Honshazeshonen: símbolo de reiki

símbolo honshazeshonen

Assim como as palavras, os símbolos do Reiki também carregam poder para influenciar as nossas vidas. Tanto que os mestres costumam desenhar algumas figuras a fim de melhorar o tratamento dos seus pacientes. Em vista disso que hoje nós vamos entender o que significa honshazeshonen e como usá-lo na terapia.

O que é honshazeshonen?

Em suma, o significado de honshazeshonen diz respeito a um símbolo usado para a cura mental de um paciente. A figura representa o tempo e o espaço, sendo ensinada para os alunos de Reiki do nível II.

As sílabas HON SHA ZE SHO NEN são chamadas de kanjis cuja a interpretação muda ao passo que o tempo avança. Segundo os mestres, esse símbolo significa “sem passado, presente ou futuro”. Ou seja, um terapeuta usa esses símbolos para curar a origem dos traumas em seus pacientes e melhorar suas vidas.

Essa figura aumenta as capacidades mentais do aluno que está aprendendo o Reiki. Desse modo o indivíduo pode transformar a sua perspectiva em relação ao mundo que vive. Segundo alguns mestres, os kanjis significam:

  • Hon – centro;
  • Sha – indivíduo;
  • Ze – corrige/ajusta;
  • Sho – pensamentos/sentimentos;
  • Nen – foco.

Para cada palavra, um poder diferente

Ao se aprofundar nos estudos do honshazeshonen, você com você, com certeza, encontrará muitas interpretações para esse símbolo. De acordo com os estudiosos, hoje o significado diz respeito a “uma mente saudável que leva à essência”. Ou seja, descreve uma pessoa com pensamentos e ideias construtivas e transformadores.

Na divisão das sílabas desse símbolo, a tradução delas indicam:

Hon

Significa o centro de algo, a essência ou a raiz da verdade de um ser vivo. Representado pelo kanji 本.

Sha

Significa pessoa, alguém ou um indivíduo. Representado pelo kanji 者.

Ze

Em suma, significa algo como “isto” ou próprio. Ou seja, algo que é único ou pertencente a alguém. Representado pelo kanji 是.

Sho

Significa uma ideia que é correta, justa e exata na sua explicação. Representado pelo kanji 正.

Nen

Por fim, esse símbolo significa desejo, atenção total ou os seus pensamentos. Representado pelo kanji 念.

Origens

Pouco se sabe a respeito de como o Mestre Usui criou o símbolo honshazeshonen. Todavia a caligrafia do símbolo possui raízes na China e no Japão. De acordo com os especialistas em Reiki, é uma forma de representar aquilo que é sagrado.

Tanto que um mestre em Reiki sempre referencia o céu antes de escrever o símbolo na folha. A cura começa quando o terapeuta eleva o pincel para o céu a fim de atrair a energia divina para a sessão. Assim, a energia usada no Reiki pelo terapeuta se materializa na forma do símbolo desenhado.

Para que esse trabalho seja bem-sucedido o mestre terapeuta deve equilibrar a própria energia. Desse modo, a aplicação do símbolo refletirá a força e as intenções positivas do terapeuta durante o tratamento. Antes de curar alguém, o terapeuta precisa cuidar dos seus próprios pensamentos e da sua alma.

A cura através do tempo

A principal função do símbolo honshazeshonen em Reiki é enviar energia para uma pessoa através do espaço e tempo. Na prática significa que você pode superar um trauma do passado ou se preparar para o futuro. Ou seja, uma pessoa em qualquer época da sua vida pode receber essa espécie de cura.

Por exemplo, você superará uma questão do seu passado enviando energia para esse acontecimento ao refazer a sua experiência. Não se trata de mudar eventos, mas, sim, de fortalecer a sua percepção a respeito do que aconteceu. Desse modo, você se sentirá mais confiante em relação às suas vivências.

Leia também:  Chakra Esplênico: o que é, como ativar?

Além disso, você também consegue enviar energia para um evento que ainda não aconteceu. Por exemplo, uma entrevista de emprego ou encontro, garantindo que o momento ocorra da melhor forma possível. Você pode aprender a cura através do tempo e espaço com o nosso curso online de Reiki.

Como aplicar o símbolo honshazeshonen?

A terapia Reiki é bastante conhecida entre os praticantes para a transmissão energética entre pessoas. Entretanto, o símbolo honshazeshonen permite que essa energia seja enviada à distância. Logo, as pessoas que não podem fazer a terapia presencialmente serão tratadas onde quer que estejam.

Por isso, que muitos indivíduos escolhem fazer a sessão em casa, intervalo do trabalho ou mesmo ao ar livre. Basta que o terapeuta e o paciente possam manter contato através de um computador ou celular.

O terapeuta desenhará o símbolo honshazeshonen 本者是正念 em uma folha de papel de cima para baixo. Em seguida, ele usará essa figura como uma ponte para enviar energia para o seu paciente. A folha desenhada pode ser fixada em um quadro para que energias positivas sempre estejam presentes no lugar.

Cuide do seu corpo, mente e alma

Os praticantes de Reiki usam o honshazeshonen para fortalecer o corpo e a mente. Por meio dessa técnica que a mentalidade de um indivíduo pode evoluir, se tornando mais estruturada. Com a mente alinhada nós somos capazes de ser pessoas melhores e que sentem compaixão pelos outros.

Os símbolos do Reiki são ferramentas de auxílio para ajudar na meditação e melhora da saúde mental. Com o intuito de nos fazer crescer, a prática do Reiki é importante para o desenvolvimento interno. Assim, um paciente tem a chance de superar as experiências negativas que o impediram de evoluir.

Ademais, a terapia Reiki nos ensina que tanto o corpo, quanto a mente e o espírito precisam de cuidados. Se as nossas partes físicas e imateriais estiverem alinhadas em positividade, nós certamente alcançaremos a evolução.

Em quais situações eu posso usar o honshazeshonen?

Mesmo que a sua principal função seja enviar Reiki através do tempo, o honshazeshonen serve para outras mudanças positivas. Tanto que muitas pessoas utilizam esse símbolo para melhorar alguns problemas da sua rotina. Trata-se de reprogramar a sua mente a fim de lidar melhor com um acontecimento na sua vida.

Além de ajudar a melhorar o seu comportamento e aprendizado, o símbolo se usa também para várias coisas. Confira nos tópicos abaixo.

  • transformar ideias negativas em pensamentos mais construtivos;
  • diminuir dores em seu corpo;
  • limpar energias negativas de cômodos, te ajudando a dormir melhor, por exemplo;
  • ajudar você a cuidar da saúde mental;
  • mudar comportamentos negativos causados por algum trauma enviando energia Reiki para essa situação específica;
  • enviar Reiki à distância.

Considerações finais sobre honshazeshonen

O honshazeshonen é símbolo de cura capaz de transformar o seu presente quando cura o seu passado. Em outras palavras, você consegue mudar as impressões negativas que determinada experiência te causou. Sempre que achar necessário, é possível curar o seu passado para viver um futuro de harmonia.

Para tanto é necessário que você aprofunde os seus conhecimentos na terapia Reiki e no símbolo honshazeshonen. Por isso, que nós convidamos você para se inscrever em nosso curso online de Reiki. Além de desenvolver o seu autoconhecimento, o nosso curso te ajudará a cuidar melhor de si e desbloquear o seu potencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *