Egrégora: o que é, conceito e significado

Você já ouviu falar em egrégora? Saiba tal palavra remete à ideia de energia. Por isso, confira nosso artigo para saber mais sobre o assunto!

Você já ouviu falar em egrégora? Essa palavra não é muito comum, mas carrega um significado essencial para a nossa vida. Isso porque tal palavra remete à ideia de energia. Por isso, confira nosso artigo para saber mais sobre o assunto.

O que é egrégora?

Segundo o dicionário Caldas Aulete, egrégora para espiritualistas e afins, é a força espiritual resultante da soma das energias (físicas, mentais emocionais etc.) de duas ou mais pessoas que se reúnem para obter esse efeito.

Desse modo, o conceito de egrégora mostra que ela não se faz de maneira isolada. Ou seja, por um lado depende de todas as energias individuais. Por outro, precisa da reunião de pessoas para que ela seja alcançada. Ainda, pode ser consciente ou não. Contudo, a palavra-chave é a concentração de energia, sejam elas boas ou não.

Já o Dicio – Dicionário Online de Português, apresenta a etimologia da palavra. Assim, egrégora vem do grego egrêgorein, que significa velar e vigiar. 

Significado de egrégora

Nesse sentido, as diferentes relações sociais são egrégoras. Portanto, a família e os amigos somam as suas energias para o bem-estar de todos. Ademais, um grupo de estudos, e até mesmo o trabalho, são considerados egrégoras. Pois, as pessoas se unem para alcançar objetivos.

Contudo, não basta apenas que uma egrégora gere energia. Aliás, para que ela funcione, é preciso manutenção. Desse modo, vigia e oração devem fazer parte da rotina. E quando se fala em vigiar, diz respeito aos pensamentos e sentimentos.

Portanto, uma egrégora deve sempre se manter positiva. Logo, ela atrairá coisas positivas. Por isso, quando um ambiente é cheio de intrigas confusões, a soma das energias é negativa. Por isso, as pessoas acabam se contaminando com coisas ruins.

Impactos de uma egrégora negativa

Nem sempre estamos cercados de energia positiva, não é mesmo? Por isso, se manter positivo é um grande desafio para todos. Por isso, veja a seguir os impactos da egrégora negativa.

Egrégora no ambiente de trabalho

Este ambiente é muito marcado por energia negativa. Pois, muitas empresas criam uma cultura tóxica. Assim , há sentimentos de competição e inveja. Ademais, muitas pessoas não gostam do que fazem. Portanto, o trabalho é visto como algo obrigatório.

Desse modo, o trabalho é marcado por aspectos negativos, como:

  • estresse;
  • insatisfação;
  • cansaço físico e mental;
  • intrigas;
  • fofocas;
  • conflitos;
  • ansiedade;
  • depressão.

Faculdade e grupos de estudos

Para as pessoas que que já fizeram faculdade, sabem que o local também concentra energias negativas. Visto que é um ambiente de competição e egos. Ou seja, muitas pessoas fazem questão de mostrar seus conhecimentos. Por outro lado, outras se sentem inseguras com o seu desepenho.

Contudo, tais sentimentos não se limitam apenas aos estudantes. Pois, como qualquer ambiente de trabalho, os professores também vivem situações de pressão e busca por resultados. Logo, muitos não sabem lidar com este ambiente e sentem prazer ao humilhar os alunos e demais funcionários.

Egrogóra negativa na família

Por fim, a família também gera energias negativas. Na maioria das vezes, diante das adversidades. Por isso, um lar com problemas de vícios, traição e agressões impactam a todos. De maneira semelhante, o mesmo pode ocorrer quando há dívidas.

Ademais, quando há problemas de doença, o clima também se torna pesado. Por isso, quem já precisou cuidar de um membro mais velho sabe como os relacionamentos ficam desgastados. Isso porque nem todos querem ajudar, enquanto outros criticam as ações dos demais.

Leia também:  Mantra da Gratidão: o que é, aprenda a usar

Além disso, há outras inúmeras situações que geram uma egrégora negativa na família. Como resultado, os familiares perdem o amor e respeito uns pelos outros. Logo, a harmonia e o amor se perdem, gerando conflitos e quebra dos laços.

Então, como construir uma egrégora positiva?

Diante dessas situações, é preciso buscar atitudes positivas. Por isso, por mais que a egrégora dependa do conjunto, cada pessoa é responsável pelas suas escolhas. Ou seja, diante de uma ambiente tóxico, você precisa adotar medidas diferentes.

Por isso, recomendamos as seguintes ações:

  • faça meditação todos os dias;
  • tire momentos para descansar o corpo e a mente;
  • faça atividades físicas para aliviar a tensão e o estresse;
  • busque terapias para lidar com a ansiedade;
  • se afaste de pessoas que não lhe fazem bem;
  • se cerque de pessoas inspiradoras;
  • não guarde rancor;
  • perdoe mais;
  • elogie mais;
  • ofereça ajuda;
  • desenvolva resiliência;
  • tenha paciência;
  • demonstre seu amor pelas pessoas.

Ademais, a religião também pode te ajudar a manter a energia positiva. Então, conheça as práticas da egrégora em algumas religiões a seguir.

Egrégora no espiritismo

Segundo o medium Chico Xavier, a egrégora é poderosa. Por isso, devemos nos atentar a todos os aspectos de casa. Assim,

o que poucos sabem é que as paredes, objetos e a atmosfera da casa tem “memória” e registram as energias de todos os acontecimentos e do estado de espírito de seus moradores. Por isso, quando pensar na saúde energética de sua casa tome a iniciativa básica e vital de impregnar sua atmosfera apenas com bons pensamentos e muita fé.

Além disso, você pode buscar fortalecimento nos terreiros ou com seus guias espirituais. Desse modo, você encontrará forças para lidar com as suas angústias e medos. Ademais, se cercará de uma energia espiritual para a cura de seus sentimentos.

Egrégora católica

Para a Igreja Católica, não há crença na egrégora. Aliás, ela condena qualquer doutrina que pregue os simbolismos da energia. Nesse sentido, podemos concluir que não existe uma egrégora católica. Sendo assim, os princípios católicos visam a graça como o dom universal.

Dessa maneira, é pela graça que os fiéis são sustentados por Deus. Assim, não dependem de outras energias para encontrar o estado de plenitude. Então, para se alcançar a graça, é preciso cumprir os sacramentos da ideologia católica.

Portanto, os sacrementos foram instituídos por Jesus Cristo. Logo, ao cumprir tais sacrementos, a pessoa recebe a vida divina. Por isso, os 7 sacramentos da Igreja Católica são:

  • batismo;
  • confirmação;
  • eucaristia;
  • penitência;
  • unção dos enfermos;
  • ordem;
  • matrimônio.

Considerações finais

Neste artigo, apresentamos o conceito e o significado de egrégora. Desse modo, você pode aprender a equilibrar as suas energias, pensamentos e corpo físico. Ainda, mostramos as consequências de uma energia negativa em diferentes áreas da vida.

Ademais, ressaltamos a importância de cultivar a energias positivas. Sendo esta uma responsabilidade individual de cada pessoa. Logo, é preciso primeiro cuidar de si, para depois lidar com o caos do mundo exterior. Ou seja, você atraí aquilo que pensa!

Portanto, se você quer saber como desenvolver uma egrégora positiva, faça nosso curso online de Reiki. Assim, você aprenderá ferramentas para lidar com as situações a sua volta. Ainda, compreenderá sua força interior e potencial interno. Então, não perca tempo e se inscreva agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *