História do Reiki: Conheça de onde surgiu a técnica

história do reiki

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o reiki em algum momento da sua vida. Se você é amigo de pessoas que curtem se informar sobre técnicas terapêuticas, elas já devem ter mencionado essa prática em alguma conversa. No entanto, muita gente não sabe muito bem no que ela consiste e muito menos conhece a história do reiki.

Você sabe o que é reiki?

Se esse é o seu caso, hoje será o dia de você entender um pouco mais sobre esse mundo. Afinal, é importante que você saiba pelo menos algumas questões básicas sobre o reiki, para que você não saia falando besteira por aí. Já dizia o grande Stephen King que o maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão de conhecimento.

Assim sendo, está na hora de você entender de uma vez por todas o que é o reiki e também se informar sobre a história dessa técnica. Claro que é importante que você corra atrás de mais textos sobre o assunto. Afinal, o nosso artigo não tem a pretensão de ensinar tudo o que você precisa saber sobre o reiki.

É necessário apresentar a técnica

Não adianta nada começar a apresentação de vários fatos históricos sobre o reiki sem antes de dar uma breve explicação do que é essa prática, não é mesmo?

Porém, queremos que você entenda que o que vamos expor aqui não dá conta de abranger todo o mundo do reiki. Por essa razão, depois de terminarmos as explicações a respeito do reiki, nós te faremos um convite especial para preencher as lacunas que inevitavelmente ficarão aqui.

O que é o reiki

Quando falamos do reiki, estamos falando de uma técnica que é originária do Tibete (não é japonesa, ok?). Ela consiste na transferência de energia de uma pessoa para a outra por meio da imposição de mãos. Dessa forma, busca-se alinhar os centros de energia do corpo de uma pessoa, ou seja, os chacras.

O objetivo dessa prática é propiciar equilíbrio energético em uma pessoa, fazendo com que ela sinta bem-estar tanto físico quanto mental. Vale mencionar que o reiki não está vinculado a uma religião específica. Ainda assim, muitas crenças fazem uso dessa prática.

Felizmente, com o uso do reiki, pode-se aliviar sintomas relacionados ao estresse, à ansiedade e à depressão. A técnica também ajuda a reduzir dores crônicas e também a insônia. Outra boa notícia é que ele não causa nenhum efeito colateral. Assim sendo, quem recorre a essa prática não precisa ficar com medo de ser prejudicado por ela.

Não pare os outros tratamentos

Tendo dito isso, é necessário deixar um alerta: o reiki é uma técnica que apenas auxilia o tratamento de doenças. Assim sendo, você não deve ignorar a indicação de seus médicos para limitar o seu tratamento apenas à essa técnica. Se você fizer isso, você corre o risco de fazer um grande mal para a sua saúde.

História do Reiki

  • Tibete

Tendo dito isso, é necessário deixar um alerta: o reiki é uma técnica que apenas auxilia o tratamento de doenças. Assim sendo, você não deve ignorar a indicação de seus médicos para limitar o seu tratamento apenas à essa técnica. Se você fizer isso, você corre o risco de fazer um grande mal para a sua saúde.

Quem escreveu esse primeiro documento foi Tse Wang Rigzin, um monge famoso na sua época. Vale mencionar que o nome para o reiki na língua do Tibete é Tsi Dup Yang Bod. Além disso, é importante deixar claro que essa terapia era a mais antiga forma de cura vinda da civilização Bör (também conhecida com Bon), uma população nativa do Tibete.

  • Japão

O nome reiki, como conhecemos hoje, foi atribuído pelo japonês Mikao Usui. Essa prática de cura era muito utilizada pela marinha Japonesa até a 2ª Guerra Mundial. Isso porque, depois da derrota do Japão, muitos documentos foram perdidos e a prática foi proibida.

Reiki no Brasil

A técnica do reiki só foi reconhecida no nosso país em 2007. Isso porque, na época, o Ministério de Planejamento e Gestão teve a iniciativa de classificá-la como parte das Atividades de Práticas Integrativas.Se você acha que o Brasil estava atrasado no conhecimento do reiki, fique sabendo que existem países europeus que ainda não reconheceram a técnica.

Também é importante mencionar que a própria ONU já recomendou o uso do reiki como tratamento para dor. Ela fez isso em 2007 (pode-se ver que a data em que o Brasil reconheceu a técnica não é gratuita). Mesmo assim, o reiki ainda é visto com muito preconceito pela maior parte da população do Brasil e do mundo.

Conheça nosso curso de reiki

Nós esperamos que, depois desse breve panorama histórico, você tenha entendido a história do reiki. Como dissemos, esse artigo não é suficiente para você compreender a técnica em sua completude. Se você quiser ter um total entendimento sobre ela, nós sugerimos que você se matricule no nosso curso de formação em reiki.

Ele é 100% online, ou seja, você não precisa sair de sua casa para aprender tudo o que você precisa saber sobre essa prática holística. Assim sendo, você poderá planejar o seu próprio cronograma de estudos e ditar o seu próprio ritmo. Vale mencionar também que você irá receber também um certificado impresso, que irá te autorizar a trabalhar como reikiano.

É importante deixar claro ainda que o curso é completo. Ou seja, ele abrange os níveis 1, 2, 3 e também mestrado (3B). Você irá receber as suas apostilas digitais e também terá supervisão e suporte gratuito mesmo até 6 meses depois da conclusão do curso. Com todas essas características, nós podemos afirmar que esse curso é ideal para você conhecer tudo o que precisa sobre o reiki!

Considerações finais

Considerando tudo o que dissemos, faça a sua matrícula e comece a assistir às aulas hoje mesmo! Assim que você comprar o curso, você terá acesso a todos os benefícios que ele oferece. Caso você não goste do conteúdo disponibilizado, fique tranquilo que nós devolvemos o valor que foi investido! Assim sendo, não perca essa oportunidade!

Tendo tudo o que falamos aqui em vista, comente, o que você achou da história do reiki e se você tem interesse de conhecer mais sobre ela. Além disso, não deixe de acompanhar todos os artigos do nosso blog! Há muito conteúdo sobre esse tópico esperando por você!

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *