Como esvaziar a mente em 10 passos

Nós recebemos muitas informações ao longo do dia e nem sempre são ideias úteis para nós. E se não soubermos como limpar as nossas mentes nós podemos sufocar com tantos pensamentos e ideias. Pensando nisso, a nossa equipe reuniu 10 passos sobre como esvaziar a mente de forma eficaz.

Passo 1: Durma bem

A princípio, uma pessoa consegue esvaziar a mente se ela tem um sono de qualidade. Nós temos um sono de qualidade quando dormimos bem e nos sentimos recarregados quando acordamos. Além do sono regular a nossa saúde, ele também nos ajuda a limpar as nossas ideias que atrapalham o raciocínio.

Outros benefícios de dormir bem são:

  • Melhora do foco,
  • Melhora da saúde mental,
  • Diminuição do estresse,
  • Aumento do poder da memória.

Passo 2: Crie um ambiente silencioso

Há muito tempo as pessoas perceberam como o silêncio ensina como esvaziar a mente. Por meio do silêncio, as pessoas podem se concentrar com mais facilidade. Assim, se você consegue criar um espaço silencioso em casa as chances de esvaziar os seus pensamentos são muito maiores.

Passo 3: Meditação

Com a ajuda da meditação para esvaziar a mente você logo esvaziará os seus pensamentos. Segundo pesquisadores, a meditação faz maravilhas para a saúde humana e o simples hábito de respirar fundo faz muita diferença.

Você consegue meditar se concentrando na sua respiração enquanto sente o seu corpo se movimentando. Foque no ar entrando e saindo dos seus pulmões e imagine as suas inquietudes desaparecendo. À medida que a sua concentração aumenta, você somente pensará na sua respiração.

Se você for estudar experimente meditar antes para abandonar os pensamentos que não serão mais úteis. Assim, você foca no assunto a ser estudado e no seu aprendizado sem distrações internas.

Passo 4: Melhore a sua respiração

Às vezes, alguns incômodos que nós sentimos são causados porque respiramos de forma inadequada. Nós precisamos ter um padrão respiratório eficaz que nos beneficie sempre. Quando uma pessoa respira de forma profunda ela toma consciência de si mesma e reduz o estresse.

Além disso, se você respira com profundidade tem mais chances de diminuir os sinais da ansiedade. Portanto, pessoas com inspiração e expiração mais curtas têm problemas para ficarem mais calmas e esvaziar a mente.

Passo 5: Melhore o seu conforto

Nós conseguimos esvaziar a mente se o nosso corpo está confortável em um ambiente. Por exemplo, se você se senta e sente dores nas costas, não conseguirá limpar a mente por causa da preocupação com a dor. Dessa forma, é muito importante que você garanta o seu bem-estar físico para ter conforto mental.

Para melhorar o seu conforto você pode:

  • Manter o local de descanso arejado e iluminado,
  • Colocar uma música suave para tocar,
  • Controlar a temperatura ambiente, se possível,
  • Evitar ruídos ou distrações externas,
  • Usar roupas mais confortáveis.

Passo 6: Foque no presente

As pessoas devem entender a meditação como uma âncora para se conectarem a elas e ao presente. Segundo estudiosos, nós temos um circuito neural que, na prática, nos mantêm pensando a todo o momento.

Algumas pessoas cometem um equívoco comum de tentar associar ideias e entender o que acontece durante a meditação. Entretanto, a meditação serve para que nós concentremos em nossa própria existência. Mesmo que não seja fácil de início, nós precisamos evitar que a nossa atenção se disperse pensando em muitas coisas.

Leia também:  Taroterapia: o que é, quais princípios, qual curso fazer

Assim, durante a meditação, é importante que nós foquemos no presente e no que acontece com o nosso corpo. Focar no presente é uma das melhores técnicas para esvaziar a mente.

Passo 7: Desligue aparelhos eletrônicos

A não ser que você desligue os seus aparelhos eletrônicos, será difícil esvaziar a mente com eles funcionando. Tudo porque nós perdemos a nossa atenção em nós mesmos enquanto usamos aparelhos eletrônicos. Além disso, as pessoas que usam muito o celular, além da dependência, têm dificuldades para dormir e relaxar.

Portanto, se possível, você deve regular o uso dos dispositivos eletrônicos, decidindo quando usar e por quanto tempo usar. Você pode configurar alguns aplicativos e definir um tempo máximo de uso deles durante o dia. É, sem dúvida, uma opção saudável para você limpar os seus pensamentos sem influência das redes sociais.

Passo 8: Escute música

Como você deve imaginar, a música tem um poder de relaxamento muito grande. Além de ser capaz de influenciar em nosso humor, se escolhermos o ritmo certo, podemos esvaziar a mente. Para tanto é necessário que você escolha uma música mais suave onde possa se concentrar em si mesmo.

Passo 9: Organize o seu espaço pessoal

As pessoas que organizam o seu espaço pessoal conseguem esvaziar a mente com mais facilidade. Tudo porque elas eliminam as distrações e otimizam o uso desse espaço. Além disso, a organização pode ajudar você a relaxar e diminuir o seu estresse.

Por exemplo, deixe sobre a mesa somente os materiais que você precisará naquele momento, como livros ou notebook. Com o espaço otimizado e confortável você foca mais em si mesmo e no que faz, esvaziando a mente quando necessário. Essa dica também serve para quem costuma deixar roupas sobre os móveis.

Passo 10: Use a sua intenção meditativa

Por fim, que tal você usar a intenção meditativa para tornar atividades repetitivas mais prazerosas? Você pode repetir ações satisfatórias que te influenciam a se concentrar em si mesmo, como caminhar, fazer crochê ou nadar.

Ao passo que a humanidade evolui novos métodos para acalmar e transformar a mente são descobertos. Muitas pessoas percebem que fazer ações repetitivas pode aumentar a sensação de bem-estar. Elas não só fazem atividades de forma automática, como crochê, mas também limpam os pensamentos, ficando mais concentradas nelas mesmas.

As pessoas devem entender que a intenção meditativa, enquanto fazem alguma atividade, serve para diminuir preocupações. Logo, a concentração ajuda as pessoas a ficarem concentradas em um único objetivo e evitar distrações. Elas não só conseguem relaxar, mas também aprendem a prevenir ruídos externos que atrapalham a atividade.

Considerações finais sobre esvaziar a mente

Saber como esvaziar a mente pode te trazer mais benefícios do que você imagina. Nós somos expostos a tantos estímulos que deixamos de lado o desenvolvimento de uma conexão com nós mesmos. Além disso, nós somos ensinados a pensar de uma maneira muito tóxica que nos impede de encontrar o nosso centro.

Com as dicas acima você, com certeza, aprenderá a limpar os seus pensamentos e a maneira como pensa. É muito importante que nós saibamos como filtrar as nossas mentes para ter uma percepção aprimorada. Não só aprenderemos a pensar melhor, mas também aprender a como pensar e no que pensar.

Para você aprender de vez a esvaziar a mente, que tal se inscrever em nosso curso online de Reiki? O nosso curso de Reiki é uma excelente ferramenta para você desenvolver autoconhecimento e o seu potencial interior. Garantindo a sua vaga em nosso curso você tem a oportunidade de transformar a sua mente e o mundo ao seu redor.

Leia também:  Mantra da Gratidão: o que é, aprenda a usar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *