Reiki e Acupuntura: Principais diferenças e semelhanças entre ambos

reiki e acupuntura

A gente não pode imaginar o mundo de hoje sem as descobertas da medicina tradicional. A criação de remédios como a aspirina e a penicilina, por exemplo, teve grande importância para a preservação da vida humana. Ainda assim, é necessário também dar o devido valor às terapias de cura que vêm do oriente, como reiki e acupuntura.

Medicina alternativa

Elas são práticas milenares e continuam sendo usadas nos dias de hoje por uma razão muito clara: dão efeito. Ainda assim, nós podemos afirmar que essas terapias muita gente ainda não conhece. O resultado disso é a impossibilidade de muitas pessoas aproveitarem dos seus benefícios.

Nesse contexto, é importante deixar claro que a medicina tradicional continua sendo fundamental para o ser humano. Ainda assim, é possível dar uma atenção maior para outros tratamentos que também trazem bons resultados.

Por que não usar todos os conhecimentos a nosso favor?

O cenário ideal seria aquele em que o conhecimento do ocidente e do oriente combinassem a fim de que a cura alcançasse o máximo de pessoas possível. Para que isso aconteça, é necessário divulgar informações sobre as terapias que ninguém conhece.

Tendo isso em vista, vamos tratar aqui de algumas semelhanças e diferenças entre o reiki e a acupuntura. A gente espera que você possa terminar esse texto muito mais informado sobre cada terapia e também disposto a aproveitar de seus benefícios. Em primeiro lugar, vamos abordar as semelhanças entre as duas práticas.

Semelhanças entre o reiki e a acupuntura

  • São terapias subestimadas por muita gente

Vamos começar com uma semelhança óbvia. Muitas pessoas não têm vontade de experimentar as terapias do reiki e da acupuntura. Algumas as ignoram porque acreditam que essas práticas estão vinculadas à religiões, outras, porque não acreditam na sua eficácia.

É bem verdade que a acupuntura é mais aceita hoje em dia, mas ainda assim, muita gente resiste a ambas as terapias. É importante deixar claro que essas questões seriam melhores elucidadas com a difusão de mais informação sobre as duas práticas.

A ciência já estuda o reiki e a acupuntura e estudos científicos comprovam que essas terapias são efetivas. Por isso, você vai ver ainda neste texto informações sobre alguns estudos que mostram o quanto ambas são benéficas para a saúde humana. Assim sendo, está na hora de as pessoas perderem o seu preconceito com essas técnicas.

  • São técnicas que sustentam suas bases em conceitos energéticos

De acordo com a tradição oriental, cada indivíduo tem energia dentro de si, que viaja ao longo dos meridianos, isto é, caminhos que existem no seu corpo. Tanto o reiki quanto a acupuntura buscam canalizar essa energia a fim de que a pessoa que está doente se cure.

  • São práticas voltadas para o bem-estar humano

O objetivo do reiki e da acupuntura é trazer bem-estar e cura para as pessoas. O reiki pode ajudar uma pessoa a apresentar menos sintomas relacionados ao estresse, à ansiedade e à depressão. Além disso, pode ajudá-la a dormir melhor e a sentir menos dores crônicas.

No entanto, os benefícios não param aí. Tudo indica que é possível solucionar problemas mais sérios com o reiki também. Para mostrar como isso é possível, apresentaremos a descoberta de um estudo a respeito da eficácia do uso do reiki no tratamento do câncer.

Pesquisa relacionada ao reiki

Uma pesquisa da UNIFESP, realizada pelo psicobiólogo Ricardo Monezi, se propôs a verificar a possibilidade de usar o reiki no tratamento do câncer. Para isso, foi necessário fazer testes com 60 camundongos com tumores.

Separaram esse animas em três grupos:

  • um de controle;
  • um de controle-luva;
  • e um de impostação.

O primeiro não recebeu tratamento algum. Já o segundo, recebeu imposição de luvas que estavam presas em cabos de madeira. O terceiro grupo, por sua vez, recebeu o tratamento do reiki (sempre realizado pelo mesmo pesquisador).

O resultado do estudo revelou que esse último grupo teve a sua capacidade de reconhecer e destruir células cancerígenas dobrada. Os outros grupos, por sua vez, não sofreram mudanças significativas. Agora o mesmo pesquisador está fazendo a mesma pesquisa com seres humanos e até agora já tem percebido a eficácia do uso do reiki.

Efeitos da acupuntura e pesquisa sobre o assunto

A acupuntura, por sua vez, também serve para trazer o bem-estar para as pessoas e o seu benefício já possui embasamento científico. Há provas de que o uso de agulhas causa um efeito no sistema nervoso central das pessoas (constituído pela espinha dorsal e pelo cérebro).

Durante a terapia, as células cerebrais do paciente que liberam endorfina ficam ativas. Por isso, vale lembrar que esse hormônio faz com que os seres humanos sintam bem-estar, felicidade e relaxamento. Ou seja, traz muitos benefícios.

No entanto, esse não é o único efeito da acupuntura. Isso porque, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Rochester, a terapia também pode causar efeitos no sistema nervoso periférico de uma pessoa. Isso acontece quando as agulhas alcançam tecidos mais profundos da pele. Assim, o resultado disso é a liberação do hormônio adenosina, que tem características analgésicas e também anti-inflamatórias. Pode-se ver, portanto, que a terapia é muito benéfica.

Diferenças entre o reiki e a acupuntura

  • São terapias que têm origem diferente

Ainda que já tenhamos falado que o reiki e a acupuntura são provenientes da Ásia, é importante que você saiba de qual local essas terapias vieram. Afinal, muita gente acredita que o reiki tenha origem japonesa, mas isso não é verdade. O primeiro registro sobre a prática foi encontrado no Tibete e data do século VII. Os japoneses difundiram a prática depois.

Já a acupuntura é proveniente da China. Supõe-se que a prática começou a ser utilizada no país há mais de cinco mil anos. Como você pode ver, as duas terapias não são recentes. Muito pelo contrário, elas são milenares e carregam muitos anos de experiência.

  • São terapias com técnicas diferentes

Como já foi mencionado, o reiki canaliza a energia do corpo de uma pessoa por meio da imposição de mãos. Já a acupuntura consiste numa prática em que é necessário aplicar agulhas metálicas muito finas em certos pontos do corpo de uma pessoa.

Considerações finais

Isto posto, nós esperamos que você tenha entendido as principais semelhanças entre reiki e acupuntura. Caso você tenha se interessado pelo reiki e queira conhecer mais sobre essa terapia, nós te convidamos a fazer o nosso curso completo de Formação em Reiki totalmente online.

Como a gente já falou, ele é 100% online e te informará sobre tudo o que você precisa saber sobre essa prática. Comente o que você achou sobre esse texto a respeito de reiki e acupuntura. Além disso, continue acompanhando o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *