a sua curiosidade com relação à forma como uma sessão de reiki funciona. Não iremos transcrever todo o Código aqui, mas vale a pena procurá-lo na íntegra. Você terá uma compreensão muito mais completa de como as sessões devem ocorrer.

 

Cuidado com as qualificações

Qualquer profissional de excelência corre atrás de uma boa qualificação para conquistar os seus clientes. Infelizmente, muita gente encontra um caminho mais fácil, exibindo um currículo acadêmico e profissional falso. Não ache que no mundo do reiki é diferente. Há muito profissional mentiroso por aí.

Por essa razão, você precisa estar atento à formação de seu terapeuta. De acordo com o Código de Ética, o profissional do reiki não pode dar a impressão de que tem uma qualificação médica se isso não for verdade.

Se você quiser ter certeza sobre a formação do seu terapeuta, você tem toda a liberdade para ver seus certificados e diplomas, que devem estar disponíveis. Também é importante que você saiba que um terapeuta precisa ter formação acadêmica para fazer diagnósticos e prescrições. Fique sempre de olho nessa questão para não cair em uma enrascada.

 

Você tem direito à confidencialidade

Você não precisa ficar com medo na hora de conversar com o seu terapeuta. Sabe aquela frase “o que acontece em Vegas, fica em Vegas”? O Código de Ética Reiki segue a mesma política. Assim sendo, o profissional que te atender não está permitido a contar para outras pessoas aquilo que for dito por você em uma sessão.

Claro que, para toda regra, existe exceções. Se você disser algo que envolve auto-dano, prática de atividades ilícitas, prejuízo de terceiros e abusos por terceiros, o terapeuta terá liberdade para alertar autoridades e/ou familiares. Mas estamos falando aqui de situações extremas e que não podem ser mantidas em sigilo.

 

Você precisa ser informado sobre o procedimento da sessão

De acordo com o Código de Ética, o profissional do reiki precisa esclarecer no começo da sessão tudo o que ele for fazer de forma verbal ou escrita. Assim sendo, ele não está permitido a fazer algo que não for consentido por você.

Além disso, o terapeuta também precisa te comunicar de forma explícita quando ele for utilizar na sessão alguma terapia além do reiki. Não importa se a terapia for paga ou gratuita. Esse esclarecimento precisa ser dado em qualquer um dos casos.

 

Em casos de dúvidas, procure um médico

Como já dissemos, o profissional do reiki não é um médico na maioria dos casos. Portanto, é obrigação dele te encaminhar para um profissional da medicina se ele perceber um caso patológico em você. Caso contrário, ele estará ferindo o Código da Ética Reiki.

O ideal é que haja uma parceria entre as terapias integrativas e a medicina tradicional. Dessa forma, se você perceber que o profissional que está te atendendo está te orientando a parar algum tratamento em curso, nós recomendamos que você procure outro terapeuta.

 

Enfim, a questão ética e a qualidade da atuação profissional

Ainda temos outra orientação para dar: se você quiser aprender mais sobre o reiki, faça o nosso Curso Completo de Formação em Reiki Usui. Isso porque ele irá te ajudar a entender tudo o que você precisa saber sobre essa terapia. Além disso, você também ficará habilitado para clinicar nessa área.

O melhor de tudo é que o curso é online. Assim sendo, você poderá assistir às nossas aulas no momento que for mais conveniente para você! Não perca mais tempo e se matricule ainda hoje! Temos certeza de que você não irá se arrepender!

Nós esperamos ter esclarecido o que é o reiki e qual é o seu código de ética profissional. Comente abaixo se você sabia das normas que apresentamos aqui. Nós estamos curiosos para saber!

Também não deixe de continuar acompanhando o nosso site para saber mais sobre essa terapia integrativa! Isso porque, além desse texto sobre a ética profissional do profissional do reiki, há muitas publicações relevantes esperando por você! Então fique sempre de olho no nosso conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *